A Importância Do Batismo Com O Espírito Santo


3 min de leitura

ATOS 1:8           


Olhando para a Europa e a situação das igrejas “protestantes” por lá, a maioria morrendo, templos fechados, sendo vendidos e transformados em bares, boates, centros comerciais, livrarias etc. Nos Estados Unidos, de igual forma, igrejas tradicionais morrendo e seus templos sendo vendidos e transformados em cervejaria, vinícula etc. Sabemos que o Espírito Santo é quem vivifica a igreja de Jesus e se as igrejas estão morrendo, é porque não estão mais buscando o batismo de poder que só o Espírito Santo concede.   


I – CONFIRMA A DOUTRINA PENTECOSTAL DA EXISTÊNCIA DE DOIS BATISMOS DISTINTOS – BATISMO NAS ÁGUAS E BATISMO NO ESPÍRITO         

Mateus 3:11 “Eu vos batizo com água... Ele vos batizará com o Espírito Santo...”; Marcos 1:8 “Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”; Lucas 3:16 “disse João a todos: Eu, na verdade vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo...”;  (Ver também Mateus 3:11; Marcos 1:8; João 1:32-34). Atos 1:5 “Porque João na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo...”. Na experiência de Cornélio e sua casa, eles ouviram a Palavra e foram cheios do Espírito. Eles primeiro tiveram a sua primeira experiência com o Espírito e em seguida foram batizados nas águas (Conversão, Batismo no Espírito e Batismo nas Águas: Atos 10:44-48). Já os 12 cristãos em Éfeso foram batizados nas águas e depois batizados com o Espírito Santo (Atos 19:1-7).     

Você já tomou a sua decisão de se converter a Jesus? Já foi batizado nas águas? Você já ouviu falar sobre o Batismo com o Espírito Santo? 


II – O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NOS ENCHE DE CORAGEM PARA ENFRENTAR TODA E QUALQUER PERSEGUIÇÃO CONTRA O EVANGELHO       

Vemos a experiência dos 12 de Jesus que logo após a crucificação, eles se esconderam, trancados numa casa em Jerusalém, todos com medo dos judeus. Jesus veio, atravessou a porta, os cumprimentou com a paz e em seguida soprou sobre eles o Espírito Santo (JOÃO 20:19-22). Em Atos 2:1-4 esses mesmos discípulos recebem o cumprimento da promessa da descida do Espírito Santo (Lucas 24:49). Agora, vamos encontrá-los, não mais com medo, mas cheios de coragem e ousadia, enfrentando os mesmos judeus que antes eles temiam (ATOS 4:8 e 13; 18-20). Vemos que há uma grande diferença entre aqueles que foram batizados com o Espírito Santo e aqueles discípulos de Jesus que ainda não passaram por essa experiência tremenda e sobrenatural do batismo com o Espírito Santo!        

Sabe por que muitos cristãos não tem coragem de evangelizar, de testemunhar de Jesus para os seus colegas de trabalho, na sua escola, no seu ciclo de amigos?  Porque ainda não experimentaram esse Batismo de Poder (Atos 1:8)! Quem já experimentou esse Batismo com o Espírito Santo não teme falar do amor de Jesus a quem quer que seja! Vemos que as perseguições aos cristãos tem aumentado no mundo inteiro e só os que estiverem cheios do Espírito conseguirão resistir e sustentar o seu testemunho como discípulos de Jesus! 


III – O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ PODER PARA RESISTIR AOS DESEJOS DA CARNE         

Andai no Espírito e jamais satisfareis os desejos da CARNE (Gálatas 5:16-17)! Quem tem o Espírito Santo produzirá os frutos do Espírito Santo, mas aqueles que estão sob o domínio da carne, produzirão as obras da carne. Se você quiser saber se está vivendo guiado pelo Espírito ou pela Carne, basta verificar o que você tem produzido: Obras da carne ou frutos do Espírito? (Gálatas 5:19-24). Aquele que tem o Espírito Santo habitando nele, é dirigido por Ele e não pelos prazeres da carne!        

Muitos cristãos caem em tentação, em pecado, vivem aprisionados e não conseguem se libertar dos seus vícios porque se deixaram esvaziar do Espírito Santo e cederam às tentações. Isso é um processo, não acontece da noite para o dia. O crente vai se afastando de Deus, não lê a Bíblia, não ora, não se santifica, não participa com regularidade dos cultos na sua igreja, não frequentam uma célula, vai “entristecendo o Espírito Santo” e aí vem a queda (Efésios 4:30 e 5:18)! Precisamos constantemente nos encher com o Espírito Santo. 

CONCLUSÃO: O Batismo com o Espírito Santo é uma experiência única que nos é concedida por Deus. Já o enchimento com o Espírito é um trabalho diário e constante que cada cristão deve desenvolver através de uma vida de santidade! Você deseja ser batizado com o Espírito Santo? Então peça a Jesus e Ele te concederá (Lucas 11:13)! 


Lição de Célula N° 1037 - De 18 a 24/10/2021 – MIBA – Aps. Wagner e Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.