2 min de leitura
A Parábola Das Portas

Mateus 7:13-14


Na Parábola das Portas, Jesus nos fala de uma porta estreita com um caminho apertado e de uma porta larga com um caminho espaçoso. Ele nos manda escolher a porta estreita e o caminho apertado. Como entendermos isso?


I – A PORTA ESTREITA EXIGE ESFORÇO – Lucas 13:24     

No Evangelho de Lucas, encontramos o relato em que Jesus responde à pergunta: “São poucos os que são salvos?”, usando a Parábola das Portas. Logo, entendemos que a questão em jogo é a salvação, a vida eterna, a vida após essa vida. Isso nos ensina que o Reino de Deus é tomado por esforço (Mateus 11:12) e nunca na moleza, na acomodação, sem sacrifício. A salvação é de graça, pois Jesus já pagou o preço, mas para recebê-la, precisamos nos esforçar, precisamos “entrar pela porta estreita e pelo caminho apertado”. Se as nossas decisões, o nosso estilo de vida e a nossa ética têm sido a mais fácil e sem sacrifício, a da maioria, então ela não é a do Reino de Deus e precisamos mudar!     

Ser cristão de verdade exige esforço, sacrifício, e tem um preço a ser pago, mas sabemos que vale a pena. Você tem coragem para seguir a Jesus? 


II – A PORTA ESTREITA É A MENOS ESCOLHIDA – Mateus 7:14      

Cuidado com o “efeito manada”, comportamento humano observado na tomada de decisão, quando segue-se a maioria. Cuidado com as decisões que são tomadas para fugir da dor, do sofrimento, do caminho mais difícil. Cuidado com as decisões que são atalhos para se alcançar sonhos ou desejos. É isso que Jesus está, nesse texto, nos advertindo. Cuidado com o caminho mais largo, mais fácil, onde está a maioria, cuidado com a porta larga e espaçosa, pois o fim dela é a morte! Portanto, na sua vida, escolha o caminho da justiça e do que é honesto. E em decisões sobre sua fé, escolha a Bíblia, os seus princípios e ensinamentos!     

A decisão para tornar-se discípulo de Jesus será sempre pessoal, individual, particular, e não familiar ou em grupo. É você e Deus! Qual será a sua decisão? 


III – A PORTA ESTREITA É A ÚNICA QUE CONDUZ À VIDA – Mateus 7:14      

Tem um ditado popular que diz: todos os caminhos levam à Roma. Isso porque no 1º Século, Roma já havia construído 80 mil Km de estrada e assim todas levavam até ela. Hoje, as pessoas usam isso para falar de Deus, de questões religiosas. Mas é bom que se diga que o Cristianismo nasceu em Jerusalém e não em Roma e que só existe um único caminho, uma única porta que nos leva até Deus: é Jesus (João 14:6). Jesus é esse caminho apertado e essa porta estreita (João 10:32). Muitos falam de um Cristianismo fácil, sem exigências éticas, morais e espirituais, mas esse é um Cristianismo fake, cuidado.    

Convidamos você a vir para Jesus, entrando pela porta certa e o caminho correto. 


CONCLUSÃO: A sua escolha, a sua decisão de hoje, definirá o seu futuro, inclusive a sua vida depois dessa vida. Venha para Jesus! 


Lição de Célula Nº 1088 – De 10 a 16-10-22 – Aps. Wagner e Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.