2 min de leitura

Romanos 1:16-17          

Quando o monge católico Martinho Lutero se deparou com a Escritura Sagrada, em Romanos 1:16-17, que diz: “O justo viverá pela fé”, Lutero foi impactado por essa Palavra e a sua vida foi transformada. A partir desse texto, Lutero passou a examinar a Bíblia e levantou as suas “95 Teses” que denunciavam erros da doutrina católica e as pregou na porta da igreja de Wittenberg na Alemanha, no dia 31 de Outubro de 1517. Ali teve início a chamada “Reforma Protestante”! 


I – A REFORMA PROTESTANTE REFORMOU A CULTURA DA ÉPOCA      

Ao denunciar erros da doutrina católica, Lutero abalou o poderio e domínio político, econômico, social, cultural e espiritual da igreja católica. Os reis viram na Reforma uma oportunidade de limitar a força política do catolicismo. A burguesia viu na reforma uma oportunidade de reduzir a pesada carga tributária que era imposta pelo catolicismo. Os camponeses, explorados pela igreja católica que era possuidora da maior parte das terras, se revoltaram e passaram a invadir propriedades da igreja. O império católico entrou em descrédito, ruína e decadência.     

O conhecimento da Bíblia tira a venda dos olhos, levando o homem à libertação (João 8:32) e a salvação (Efésios 2:8-9).     


II- A REFORMA PROTESTANTE TIROU MILHARES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL      

A igreja católica reagiu fortemente contra a reforma protestante, excomungando o monge Martinho Lutero. Depois, convocou o Concílio de Trento (1546 a 1563), visando enfrentar o avanço das ideias e doutrinas protestantes. Mas a pior e mais cruel reação católica foi a retomada da famigerada “Inquisição” que autorizava os chamados inquisidores a queimar vivos nas fogueiras os “hereges”, seguidores de outras religiões, judeus e os protestantes. Milhares de inocentes foram assassinados ao longo dos 300 anos em que durou a Inquisição Católica (31/03/1821).    

Libertar-se da cegueira espiritual exige um alto preço, esforço pessoal e sacrifício. Convidamos você a tomar uma decisão de se converter a Jesus!       


III- A REFORMA PROTESTANTE LEVOU MILHARES À SALVAÇÃO       

Enquanto Martinho Lutero divulgava a doutrina bíblica de que a salvação é única e exclusivamente pela fé em Jesus, o catolicismo reafirmava: Só a fé não é suficiente para a salvação, mas é necessário também a prática das boas obras, devemos prestar culto aos santos, à virgem Maria, devemos crer na Tradição Católica acima da Bíblia etc” (Concílio de Trento). Lutero também questionou a venda das “indulgências” para o perdão de pecados e a salvação. Vieram os chamados “Pilares da Reforma”, os 5 Solos (somente): Somente a Fé, Somente a Escritura/Bíblia, Somente Cristo, Somente a Graça e Soli Deo Glória(Glória somente a Deus)!      

Sendo a salvação de graça e pela fé em Jesus, milhares camponeses pobres, burgueses, religiosos e nobres receberam a Jesus como Salvador! 


CONCLUSÃO: Você está disposto a crer em Jesus como seu Senhor e Salvador? Então vamos orar entregando a sua vida a Jesus! 

Lição de Célula N° 1038 - De 25 a 31/10/21- Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.