2 min de leitura
A Tentação Nossa De Cada Dia

Lucas 4:1-13


Esse tem sido um dos textos mais estudados pela teologia ao longo da história. Na tentação, são apresentados os seguintes personagens: Jesus, como homem, o Diabo como tentador, os Anjos como auxiliadores e a Palavra de Deus, como base de defesa e de ataque. Assim como no texto, nós também somos tentados diariamente e precisamos conhecer a Palavra para vencermos!


I – SOMOS TENTADOS EM NOSSA IDENTIDADE

Satanás, o tentador, por duas vezes no processo de tentação, tentou confundir a Jesus acerca da sua identidade: “...Se és o filho de Deus...; (V.3 e 9). Porém Jesus não lhe deu resposta, não entrou em discussão sobre a sua identidade. Quem conhece a si mesmo e a sua identidade, não precisa ficar gastando tempo para se explicar, pois ele mesmo sabe e se conhece. E não vai ser com explicações e argumentações que conseguiremos provar a nossa identidade, mas com o nosso testemunho e exemplo de vida. Nós precisamos saber quem somos para não sermos confundidos pelo tentador. E nós somos aquilo que Deus, nosso Criador, nos diz que somos:Salmo 8! Deus nos criou com uma identidade distinta em meio a 8 bilhões de pessoas. E por nos amar, Ele quer nos fazer Seus filhos (João 1:10-12), basta que tomemos a decisão de crer em Jesus!


II- SOMOS TENTADOS EM NOSSA AUTORIDADE

Quando Deus criou o homem, deu ordens para que ele exercesse a sua autoridade e dominasse sobre toda a obra da Sua criação (Gênesis 1:28). Aí veio Satanás, o Tentador, dizendo a Jesus: “... manda...” (V.3); “Dar-te-ei toda esta autoridade...” (V.6). Mas Jesus, conhecendo a Palavra de Deus, sabia como usar a sua autoridade. Há uma sutil diferença entre autoridade e autoritarismo, porém muitos a desconhecem, acabam caindo nessa tentação e assim, se exaltam e humilham, oprimem e exploram aqueles que lhe são “sub-missos”, aqueles que estão sob a sua autoridade e liderança. Esquecem ou não sabem que Deus não autoriza e nunca ordenou isso! Toda autoridade foi constituída por Deus e deve ser exercida como modelo e nunca por dominação, exploração ou ganância (I Pedro 5:2-3). E assim, como servos, convidamos você a entrar para o Rebanho de Cristo!


III- SOMOS TENTADOS EM NOSSO ORGULHO

Vi uma frase que dizia: “Todos nós somos orgulhos, mas nunca vamos admitir isso”! O que você acha? Você é orgulhoso? O orgulhoso tem dificuldade em reconhecer seus erros, em pedir perdão, em se arrepender e mudar, sente a necessidade de se mostrar superior aos demais e sempre guarda rancor em seu coração. Cuidado com essa tentação! Foi o orgulho que derrubou o Querubim da Guarda, Satanás, por não saber lidar com a autoridade, sabedoria e riqueza concedidas a ele por Deus (Ezequiel 28:4-5). Todo orgulhoso vai cair, mais cedo ou mais tarde (Provérbios 16:18). Convidamos você a, humildemente, reconhecer os seus pecados, confessá-los a Jesus e receber o seu perdão, tornando-se discípulo dEle!


CONCLUSÃO: Jesus venceu o Tentador, estando cheio do Espírito Santo e conhecendo a Palavra de Deus! Esse é o segredo para vencermos o Tentador. Vença você também, abra o seu coração e venha para Jesus!


Lição de Célula Nº 1078 - De 01/08 a 07/08/22 - Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.