Analisando O Salmo 91


2 min de leitura

Salmo 91

Nesse tempo de pandemia, provavelmente o Salmo 91 tem sido o mais lido, orado e recitado de toda a Bíblia. Ele já ocupa um lugar muito especial na vida das pessoas em geral, mesmo daquelas que não são religiosas, evangélicas. Em muitas casas, o Salmo 91 já fica aberto em cima de algum móvel adornando a casa. Mas o Salmo 91 é muito mais do que um ornamento. Vamos analisar mais detidamente este Salmo. 


I – PARA QUEM SÃO AS PROMESSAS DO SALMO 91?        O Salmo 91, assim como toda a Palavra de Deus, ela não é dirigida para qualquer pessoa. Ela é um presente de Deus para aquele que crê, para aquele que está aberto ao sobrenatural, para aquele que tem um coração voltado para Deus, para aquele que deseja com sinceridade conhecer mais a Deus. As promessas do Salmo 91 são para aqueles que decidiram “habitar no esconderijo do Altíssimo”, “descansar à sombra do Onipotente”, para os que “fizeram do Senhor o seu refúgio, fortaleza e o seu Deus”, “se apegaram a Deus com amor” e buscaram conhecer a Deus! São exclusivamente para esses que Deus tem Suas promessas e tem aliança!      

Hoje, Deus te pergunta se você deseja “se apegar a Ele com amor”, se você deseja fazer de Deus a sua morada e firmar uma aliança com Ele? 


II- QUAIS SÃO AS PROMESSAS DO SALMO 91?      

Deus promete livrar dos “laços e ciladas do maligno”, nos cobrir e proteger das pestes e pragas que se propagam sobre a terra, promete não nos deixar apavorados e amedrontados nessa pandemia e que não seremos atingidos (Salmo 91:5-7). Essa praga não entrará em nossa casa (Salmo 91:10), pois Ele designará um exército de Anjos para nos guardar. E quando a gente clamar em meio às nossas angústias e aflições da vida, Deus promete nos ouvir, nos socorrer e estar conosco (Salmo 91:15). Ao longo da nossa vida, Ele promete longevidade, fartura de dias e ao final de tudo, Ele nos dará a vida eterna (Salmo 91:15-16).     

Você acha que Deus cumpre mesmo as Suas promessas? Quando olhamos para Jesus, temos a nossa fé consumada, pois nEle Deus cumpriu todas as Suas promessas! Cabe a nós crermos e recebermos essas bênçãos!     


III- QUANDO SE CUMPRIRÃO AS PROMESSAS DO SALMO 91?

Toda promessa de Deus tem um tempo certo para se cumprir e condições já estabelecidas por Ele. Essas promessas do Salmo 91 não são para nos fazer “super-heróis”, nem para nos fazer relaxar nos cuidados que temos que tomar, nos guardando e nos prevenindo de todo o mal. Foi assim com Jesus quando satanás o tentou e usou o salmo 91 como argumentação para derrubar a Jesus (Lucas 4:9-12). Especificamente neste Salmo 91, além de cumprirmos as condições dessas promessas (habitar em Deus, descansar nEle, confiar, buscar conhecê-Lo, se apegar a Ele com amor), devemos nos submeter aos Seus Planos, pois Ele tem o melhor para nós (Rom 8:28)!    

Deus pode nos livrar, pode enviar Seus Anjos para nos proteger, mas também pode permitir que enfrentemos as “angústias da vida”. Mas Ele nunca nos deixará sozinhos! Portanto, decida agora caminhar com Jesus! 


CONCLUSÃO: Confesse a Jesus como o seu Senhor, Salvador e Protetor! Creia na Sua Palavra e promessas! E assim, “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda”! Deus nos guarde nessa pandemia! 

Lição de Célula Nº 1006 De 15 a 21/03/2021 - Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.