2 min de leitura
Aquietai-vos!

Salmo 46          


Quem realmente escreveu este Salmo 46? Foram os “filhos de Corá” (Números 16, Corá se rebelou contra Moisés e foi engolido vivo pela terra que se abriu)? Qual o contexto de que fala o Salmo 46? Quando temos essas respostas, ampliamos o nosso conhecimento acerca do Salmo, pois sabemos que os autores dos Salmos os escreveram sempre baseados e inspirados em suas próprias experiências de vida com Deus. Se este Salmo 46 foi mesmo escrito pelo rei Ezequias, aí faz todo o sentido a ordem “aquietai-vos” (Isaías 37:33-38), pois Deus agiu e eliminou o exército inimigo sem que o rei Ezequias precisasse lutar.


I – RELAXE E CONFIE EM DEUS – Salmo 46:1-5      

A palavra no hebraico que as nossas bíblias traduzem por “aquietai-vos” significa: relaxar, abster, deixar, abandonar, permanecer em silêncio, ou seja, não fazer nada. O comando para que nos aquietemos quando estamos vivendo uma guerra, sob ataque dos inimigos ou sobre alguma ameaça contra a nossa vida, só conseguiremos obedecer a esse comando se conhecermos quem é Deus em nossas vidas. O salmista nos diz: “aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Se você está passando por alguma luta ou dificuldade, ore e entregue a Deus o seu problema, mas entregue de verdade, com fé e Ele vai agir em seu favor!     

Conhecemos Deus andando com Ele, tendo experiências de vida com Ele. Entregue-se a Jesus, o Emanuel, o Deus conosco, relaxe, confie e creia!


II – PERMANEÇA EM SILÊNCIO, FALANDO SÓ COM DEUS – Salmo 46:6-7       

Murmurar, reclamar da sorte, se lastimar diante dos problemas da vida, isso são atitudes de perdedores. Isso não resolve os nossos problemas, não nos ajuda em absolutamente nada e ainda vai piorar a situação. Deus não age em meio a murmurações e reclamações. Deus age atendendo a um clamor sincero de confiança nEle. Deus socorre aqueles que nEle se refugiam e que em silêncio aguardam confiantemente no Senhor! Não perca tempo murmurando, melhor é ficar em silêncio e falar com Deus em oração!     

Você sabia que Deus é capaz de ouvir o sussurro da nossa alma? Ele nos ouve até quando não há nenhuma palavra em nossa boca (Salmo 139:4). Fale com Ele agora, abra o seu coração e declare a sua fé em Jesus! 


III – DEIXE DEUS AGIR – Salmo 46:8-9        

Quando Deus agiu em favor do rei Ezequias, foi exatamente como o salmista narrou aqui neste salmo: Deus pôs fim à guerra, quebrou o arco e despedaçou as lanças dos inimigos, destruiu os seus carros de guerra, entrou no acampamento dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil soldados, destruindo o exército inimigo. Ezequias não precisou lutar, o exército de Israel não entrou em conflito, não atirou uma flecha sequer, pois Deus agiu em seu favor! O rei Ezequias apenas deixou Deus agir! Portanto, nessa sua guerra, entregue a Deus e deixe Ele agir.      

Em nossa fragilidade humana, a gente tem dificuldade de entregar o problema, confiar e apenas esperar Deus agir. Mas esse é o correto a ser feito! O convite de Jesus é: “Vinde a mim... e Eu vos aliviarei”!


CONCLUSÃO: Nessa pandemia, aquiete o seu coração e confie em Deus! Entregue a sua vida a Jesus e deixe Ele cuidar de você!

Lição de Célula N° 1021 - De 28/06 a 04/07/21 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.