2 min de leitura
Como Está O Seu Coração?

Mateus 13:13-23


O coração tem sido a principal causa de mortes em nossos dias. As doenças cardíacas atingem também os jovens. Você já fez algum exame para saber como está o seu coração? O texto bíblico que passamos a analisar, a Parábola do Semeador, Jesus compara os diferentes tipos de solos com o coração. Ele se refere a uma profecia de Isaías que diz “o coração do povo está endurecido, por isso não se converte e não entende com o coração…” (Mateus 13:14-15). Daí a nossa pergunta: Como está o seu coração? 


I- O SEU CORAÇÃO ESTÁ INDECISO? (v. 19) – Jesus disse que haveria pessoas com corações indecisos onde a Palavra seria semeada e pela demora em recebê-la, satanás chegaria primeiro e roubaria essa semente antes que a pessoa se convertesse e fosse salva do inferno. Você conhece alguém assim indeciso para aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador? Tem muita gente indecisa que visita a nossa Igreja, as nossas Células, até gostam e sabem que precisam tomar uma decisão de mudança de vida, mas ficam só pensando, protelando, deixando para um outro dia. A Bíblia nos diz que “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Heb 3:7-8). Abra o seu coração para Jesus entrar agora mesmo, antes que venha satanás e lhe roube essa oportunidade de salvação! 


II – O SEU CORAÇÃO ESTÁ ENDURECIDO? – (vs. 15, 20 e 21) – O profeta Isaías profetizou que chegaria um tempo em que as pessoas estariam com os corações endurecidos e isso dificultaria a sua conversão e entendimento das revelações divinas. Esse tempo chegou! Jesus nos fala de um coração endurecido, semelhante a uma rocha, onde a Palavra seria semeada e até recebida, mas não permaneceria, sendo de pouca duração. E vindo as críticas e perseguições naturais a qualquer cristão que deseja levar Jesus a sério, essas pessoas desistiriam com facilidade. Esses são os de coração endurecido onde a Palavra não penetrou com profundidade, não criou raiz, não foi consolidada a decisão. Jesus prometeu que “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mat 10:22). Se você algum dia tomou essa decisão, mas não perseverou, convido-o a voltar. E se você ainda não tomou essa decisão por Jesus, faça isso agora! 


III- O SEU CORAÇÃO ESTÁ CONTAMINADO? – (v. 22) – Existe também aquele coração que está tão envolvido com as coisas do mundo, com seus projetos particulares, com seus compromissos sociais, desesperados e ansiosos por conquistar riquezas, presos aos prazeres carnais que não conseguem nem parar para ouvir a mensagem do Evangelho. Esse estado do coração Jesus denominou de “cheios de espinhos” que só vai trazer problemas, sofrimentos, decepções e por fim a morte eterna. O que o impede de abrir o seu coração para Jesus? Quais são os “espinhos” que estão sufocando o seu coração? Peça a Jesus para arrancá-los e libertá-lo de tudo o que o impede de segui-Lo. Entregue o seu coração a Jesus! 


CONCLUSÃO: Depois de tudo o que você acabou de ouvir, como está o seu coração? O seu coração está aberto à Palavra de Deus e ao convite de Jesus? O seu coração está pronto para frutificar como “uma boa terra”? Diga agora para Jesus que o seu coração está preparado e aberto para recebê-Lo como seu Senhor e Salvador. Convide Jesus para entrar em seu coração, em sua vida! 


Lição de Célula Nº 1.116 – 01 a 07/05/2023 – Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.