2 min de leitura

Provérbios 16:18-19         


Vamos refletir sobre esse tema ético do orgulho, visto tratar-se de um comportamento que tem se tornado muito comum em nossos dias, talvez estimulado pelas redes sociais que criam uma cultura do orgulho e da soberba, ao promover uma aparente disputa para ver “quem é mais feliz, quem mostra uma vida melhor, quem aparenta ter mais bens e riquezas”. A cultura do orgulho é diametralmente oposta ao Reino de Deus, ao Cristianismo que nos ensina sobre a humildade que precede a honra (Provérbios 15:33). Deus detesta, resiste aos soberbos e orgulhosos, como se resiste a um inimigo (Tiago 4:6 e I Pedro 5:5)! 


I – O ORGULHO NOS TORNA INIMIGOS DE DEUS      

Nos textos de Tiago 4:6 e de I Pedro 5:5, aprendemos que Deus “resiste aos soberbos” (original grego, a palavra é ANTITASSOMAI, traduzida aqui como “resistir”, era utilizada para falar de um exército que se organizava para uma batalha contra o seu inimigo). Tomemos consciência que Deus está nos dizendo que Ele se prepara para derrotar todos aqueles que agem de forma orgulhosa, soberba e arrogante nos seus relacionamentos pessoais, ou seja, “no trato de uns com os outros”.     

Graças a Deus que Ele nos providenciou por meio de Jesus a nossa reconciliação. Portanto, receber a Jesus é fazer as pazes com Deus. 


II- O ORGULHO PROVOCA A NOSSA QUEDA     

Em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá”. E em Provérbios 16:18 “A soberba precede a ruína e a altivez do espírito, a queda”. Como consequência do orgulho temos o abate, a ruína e a queda. Mas ninguém que age com orgulho e soberba reconhece esse seu mau comportamento com facilidade e ainda que caia, ele sempre colocará a culpa nos outros, em alguém, mas nunca nele mesmo. Esse é o orgulhoso inveterado que só mesmo um milagre para fazê-lo mudar e tornar-se humilde. Deus então usa a queda, a ruína para tentar fazê-lo enxergar o seu orgulho e mudar!    

Convido você a humildemente reconhecer os seus pecados e se dobrar a Jesus como seu Senhor e Salvador! 


III- O ORGULHO NOS IMPEDE DE SERMOS DISCÍPULOS DE JESUS  

O discipulado em sua essência é uma atitude, um modo de vida de humildade, onde o discípulo se submete a uma autoridade sobre a sua vida, quer seja no aprendizado secular ou espiritual. Tornar-se discípulo é se humilhar perante aquele que se faz seu discipulador. Não existe discipulado no orgulho, na soberba e altivez de espírito. O discipulado só funciona para aqueles que têm um coração humilde e ao se colocar em humildade, aí vem o galardão, a honra, riqueza e a vida (Provérbios 22:4). Os melhores discípulos são os que agem com humildade perante o seu discipulador!     

Só decide ser discípulo de Jesus quem é humilde de coração, pois eles são ensináveis e são servos. Você está sendo convidado a ser discípulo de Jesus! 


CONCLUSÃO: É melhor agir com humildade do que com soberba. Vamos juntos aprender essa lição. Humildemente, peça a Jesus para entrar em seu coração e se tiver alguma raiz de orgulho, que Ele arranque agora mesmo! 


Lição de Célula N° 1052 - De 31/01 a 06/02/2022  - Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.