2 min de leitura
Sabedoria

Provérbios 3:1-8


O Livro de Provérbios é um livro repleto de sabedoria, conselhos e ensinos para se viver bem em todas as áreas da vida. Ele foi escrito pelo homem mais sábio do mundo, o grande rei Salomão, filho de Davi.          

Você está precisando de sabedoria? Você se considera uma pessoa sábia? Sabedoria e canja de galinha, dizem os mais antigos, não fazem mal a ninguém. 


I – A SABEDORIA NOS DÁ LONGEVIDADE E PAZ        

Tradicionalmente a figura do sábio é aquela imagem de um velhinho de cabelos brancos, barba grande, paciente, calmo e tranquilo, que tem sempre uma resposta para as perguntas que lhe são feitas. Isso aponta para o entendimento de que realmente a sabedoria proporciona essa vida longa e pacífica sobre a terra. A paz, o shalom, proveniente da sabedoria, nos trazem riqueza, prosperidade e vida tranquila. E para isso, precisamos de sabedoria para tomar decisões corretas que promovam a longevidade e a paz que desejamos.      

Essa sabedoria que nos dá longevidade e paz vem de Deus e ela começa com o temor do Senhor (Provérbios 1:7). E temor aqui significa respeito, honra e consideração. E se eu honro, eu creio e se eu creio eu confio. Então, convido-o a confiantemente, entregar a sua vida a Deus e a Seu Filho Jesus! 


II- A SABEDORIA NOS FAZ CAIR NA GRAÇA DE DEUS E DOS HOMENS      

As pessoas sempre se aproximam daquelas que são sábias e se afastam dos tolos. Os sábios são sempre procurados para aconselhar, orientar, dar uma palavra de ânimo e de direção. E assim, naturalmente, eles são honrados, respeitados e admirados pelas pessoas que os procuram. E quando esse sábio guarda em seu coração o temor a Deus, confia em Deus e tem a humildade para reconhecer que a sua sabedoria não vem de si mesmo, mas do Senhor, esse sábio também conquista o coração de Deus e passa a gozar dos Seus favores e da sua graça.     

É a sabedoria que nos faz crer em Deus e em Seu Filho Jesus. É a sabedoria que nos leva a entregar a nossa vida a Jesus e recebê-Lo em nosso coração como nosso Salvador! Você já tomou essa sábia decisão? 


III- A SABEDORIA NOS PROPORCIONA SAÚDE E SALVAÇÃO       

O conselho do sábio Salomão é que nós devemos reconhecer Deus em nosso caminhar, que não queiramos ser sábios aos nossos próprios olhos,  que devemos temer a Deus e sempre nos afastar do mal. Ele ainda nos aconselha a “reconhecer” (Em hebraico, significa também estar familiarizado com, ser conhecido), isto é, conhecer a Deus e ser conhecido dEle. Portanto, se formos sábios o suficiente para agirmos assim, Deus estará conosco e “endireitará os nossos caminhos” (Provérbios 3:6). Você tem alguma coisa na sua vida que precisa ser consertada?     

Saúde, salvação, vida eterna, vida em abundância, são bênçãos de Deus para as nossas vidas e elas vem como resultado de uma sábia decisão: Converter-se a Jesus! Decida agora mesmo pela sua conversão a Cristo! 


CONCLUSÃO: A Sabedoria de Deus nos proporciona inúmeras bênçãos! Só aqui em Provérbios 3:1-8 encontramos a longevidade, paz, prosperidade, benignidade, fidelidade, graça, compreensão, correção, afastar-se do mal, saúde e refrigério. Quais dessas bênçãos você está precisando? Seja sábio, tome uma sábia decisão e converta-se a Jesus e seja salvo! 


Lição de Células No 1067 – 16 a 22/05/2022 Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.