5 min de leitura

Mateus 19:16-24          


Temos o único relato bíblico de uma pessoa que se encontrou com Jesus e saiu pior do que quando chegou, que saiu sem ter a sua vida mudada e mudada para melhor. Trata-se do chamado JOVEM RICO. Esse encontro foi registrado por Marcos 10:17-25, Lucas 18:18-25 e por Mateus 19.          

Foi nessa ocasião desse encontro de Jesus com o Jovem Rico que Jesus proferiu a conhecida frase: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”! Os três evangelhos sinóticos trazem essa frase. Provavelmente, era uma frase já corriqueira entre eles. Mas com o passar do tempo (2 mil anos), hoje temos dificuldade para entendermos o seu real significado. O que seria “passar um Camelo pelo fundo de uma agulha”?        

Temos algumas explicações para essa frase: 

1- No Aramaico, as palavras Camelo e Corda são muito parecidas, apenas uma letra é diferente. Então teria sido um erro de copista ao passar do Aramaico para o Grego; 

2- Seria uma pequena porta, feita na porta principal de entrada na cidade de Jerusalém, para ser usada no Shabat e á noite, uma pequena abertura onde os viajantes teriam que tirar a carga dos camelos, abaixá-los e empurrá-los para poder passar; 

3- Seria uma FRESTA de segurança sobre as muralhas de Jerusalém, chamada AGULHA pela sua semelhança a uma agulha. Essa fresta era utilizada pelos arqueiros para defender a cidade de ataques. Talvez o mais simples seja apenas entender a frase sem complicar nada:um camelo e uma agulha simples! Até porque a questão dessa frase não é o mais importante, ela é apenas uma figura de linguagem (Hipérbole) para ensinar o principal: O HOMEM NÃO CONSEGUE SE SALVAR SOZINHO. SÓ DEUS SALVA!      

Fazendo uma exegese do Texto, vemos que se trata de uma mensagem Evangelística, onde Jesus desafia esse JOVEM RICO a se converter, largando toda a sua confiança nas suas riquezas e passar a confiar em Deus para ser salvo. E essa salvação, que é impossível ao homem, é possível para Deus, isto é, só Deus opera o milagre da salvação!    

A CONVERSAO é uma MUDANÇA RADICAL E TOTAL DE VIDA! Ela envolve o homem integralmente: CORPO, ALMA e ESPÍRITO! Ela é INSTANTÂNEA, mas com efeitos eternos, gerando um PROCESSO DE MUDANÇA DE VIDA, que chamamos de SANTIFICAÇAO!   Aquele JOVEM RICO era Religioso (Judeu praticante), cumpria os Mandamentos, acreditava que assim ESTAVA SALVO e que a sua RIQUEZA era PROVA, ERA UM SINAL DE DEUS EM SEU FAVOR, pois era assim que os JUDEUS pensavam naquela época (pobreza era sinal de condenação divina, castigo, maldição e riqueza era bênção divina). Aí vem Jesus e manda ele abrir mão dessa prova, sinal, e ainda diz que ele não era PERFEITO e que ele precisava DE SALVAÇÃO. Ao final desse diálogo, JESUS ainda diz que ERA IMPOSSIVEL ELE SER SALVO MANTENDO A SUA CONFIANÇA NA RIQUEZA que possuía e que ele precisava CONFIAR EM DEUS para ser salvo (Marcos 10:24 “... quão difícil é para os que confiam nas riquezas, entrar no Reino de Deus”!     

A CONVERSÃO É UM PROCESSO QUE ALCANÇA O ESPÍRITO, A ALMA E O CORPO. Geralmente a ênfase mais tradicional é manter o CONVERTIDO DENTRO DA IGREJA e assim seria a PROVA DA SUA SALVAÇAO. E quanto a sua ALMA, ele não precisa se preocupar pois AUTOMATICAMENTE ele estará perdoado, cancelada as maldições e curado dos seus traumas (Grande engano, por isso vemos tantos crentes sendo destruído por satanás e fazendo barbaridades e loucuras...). E quanto ao CORPO, NADA DE CONQUISTAR RIQUEZAS, pois os RICOS NÃO ENTRARÃO no céu (ERRADO obviamente).     

O chamado de JESUS continua o mesmo em nossos dias. Somos chamados à CONVERSAO, a uma mudança total de vida! Isso é VIVER O EVANGELHO, É MUDAR A CADA DIA... mudando e mudando... (PROV 4:18 “a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando, brilhando até se tornar dia perfeito”!  


I – A NOSSA CONVERSÃO NOS DESAFIA Á MUDANÇA ESPIRITUAL       

Quando nos convertemos, DEUS MUDA O NOSSO ESPÍRITO, nos sela com o Espírito Santo, nos predestina à salvação! Somos, portanto, salvos para sempre! Assim prega a Teologia Tradicional, mas a questão é que “pelas obras os conhecereis/pelos seus frutos os conhecereis... (MAT 7:16-17)”.  Agora, se vamos ser galardoados ou não, aí só as nossas boas obras é que dirão. E não praticamos boas obras para sermos salvos, pois elas não salvam ninguém (Efésios 2:8-10).      

Uma vez SALVO, o nosso espírito é desafiado a buscar as coisas que são do ALTO....      

O nosso espírito passa a ter uma SEDE DE DEUS insaciável.... Eu duvido da conversão de alguém que não sente SEDE DE DEUS... não tem prazer na ORAÇAO, ADORAÇAO, LEITURA DA PALAVRA DE DEUS... Falta aos cultos por qualquer motivo... troca um culto por um futebol...      

IGREJA para quem é salvo, passa a ser sua casa! Ai você não é mais visitantes, mas FILHO NA CASA.... “O filho fica para sempre na casa, já o escravo não” (Joao 8:35)!      

QUEM se converteu de verdade permanece de verdade na Igreja! SALMO 1 nos diz que “os pecadores não permanecerão na congregação dos santos/salvos”!      

IGREJA para quem é salvo passa a SER SUA PRIORIDADE DE VIDA... ISSO PORQUE AGORA VOCÊ É A IGREJA DE JESUS... 


II – A NOSSA CONVERSÃO NOS DESAFIA A MUDANÇA DA ALMA        

Parece que aquele JOVEM RICO queria ser perfeito... “Se queres ser PERFEITO...”. Esquece a perfeição e faz o que é possível de ser feito! Cada um tem as suas limitações e dificuldades. Perfeito só mesmo Deus! Ainda que o nosso Modelo seja PERFEITO, JESUS, nós não somos perfeitos, pois “fomos gerados em pecado” e vamos carregar essas limitações até a morte. Infelizmente, 

VAMOS CONTINUAR PECANDO, MAS NÃO VIVENDO EM PECADO! Viver em pecado é uma coisa, cometer pecados de forma acidental e contra a nossa vontade, é outra coisa bem diferente! É ISSO que I JOAO 3:8-9 “Foi para isso que o Filho se manifestou, para destruir as obras do diabo... e quem é nascido de Deus não vive pecando...”!    

Esse NEGOCIO DE SER PERFEITO é coisa de RELIGIAO... Religiosos que resolvem vestir uma capa de falsidade... como os FARISEUS que por fora eram lindos, mas por dentro... o problema é que JESUS Vê é POR DENTRO, enquanto o homem vê por fora... ISSO gera um problema psicológico que adoece as pessoas... são INCONGRUENTES... DUPLA PERSONALIDADE...!  A nossa ALMA É DESAFIADA Á CURA! E a cura não é automática, mas opcional e processual e não é de graça, exige muito esforço da nossa parte! – PAULO nos diz que o bem que quer fazer, não faz.... mas o mal...  Isso porque a nossa natureza caída estará sempre presente e nos puxando pra baixo.... (Romanos 7:14-15).   A nossa ALMA vai colocar TODO O NOSSO LIXO para fora, tentando nos fazer voltar ao que éramos antes da conversão e vai caber a nós dizermos NÃO E RESISTIRMOS Á TENTAÇAO E VENCER!   

Quem aceita o desafio da conversão, JÁ ENTROU NUM PROCESSO DE CURA DA ALMA... ELE COMEÇA PELO PERDÃO: Ele tanto perdoa, libera perdão como também TOMA POSSE DO SEU PERDÃO... Ele não vive mais como ESCRAVO DAS SUAS MEMÓRIAS QUE LHE CAUSAM SOFRIMENTO... que lhe atormentam!    

Quem se CONVERTEU, ENTROU NA CURA DE DEUS: ISAIAS 53: fomos curados pelas suas pisaduras...!    

CRENTE, não aceite as acusações do diabo, da alma ou de quem quer que seja... VOCE FOI SALVO, LIBERTO, PERDOADO E CURADO, TOME POSSE... 

– Ilust.: Na crucificação, Jesus disse ao pecador arrependido: HOJE estarás COMIGO no paraíso (Lucas 23:43)! 


III- A NOSSA CONVERSÃO NOS DESAFIA A MUDANÇA FÍSICA     

Todo convertido passa por mudança FISICA também! A cara, a fisionomia de uma pessoa convertida muda instantaneamente. A nossa face reflete o nosso coração que se converteu!     

- Ilust.: Uma pessoa rebelde, revoltada, desequilibrada emocionalmente, a gente vê de longe... são tatuagens... são brincos... são roupas estranhas... são gírias... são atitudes violentas, expressando a sua revolta... Ai quando VOLTA DO ENCONTRO... a gente vê a diferença no ROSTO, NO SEMBLANTE...    

- Ilust.: Quando Jesus encontrou o GADARENO ele estava todo arrebentado... revoltado... sem família... sem equilíbrio mental... DEPOIS ele se transforma em outro homem...    

O NOSSO CORPO FALA... A NOSSA VESTIMENTA FALA...   MUDANÇA FÍSICA FALA DE MUDANÇA DA MENTE: Todo convertido tem uma mente nova, a MENTE DE CRISTO! Agora, o mundo passa a ser analisado, visto, percebido, interpretado de maneira bem diferente: ESTAMOS AQUI DE PASSAGEM! SOMOS AGENTES DO REINO DE DEUS E ESTAMOS AQUI PARA IMPLANTARMOS ESSE REINO!   

A nossa MENTE passa a compreender que somos MORDOMOS de tudo aquilo que Deus nos entrega, quer sejam bens e riquezas, quer sejam CARGOS E FUNÇÕES IMPORTANTES NA SOCIEDADE... ! E ASSIM, SOMOS TODOS DIZIMISTAS FIEIS E INVESTIDORES NESSE REINO!   A NOSSA MENTE PASSA A TER A SABEDORIA DO REINO DE DEUS!    

O JOVEM RICO não quis abrir mão de PARTE DA SUA FORTUNA (já que a Lei não permitiria que ele doasse tudo), para receber o maior tesouro que o homem pode ganhar que é a sua salvação. Toda aquela fortuna do JOVEM RICO quando ele morresse, iria ficar e ele acabou trocando uma riqueza limitada e terrena por um TESOURO NO CEU, eterno e infinito! 


CONCLUSAO: A Igreja é uma comunidade terapêutica, além de ser ESTALAGEM para cuidar de feridos... O NOSSO DESAFIO Á MUDANÇA EXIGE ESFORÇO, CORAGEM, SACRIFICIO... ser crente ser discípulo é para corajosos... E NO DISCIPULADO, sempre temos arestas a aparar, mudanças a fazermos, desafios a abraçarmos buscando sermos SEMELHANTE A CRISTO... 

Qual será a sua decisão??? 


03/07/2022 – Ap. Wagner Tenório 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Assistir a Ministração

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.