Aprendendo Com As Tempestades Da Vida


4 min de leitura

Atos 27:7-26           

Nunca, jamais imaginei que viveríamos tempos tão difíceis como esse que estamos enfrentando... Nem em meus piores pesadelos imaginei que passaríamos por uma Pandemia... uma Tempestade que parece não ter fim!           

Nessa Tempestade do Corona, como cristãos, como líderes, como pastores, somos desafiados a mantermos uma postura de Fé, de Coragem, de Confiança em Deus... – Até mesmo os nossos próprios irmãos nos cobram isso, não sabemos com qual intenção... (agora quero ver ele pegar o vírus e ficar morrendo de medo...)!          

É na Tempestade que somos exigidos, testados, experimentados, para ver se realmente cremos e confiamos em Deus...; “Mar calmo não faz bons marinheiros”!        

– FOI ASSIM COM PAULO... O relato desse naufrágio é emocionante... LUCAS registrou com detalhes... MERGULHANDO NO TEXTO, VAMOS ENCONTRAR MUITAS LIÇÕES... PODEMOS APRENDER MUITO COM ESSA EXPERIÊNCIA...! 


I – NÃO SAIA DOS BONS PORTOS ONDE DEUS TE COLOCOU – At 27:8       

Numa Tempestade, procure um lugar seguro para se abrigar, até que passe a tempestade! Ilust.: Quando criança, numa tempestade, chuva torrencial, eu corria na rua para tomar um banho... Mas olha só o perigo de raios...!      

Precisamos entender que “existe tempo para tudo” e esse tempo de Pandemia não é tempo para aglomerações, exposições desnecessárias e riscos de contaminação! ECLES 3:1-8! Isso não é MEDO, é SABEDORIA POSTA EM PRÁTICA!      

TOME A VACINA... não acredite nessa conversa de que “vai virar ET”, vai sair “colando moeda no braço”... até que seria bom atrair $$$... HOJE, NÃO TEMOS nada melhor do que a VACINA... ela é melhor do que nada...!      

O QUE EU APRENDO AQUI NESTE TEXTO?

  • - AGRADEÇA A DEUS E FIQUE NA SUA! LOGO VAI PASSAR ESSA TEMPESTADE E AI VIRÁ COISA MELHOR...!
  • – DEUS SEMPRE NOS AVISA E A GENTE NÃO VÊ: V.4 “... navegamos ... ventos contrários...; V. 7 “Navegando vagarosamente... com dificuldade...; não nos sendo permitido prosseguir, por causa do vento contrário...; V.8 “Costeando-a PENOSAMENTE... – CHEGOU A BONS PORTOS!   - TEIMOSIA é diferente de PERSEVERANÇA! Perceba os sinais quando você está sendo TEIMOSO e quando você está PERSEVERANDO... !
  • NÃO NAVEGUEMOS CONTRA A MARÉ, CONTRA O VENTO, CONTRA O CURSO NORMAL DA NATUREZA, CONTRA SITUAÇÕES QUE SÃO IMUTÁVEIS...: Vamos aprender a LER as situações à nossa volta...! Vamos ter PACIÊNCIA  para esperar a hora certa... A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO...!

 II – OUÇA O CONSELHO DE HOMENS DE DEUS – Atos 27:9-12         Lembra do SALMO 1?         

Vamos imaginar que fosse você o CENTURIÃO e aí o PILOTO DO NAVIO disse para SEGUIR porque ele precisava GANHAR O SEU FRETE. E aí vem o MESTRE DO NAVIO e manda seguir viagem. Aí o centurião ouve A MAIORIA que também deseja chegar logo em Roma. E agora vem PAULO, um prisioneiro, FAZEDOR DE TENDAS, dizer que NÃO DEVEMOS SEGUIR...! 

– SÓ MESMOS OS QUE SÃO ESPIRITUAIS vão discernir as coisas do Espírito: I COR 2:14 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura... e não podem entendê-las porque elas se discernem espiritualmente”! – O QUE EU APRENDO AQUI? - FIQUE ATENTO AOS CONSELHOS DE HOMENS DE DEUS, DÊ CRÉDITO A ELES, ATIVE O SEU DISCERNIMENTO ESPIRITUAL PARA QUE VOCÊ NÃO CAIA EM DESGRAÇA!       

Tem gente que NÃO GOSTA DE OUVIR CONSELHOS...  

– PROV 11:14 “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão e conselhos há segurança”; PROV 15:22 “Onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito”!       

Ilust.: DEUS deu um SONHO/AVISO a uma criança e o AVÔ DESSA CRIANÇA ACONSELHOU A SAÍDA DE TODOS... ELE E A SUA FAMILIA FUGIRAM PARA OS EUA... 

- ARMÊNIA (onde fica o Monte ARARAT, local da ARCA...) sofreu o chamado 1º genocídio do século XX (24/04/1915 a 1923 pelos TURCOS), quando os TURCOS expulsaram e mataram mais de 1,5 milhão de armênios cristãos (80% DA POPULAÇAO)... ARMENIA foi o 1º pais a se declarar cristão (Séc IV - ano 300 d.C.). Uma criança, analfabeta, teve uma revelação em sonho e DESENHOU TUDO, inclusive o MAPA DO LOCAL para onde eles deveriam FUGIR...NEW YORK! 


III – NUNCA PERCA A ESPERANÇA, CONFIE EM DEUS! – Atos 27:20-22          

O cristão é proibido de perder a esperança! Qualquer pessoa pode perder a esperança, menos o cristão. O fundamento da Fé do cristão está exatamente num evento IMPROVÁVEL, IMPOSSÍVEL E INIMAGINÁVEL: CRISTO RESSUSCITOU DA MORTE!        

Os cristãos crêem que APÓS A MORTE, EXISTE VIDA!         

As pessoas diante da MORTE dizem que não há mais o que fazer, não tem mais esperança! Mas aí entra o crente em Jesus e diz: Há esperança sim, pois há vida depois da morte!        

“Sem aparecer mais o sol por vários dias, nem estrelas no céu e só o vento e a tempestade”, os marinheiros PERDERAM DEFINITIVAMENTE A ESPERANÇA DE SOBREVIVEREM!         Quando a filha de Jario MORREU, JESUS DISSE A ELE: NÃO TEMAS! CRÊ SOMENTE! E ELA SERÁ SALVA! (Lucas 8:49-50) – Não se desespere... não perca a esperança... ! O Pai estava prestes a perder a esperança, pois lhe disseram que a sua filha já estava morta...!         

O MUNDO está PERDIDO... AS PESSOAS ESTÃO SEM ESPERANÇA... EIS A OPORTUNIDADE DE LEVAR ESPERANÇA A TODOS.... HÁ ESPERANÇA EM JESUS...!!!         

PAULO DISSE PARA AQUELES NAUFRÁGOS DESESPERADOS: EU CONFIO EM DEUS (Atos 27:25)! – NAS TEMPESTADES, não precisamos de MAIS UM DESESPERADO, mas de pessoas com CORAGEM, COM UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO, DE ANIMO, DE ESPERANÇA...! É isso o que as pessoas esperam dos cristãos... dos que crêem... Elas querem VER A NOSSA FÉ EM AÇAO, ENTÃO VAMOS TESTEMUNHAR da razão da nossa esperança... Eu tenho esperança no DEUS QUE EU SIRVO...! DEUS NÃO VAI NOS ABANDONAR...! – I PEDRO 3:15 “... estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”!         

O QUE APRENDEMOS AQUI? - HAJA O QUE HOUVER, CONFIE EM DEUS! E NUNCA PERCA A ESPERANÇA! IV – NÃO SE DEIXE DOMINAR PELO MEDO, MAS VENÇA O MEDO COM A SUA FÉ – Atos 27:22-24ª          

Enquanto todos estavam DOMINADOS PELO MEDO, PARALISADOS, não tinham mais nenhuma reação, nenhuma ideia criativa para se salvarem, nenhuma saída... apenas tremiam de medo, desmaiavam... ! Mas tinha uma pessoa em todo aquele NAVIO (276 prisioneiros, capitão, mestre, centurião, marinheiros...) que NÃO ESTAVA COM MEDO: PAULO!          Paulo estava CHEIO DE ESPERANÇA, DE CORAGEM E DE FÉ e OLHA SÓ O que ele dizia: ÂNIMO; NENHUMA VIDA SE PERDERÁ; UM ANJO ME APARECEU...; O DEUS A QUEM EU SIRVO E DE QUEM EU SOU; DEUS ME DEU A VIDA DE TODOS VOCÊS...; VAMOS TODOS CHEGAR A ROMA para eu poder testemunhar...!

Ilust.: Era o navio caindo aos pedaços, o mar revolto... ondas gigantes, chuva/tempestade... e PAULO DIZENDO: Eu vou Vencer! Eu não vou morrer! Eu vou chegar em ROMA... não quero nem saber se o navio vai se despedaçar, se a chuva não quer parar... eu vou chegar... nem que seja agarrado numa tábua...! – MAS INFELIZMENTE, o que mais a gente vê são PESSOAS MEDROSAS, PESSIMISTAS, DESISTINDO ... !!!          

Enquanto o MEDO é paralisante e não cria absolutamente nada, A FÉ NOS MOVE PARA O MILAGRE!  A FÉ traz à existência as coisas que não são... cria as coisas do que não existe... (HEBREUS 11:3); CHAMA Á EXISTÊNCIA... ROM 4:17!!!  -  A FÉ CHAMA Á EXISTÊNCIA UMA SOLUÇAO... !!!          


V – NÃO SE ESQUEÇA DE QUE DEUS CONTROLA AS TEMPESTADES DA VIDA         

- MARCOS 4:37-41 “... Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”! – SATANÁS tentou levantar o MAR e o VENTO contra JESUS que dormia...         

DEUS falou 2X com PAULO: Atos 23:11 e Atos 27:23-24!         O QUE EU APRENDO AQUI?

  • Aquele NAUFRÁGIO NÃO FOI UM ACIDENTE PARA DEUS, MAS UM PLANO MUITO BEM ELABORADO...
  • – DEUS NÃO SE DEIXA SURPREENDER POR ACIDENTES...: ‘não cai uma folha sem que Deus não permita” – (É como o “faz que eu te ajudarei”), ISSO NÃO ESTÁ NA BÍBLIA, mas fala bem do CONTROLE TOTAL QUE DEUS TEM... – MAS “Até os fios de cabelo da vossa cabeça estão todos contados”, está na Bíblia (LUCAS 12:7)!
  • – OS PLANOS DE DEUS JAMAIS SERÃO FRUSTRADOS... – JÓ 4:22 “Sei que podes fazer todas as coisas...e que NENHUM DOS TEUS PLANOS PODEM SER FRUSTRADOS...
  • – NÓS SO VAMOS MORRER QUANDO DEUS TERMINAR OS SEUS PLANOS E PROPÓSITOS CONOSCO! – PAULO só morreu depois que chegou em ROMA e pregou naquela cidade, do jeito que Deus determinou...!
  • – POIS É NECESSÁRIO QUE VAMOS DAR EM ALGUMA ILHA (Atos 27:26) : A Ilha de Malta estava dentro de um propósito de Deus...! – VOCÊ, EU , NÓS AQUI estamos dentro de um propósito de Deus...!


CONCLUSÃO: Essa PANDEMIA está exatamente onde Deus quis que ela estivesse... Deus jamais vai perder para o diabo... DEUS transforma tudo e todas as coisas para o seu propósito!!! E nós estamos nesse tempo, porque Deus assim nos escolheu...- ESSA PANDEMIA denunciará os MEDROSOS E EXALTARÁ OS CORAJOSOS! ESSA PANDEMIA representa uma GRANDE OPORTUNIDADE para cumprirmos um propósito de Deus... !!! 

MIBA – AP. WAGNER TENÓRIO – 30/05/2021

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.