Carnaval, O Mundo De Cabeça Para Baixo


4 min de leitura

Romanos 12:1-2           

Estamos vivendo dias de carnaval, mas este ano está diferente dos últimos carnavais... O Vírus acabou com a festa...!           

Pesquisando sobre o tema na Revista Super Interessante... Carnaval vem da antiga ROMA, festa ao deus Saturno (deus da agricultura), eram as saturnálias que durava uma semana. Dançavam pelas ruas. Tinha até Carro Alegórico, “CARRUS NAVALIS”, homens e mulheres pelados, bebendo, orgias... Daí a palavra CARNAVAL.           

Carnaval é a resposta dos pagãos à cristianização forçada pelo império romano, transformando as festas pagas em festas cristãs. Os pagãos se preparavam para enfrentar a QUARESMA (sem carne), daí o carnaval e suas extravagâncias.           

Carnaval é também o resultado da adoração ao deus BACO (romanos) e DIONÍSIO (Gregos), bebidas, prazeres etc. EM ISRAEL descobriram provas arqueológicas do DEUS BACO, o deus do vinho, da bebida... uma cidade inteira consagrada a esse deus...          

Carnaval na IDADE MEDIA era considerado como a CULTURA DO MUNDO DE CABEÇA PARA BAIXO. Com a queda do IMPÉRIO ROMANO (ano 476), iniciou-se a IDADE MEDIA/IDADE DAS TREVAS, so terminando com o início da REFORMA PROTESTANTE!          

Era para o MUNDO FICAR DE CABEÇA PARA BAIXO só no período do Carnaval, mas acabou que satanás virou de vez e não desvirou mais...! E em todo o tempo o CRISTÃO precisou enfrentar o MUNDO que segundo JOÃO, o MUNDO JAZ, está sob o poder/domínio do MALIGNO (I João 5:19).         

Diante de um MUNDO sob o PODER DO MALIGNO, de cabeça para baixo, o que devemos fazer? 


I – O CRISTÃO NÃO DEVE SE CONFORMAR COM ESTE MUNDO        

PAULO NOS ALERTA PARA QUE “Não tomemos a forma”, ou NÃO NOS CONFORMEMOS com esse mundo...! “não vos conformeis com este mundo” = SUSKEMATIZO = conformar-se, MOLDAR-SE DE ACORDO COM... assumir a mente e o caráter de alguém...!       

O cristianismo tem caminhado para uma ACOMODAÇÃO CULTURAL. A cultura secular tem INFLUENCIADO A IGREJA... Ao ponto de termos PASTORES defendendo o ABORTO, HOMOSSEXUALISMO, POLIGAMIA etc. Hoje, claramente temos DOIS GRUPOS DE CRISTÃOS: OS RADICAIS E OS LIBERAIS, O CRENTE RAIZ E O CRENTE NUTELA...       

De um lado temos o CRENTE PODE TUDO: beber, fumar, pular carnaval dançar, desde que MODERADAMENTE... – É verdade que a Bíblia não condena a bebida, mas o EMBRIAGAR-SE... Acontece que esse é um caminho perigoso, fatal para alcoólatras e viciante para os demais...!       

Do OUTRO LADO, temos o CRENTE NÃO PODE NADA: tudo é pecado... – - PAULO DIZ: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm...” (I COR 6:12).  

– ILUST.: Fui fazer conferências e na casa pastoral, vizinho ao templo, as meninas vestiam a saia para entrar no templo e logo tiravam para ficarem à vontade de short...       

Vamos ver o que Jesus nos fala sobre isso: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca”      

JESUS EM MARCOS 7:20-23 “... o que sai do homem, isso é que contamina... Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”!      

Aí muitos alegam SER DIFÍCIL RESISTIR, o MUNDO MUDOU... TEMOS que MUDAR A BÍBLIA TAMBÉM, senão... ! ESTÃO SE CONFORMANDO...! 

– ILUST.: Isso me lembra de ARÃO atendendo o povo e fazendo um bezerro de ouro, porque todos os povos ao redor tinham seus deuses...! Mas vejo MOISES voltando... quebrando, moendo e fazendo o povo BEBER...!


II – O CRISTÃO NÃO DEVE AMAR O MUNDO – I JOÃO 2:15-17         

O relacionamento do cristão com o mundo deve ser de ANTAGONISMO, REPROVAÇÃO E ENFRENTAMENTO, entendendo O MUNDO como AEON, conforme Paulo nos diz em ROM 12:1-2 (AEON = espírito que governa aquele século...).       

JESUS nos fala que “o príncipe deste mundo”: JOÃO 14:30 “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e NADA TEM EM MIM”!        

O “deus deste século” CEGOU O ENTENDIMENTO... II COR 4:1-3 (Mais uma vez a palavra aqui é AEON/SECULO...!        

Muitos cristãos NÃO CONSEGUEM VER NADA DEMAIS em determinadas atitudes, comportamentos, decisões que seguem o CURSO DESTE SÉCULO...!          

Há também um APEGO EXAGERADO ÁS COISAS DO MUNDO em nossos dias, principalmente o DINHEIRO. O AMOR ao dinheiro que é a raiz de todos os males tem dominado a mente de muitos cristãos que começam a ver o dinheiro como um FIM EM SI MESMO e não um meio...!        

Muitos AMAM TANTO O MUNDO que abrem MAO DO CÉU para viverem os prazeres desse mundo! AMAM desesperadamente O MUNDO, OS PRAZERES CARNAIS, RIQUEZA, FAMA e CHAMAM ISSO DE FELICIDADE... COLOCAM O CORAÇÃO nessas coisas... AI JESUS DIZ: “Não ajunteis tesouros na terra onde a traça e a ferrugem tudo consome e onde os ladroes minam e roubam, Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mateus 6:19-20).         

Muitos AMAM TANTO O MUNDO que não tem tempo para SERVIR A DEUS...        

Precisamos decidir: O MUNDO OU DEUS? Pois “ninguém pode servir a DOIS SENHORES... “ (Mateus 6:24)!       Lucas 18:8 “... quando vier o filho do homem, porventura achará fé na terra...”! 


III – O CRISTÃO NÃO DEVE TEMER O MUNDO  - I JOÃO 5:19          

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do maligno”! – No verso anterior: “E o Maligno não lhe toca”! não devemos ter medo de satanás, pois ele não PODE TOCAR EM NOSSA VIDA... 

– ILUST.: Vemos a batalha de JÓ... houve uma autorização expressa de Deus para tocar em Jó, em seus pertences, MAS SÓ NÃO LHE TOQUE A VIDA (JO 1:12)! Deus não vai deixar satanás tocar em nossa vida... Precisamos de CRISTÃOS CORAJOSOS, que não temam o diabo, que não TEM SEGREDOS com o capeta... que são capazes de enfrentá-los cara a cara .... 

– ILUST.: Exatamente num retiro de carnaval, um líder foi com a sua igreja acampar... Lá TODOS FICARAM POSSESSOS... começou com um lá, satanás então disse: eu vou voltar... quando o líder estava retornando do hospital, viu lá as pessoas possessas... Uma irmã veio ajudar e o diabo disse: Você não... eu conheço a sua vida... você está adulterando...! – CRISTÃOS COM RABO PRESO COM O CAPETA...aí não dá....!         

JOÃO 15:18-19 “Se o mundo vos aborrece/odeia, sabei que primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece/odeia”!         

O cristão não deve temer AQUELE QUE GOVERNA O MUNDO, que subjuga a sociedade corrompida. “MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS...” (I JOÃO 4:4)! 


CONCLUSÃO:  Nós vamos vencer o MUNDO!        

COMO EU POSSO SABER SE EU VOU MESMO VENCER O MUNDO? 

A) Você é nascido de novo; 

B) Você tem fé em Jesus; 

C) Você crê que Jesus é o Filho de Deus; (I JOÃO 5:4-5)!        

Não creio nessa TEOLOGIA FATALISTA, PESSIMISTA E DERROTADA! Não mesmo! Eu creio num DEUS QUE VENCE SATANÁS! EU CREIO EM JESUS QUE É O CABEÇA DA IGREJA, UMA IGREJA VENCEDORA, VITORIOSA E QUE AS PORTAS DO INFERNO NÃO VÃO PREVALECER CONTRA ELA!      

A QUESTÃO ESTÁ COM OS CRISTÃOS: NÃO SE CONFORME... NÃO AME O MUNDO E NÃO TEMA O MUNDO!!!      APOC 2 e 3, AO QUE VENCER...: Ap 2:26 “Ao que vencer e guardar ate ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”; Ap 3:5 “O que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida...”; Apoc 3:12 “A quem vencer eu o farei coluna no templo do meu Deus e dele nunca sairá...”!     

MIBA – AP. Wagner Tenório – 14/02/2021 – Carnaval...

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.