Conquistando A Promessa De Uma Vida Abundante


4 min de leitura

João 10:1-11           


As promessas de Deus contidas na Bíblia, a Sua Palavra, elas são reais, verdadeiras e todas elas se cumprirão. Mas precisamos entender que elas são CONDICIONAIS, TEM SEUS DESTINATÁRIOS E TEM SEU TEMPO PRÓPRIO para se cumprir. Nem todas as promessas são para todos nós em nossos dias. Mas a maioria delas são para todos os que crêem! Deus não tem compromisso algum e promessa de bênção nenhuma para os que não crêem nEle!          

Aqui estamos diante de uma Promessa de Jesus: “Eu vim para que tenham VIDA e vida em ABUNDÂNCIA”! Essa Promessa possui algumas características: 

1ª) ELA É PARA QUEM CRÊ EM JESUS; 

2ª) ELA TEM UM ALCANCE FÍSICO E ESPIRITUAL; 

3ª) ELA EXIGE UM NOVO ESTILO DE VIDA! 


I – EU PRECISO ENTENDER ESSA PROMESSA DE VIDA ABUNDANTE        

VIDA = ZOE = Vida real e genuína; vida ativa e vigorosa; aquele que é cheio de vitalidade, animado!        

Jesus apresenta essa PROMESSA DE ZOE para CONTRAPOR o “ladrão” que viria para ROUBAR= KLEPTO = tomar pelo furto; MATAR= THUO = sacrificar, imolar, assassinar; do cordeiro pascal; DESTRUIR= APOLUMI = perecer, estar perdido, arruinado, destruído; sair inteiramente do caminho; entregar a miséria eterna no inferno. Enquanto o ladrão viria para Roubar, Matar e Destruir, JESUS vinha para que as pessoas tenham VIDA.         

Essa VIDA/ZOE, seria ABUNDANTE = PERISSOZ = Além, que excede a algum número, medida, posição ou necessidade; Mais do que é necessário! Trata-se de vida eterna, vida espiritual, mas creio que se trata também de uma vida suprida das suas necessidades básicas e fundamentais. Até porque a figura do LADRÃO aqui, ao contrário do que muitos pensam, significa NÃO O DIABO, MAS OS SACERDOTES CORRUPTOS, MERCENÁRIOS E FARISEUS HIPÓCRITAS.      

O Ladrão aqui nesse texto, ainda que encaixe com as obras do diabo de matar, roubar e destruir, aqui não se trata do diabo. O ladrão aqui são “todos os que vieram antes de mim”... são ladrões... Mercenário...  (João 10:8-12). Basta lermos os versos anteriores e posteriores para entendermos o que Jesus está falando.      

A Ideia de VIDA ABUNDANTE aqui se contrasta com a RELIGIÃO JUDAICA que era praticada pelos sacerdotes fariseus. Jesus está trazendo uma LIBERTAÇÃO RELIGIOSA, REVELAÇÃO DA VERDADE, LIBERTAÇÃO DO PESO DAS EXIGÊNCIAS ... (eles impuseram um JUGO tão pesado sobre os seus discípulos que nem eles mesmos conseguiam carregar – “Atam fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens, entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4).     

Entender essa Promessa de Vida Abundante é condição “sine qua non” para tomarmos posse dela e vivermos essa vida abundante, segundo o propósito de Deus! E assim, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”!     Vida abundante é vida eterna e vida próspera aqui na terra, tendo tudo aquilo que precisamos para viver. MARCOS 10:29-30 “... em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campo, por amor de mim e do evangelho que não receba 100 X mais, JÁ NESTE TEMPO, em casas, e irmãos, irmãs, e mães e filhos, e campos, com perseguições, e no século futuro, a vida eterna”.     


II- EU PRECISO TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUEM EU SOU PARA EU PODER TOMAR POSSE DESSA VIDA ABUNDANTE     

Quem é você? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares...! Pois ela é de uma complexidade extrema. Não é tão simples assim, mas uma vez que descobrimos quem nós somos, estaremos prontos para planejar e conquistar essa PROMESSA DE VIDA ABUNDANTE.    

2.1 – QUEM É VOCÊ ESPIRITUALMENTE: Como está a sua vida com Deus, como está o seu relacionamento com JESUS? - Você é verdadeiramente o DESTINATÁRIO DESSA PROMESSA? - A sua vida precisa se ajustar de acordo com aquilo que você é de verdade. Se você é um discípulo de Jesus, então você precisa andar como JESUS: “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou” (I JOÃO 2:6)! Ajuste a sua vida com Deus para que as Promessas dEle sejam derramadas sobre a sua vida! Peça perdão a Deus pelos seus pecados, conserte a sua vida e tome posse da Promessa! Ninguém nunca será MERECEDOR da PROMESSA DE DEUS, mas Deus pela Sua Graça e Misericórdia nos abençoa!   

2.2 – VOCÊ É AQUILO QUE DEUS DISSE SOBRE VOCÊ: Jesus participou da nossa formação... “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança...” (Gen 1:26-28). Fomos feitos semelhantes a Deus, mas nós não somos deuses... Fomos feitos com a capacidade de DOMINAR, LIDERAR, GOVERNAR... FRUTIFICAR E SE MULTIPLICAR...! – SALMO 8:4-8 “Que é o homem...”! – VIVER OPRIMIDO não foi plano de Deus para o homem... OPRIMIDO PELO PECADO, PELO DIABO, PELA POBREZA E MISÉRIA, PELO PRÓPRIO HOMEM...! – FOMOS FEITOS PARA PROSPERAR, CRESCER, SE MULTIPLICAR, GOVERNAR, CONQUISTAR TUDO AQUILO QUE DESEJAR O NOSSO CORAÇÃO... !!! – SE ISSO NÃO ESTÁ ACONTECENDO É PORQUE TEM UM LADRÃO NOS EXPLORANDO, ROUBANDO, MATANDO E DESTRUINDO...!


III- EU PRECISO LUTAR PARA CONQUISTAR ESSA VIDA ABUNDANTE    

3.1 – EU PRECISO DE FÉ PARA CRER NESSA PROMESSA E TOMAR POSSE DELA: Vida abundante é para o CRISTÃO QUE CRÊ! Se a fé do cristão só crê nessa PROMESSA DE VIDA ABUNDANTE como sendo lá no céu depois da morte, terá a sua vida eterna conforme crê. Mas aquele que crê que a VIDA ABUNDANTE é também uma vida de prosperidade já aqui na terra, terá a sua vida eterna e a sua vida abundante na terra. Nunca teremos aquilo em que não cremos! – ILUST.: SEJA FEITO SEGUNDO A SUA FÉ, FOI O QUE JESUS DISSE: Ao Centurião que pedia pelo seu servo (Mat 8:13); Aos 2 Cegos (Mat 9:29); A mulher Cananeia que pedia pela sua filha (Mateus 15:28)!    

3.2 – EU PRECISO DE UM SONHO PARA TORNÁ-LO REAL E ASSIM TER A MINHA VIDA ABUNDANTE: A minha vida abundante está atrelada a um sonho que Deus já colocou em meu coração. E esse sonho que Deus me deu foi tão grande que eu tive medo dele, a minha fé não foi ainda suficiente para crer nele e por isso, ele ainda não aconteceu! No Sonho que Deus me deu está o Seu Propósito para a minha vida (Ilust.: O Sonho de José...)! E em cada momento da minha vida, Deus esteve presente me treinando para o meu sonho! Agora, tudo o que eu preciso para conquistar o meu sonho está em mim mesmo, pois Deus já me deu! – As minhas características são favoráveis ao meu sonho!   

3.3 – EU PRECISO DERROTAR O LADRÃO DA MINHA VIDA ABUNDANTE -  COMO O LADRÃO TEM CONSEGUIDO SEGURAR ESSA PROMESSA DE DEUS EM MINHA VIDA? A- INCREDULIDADE: precisamos acreditar em nós mesmos, em nosso potencial de conquista... precisamos crer que Deus é conosco...! B- ZONA DE CONFORTO: é quando nos acomodamos com o que temos, com a vida que temos, com as nossas conquistas e PARAMOS DE CRESCER! C- PREGUIÇA: A Vida Abundante dá trabalho, exige decisões corajosas, dedicação, esforço e PERSEVERANÇA! PROV 6:9-11 “Ó preguiçoso até quando ficarás deitado¿... assim te sobrevirá a tua POBREZA...A TUA NECESSIDADE...”! 


CONCLUSÃO: Essa Promessa de Vida em Abundância JESUS fez para as suas OVELHAS QUE OUVISSEM A SUA VOZ, QUE O CONHECESSEM E QUE O SEGUISSEM. A minha vida abundante está a um passo da minha fé, dos meus esforços e da minha dedicação. 

17/01/2021 - MIBA – AP. WAGNER TENÓRIO


Faça o Download aqui: Clique aqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.