Conselhos Divinos Para A Felicidade


3 min de leitura

SALMO 1          

Encontramos neste Salmo dois tipos de pessoas (Justos e ímpios). Encontramos também conselhos divinos que nos levarão à verdadeira felicidade, vão nos levar a sermos “bem aventurados”, felizes, de bem com a vida, realizados...Isso todos nós queremos. E Deus então nos revela aquilo que devemos fazer e como devemos agir para sermos felizes. Ele inspira o Salmista (autor indefinido deste salmo, talvez Salomao) a nos falar do HOMEM FELIZ e do ÍMPIO, do homem que se deu bem na vida e daquele que infelizmente não foi feliz... e ainda entra em condenação após a sua morte.          

O Salmo 1 é bem didático, utilizando a figura do bem aventurado e do ímpio que se deu mal. E basta a gente olhar para o que cada um FEZ, os lugares que eles frequentaram (roda dos escarnecedores), as suas AMIZADES (escarnecedores, fofoqueiros...), a IGREJA onde um permaneceu firme e o outro se desviou, até que veio o JUIZO FINAL...! 


I – NÃO SIGA O CONSELHO DOS IMPIOS       

Hoje temos várias VOZES e CONSELHOS que tentam nos GUIAR, que se propõe a NOS AJUDAR NA TOMADA DE DECISÕES. E quanto mais IMPORTANTE a decisão que precisamos tomar, MAIS A GENTE PRECISA DE UM CONSELHO. A Bíblia nos ensina que “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito” (Prov 15:22); MAS DEUS nos diz que “Meu é o Conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza” (Prov 8:14). – “MAS OS CONSELHOS DO PERVERSO, ENGANO. As palavras dos perversos são emboscadas...” (Prov 12:5-6)!      

No mundo secular tem se tornado muito comum os chamados “ADVISER” que cobram uma fortuna... Cobram um valor FIXO e um PERCENTUAL no êxito...! – Um conselho de um advogado custa US150 a 200U$...  – UM DISCIPULADOR DÁ CONSELHO DE GRAÇA E O DISCÍPULO FAZ O CONTRÁRIO...e depois, ainda vai chorar porque não deu certo...!      

Nunca busque conselho de IMPIO para guiar a sua vida!      

SATANÁS quando quer DESTRUIR a vida de alguém, COLOCA UM CONSELHEIRO para falar aos ouvidos da sua vítima (II CRON 18:4-8, 20-21 – JOSAFÁ pede a ACABE para consultar ao Senhor e chamam MICAIAS que revela “um espírito mentiroso”... ACABE morre com uma flecha ao acaso...)! 


II- NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR PELOS PECADORES      

É triste a gente ver UMA GERAÇÃO levantando seus ÍDOLOS IMPIOS, profanos, prostitutos, drogados, mau caráter... – No mundo dos esportes... na TV... No BIG BROTHER/SODOMA E GOMORRA... NA INTERNET seguindo os “bichos” mais estranhos... NO MUNDO DOS NEGÓCIOS... homens bilionários e seus DIVÓRCIOS...      

Temos hoje os chamados INFLUENCER nas Redes Sociais... Influenciam comportamentos, vestimentas, hábitos alimentares, vida sexual, investimento... TUDO!      

Ilust.: Billy Graham, quando jovem, sua Escola visitou a Inglaterra, a residência de John Wesley... o professor viu no ônibus que estava faltando um aluno... encontrou-o de joelhos, nas mesmas marcas no chão ao lado da cama de Wesley, orando e dizendo: FAZ DE NOVO, SENHOR!     

Queremos VER OS NOSSOS FILHOS CLAMANDO A DEUS E DIZENDO: quero ser como BILLY GRAHAM, JOHN WESLEY, WILLIAM CAREY, JONATHAN EDWARDS e tantos outros grandes nomes do Evangelho... – MAS MUITOS FILHOS DE CRENTES ESTÃO ORANDO E CLAMANDO: Quero ser como “jogador famoso”... empresário... MAS NÃO UM PASTOR, UM LÍDER DE AVIVAMENTO... 

ILUST.: ARTHUR ATAUÃ disse: quero ser como o senhor, apóstolo...”! 


III- NÃO MANTENHA AMIZADE COM ESCARNECEDORES       Quem são os escarnecedores¿ Fofoqueiros, Zombadores, Arrogantes...       

Somos o resultado das 5 pessoas que mais convivemos! Quem são os seus amigos¿ - Seus BEST FRIEND...?       

Mas tem PAIS E JOVENS que acham que não tem nada a ver... – OLHA SÓ O QUE BÍBLIA NOS DIZ: I COR 15:33 “não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”!       Quer MUDAR DE VIDA? Comece MUDANDO AS SUAS AMIZADES...! – SALMO 34:18 “Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado...”! FIQUE PERTO DOS QUE ESTÃO BUSCANDO ESTAR PERTO DE DEUS! 


IV – SEJA FRUTÍFERO          

Toda árvore boa dá fruto... e os seus frutos são bons...!           

O que a gente faz com uma árvore que não dá fruto? - JESUS DISSE QUE “Toda árvore que não produz BOM FRUTO é cortada e lançada ao fogo. Assim pois pelos seus frutos os conhecereis” (Mat 7:19-20)!           

Ilust.: Jesus amaldiçoou uma FIGUEIRA porque estava com fome e queria comer fruto daquela árvore, mas chegando até ela, não tinha frutos... – MARCOS 11:13 “... Aproximando-se dela nada achou...”; V.20-21!          

OLHE para a sua vida, para os seus FRUTOS...! Podemos dar FRUTO para a FAMÍLIA... FRUTO PARA A SOCIEDADE... FRUTO PARA DEUS... FRUTO NA SUA IGREJA...! – Tem gente que “ocupa a terra inutilmente”, NÃO SERVE PARA NADA, NÃO SERVE A NINGUÉM... (Parábola da Figueira Estéril - Luc 13:6-9 “...Deixa-a ainda este ano... se vier a dar fruto, bem...se não, mandarás cortá-la)!          

JESUS nos escolheu e nos designou para dar FRUTOS... JOÃO 15:16! V- BUSQUE A PROSPERIDADE       

“... TUDO QUANTO FIZER...”!      OBSERVAMOS QUE ESSE HOMEM QUE PROSPEROU, TORNANDO-SE FELIZ, BEM AVENTURADO, ELE TRABALHOU: 

  • – TUDO QUANTO FIZER: Nos dá a ideia de que esse HOMEM BEM AVENTURADO, FELIZ, FEZ MUITA COISA, certamente tentou muitas coisas e sempre conseguiu....
  • – FIZER: A ideia aqui é que ele AGIU...
  • – FAZ : manufaturar, fabricar, adquirir, ordenar, por em ordem...
  • - Vejamos em DEUT 28:2, 8, 11-12 – PROSPERIDADE COMO RESULTADO DA BÊNÇÃO DO SENHOR...

 Quando Deus nos criou já plantou em nós esse desejo de CRESCER, CONQUISTAR, AMPLIAR OS NOSSOS ESPAÇOS... SER LIVRE... VIDA EM ABUNDÂNCIA... – NASCEMOS PARA PROSPERAR! 

  • - PROSPERIDADE ATRAVÉS DE UMA MUDANÇA DE MENTE: Muitos tem uma CRENÇA ERRADA SOBRE RIQUEZA (Rico vai para o inferno; Deus nos dá enquanto a gente dorme; Não andei ansiosos...Buscai o Reino de Deus...; Se tens o que comer e com que se vestir de nada mais precisa...). A Bíblia nunca disse que SER POBRE É BOM...! A Bíblia nos diz que quando Obedecemos a Deus, Ele nos faz prosperar...! MUDE A SUA CRENÇA, MUDE A SUA MENTE E LOGO VOCÊ ESTARÁ BUSCANDO A PROSPERIDADE!


VI – NÃO ENTRE EM CONDENAÇÃO           

O SALMO 1 nos apresenta os DOIS TIPOS DE PESSOAS, OS JUSTOS E OS IMPIOS, OS QUE SERÃO SALVOS E OS QUE SOFRERÃO CONDENAÇAO...      

JESUS NOS FALA SOBRE ISSO... MATEUS 25:31-46 O GRANDE JULGAMENTO!      

O NOVO TESTAMENTO NOS FALA DESSE JULGAMENTO em vários textos e todos os livros e cartas... INDO ATÉ O APOCALIPSE... 20:11-15 “Vi um grande trono branco... E os mortos foram julgados segundo as suas obras... E foram julgados UM POR UM, segundo as suas obras...Esta é a segunda morte, o lago de fogo...”!      

VII- PERMANEÇA NA CONGREGAÇÃO DOS JUSTOS - JOÃO 5:24        

TEM TRÊS COISAS QUE PODEM TE TIRAR DA IGREJA: SATANÁS... PECADO... VOCÊ MESMO! 


CONCLUSÃO: Toda a BASE, O INÍCIO DE TUDO ESTÁ NO VERSO 2 que diz: “ANTES, tem o seu PRAZER na Lei do Senhor e na Sua Lei MEDITA de dia e de noite”! O homem FELIZ não foge do que a Bíblia, a Palavra de Deus, a TORÁ ensina! Eis o grande segredo da felicidade, tanto aqui neste mundo, quanto na eternidade...! 

MIBA – 23/05/2021 – AP WAGNER

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.