2 min de leitura
Entendendo As Revelações Espirituais Do Terceiro Céu

II COR 12:1-10


Muito se tem estudado e falado sobre essas Visões e Revelações que Deus concedeu a Paulo que estão registradas na sua 2ª Carta aos Coríntios, capítulo 12. Aqui encontramos a grande polêmica sobre o Arrebatamento de PAULO que foi até o 3º CÉU, o seu FAMOSO Espinho na Carne e ao final, quando ele diz: tá tudo bem, a GRAÇA DE JESUS ME BASTA!    

Essa VISÃO E REVELAÇÃO FOI DADA A “UM HOMEM EM CRISTO”. Quem era esse homem¿ PAULO!  E ao mesmo tempo, pode ser para cada um de nós, cristãos, que VIVEMOS E ESTAMOS EM CRISTO. Portanto, o texto, a revelação (não é para ficar escondido) é para MIM, para VOCÊ...! 


I – A VISÃO DO TERCEIRO CÉU – II COR 12:1-4

  1. – EXISTE O RECURSO DIVINO DO ARREBATAMENTO PARA NOS REVELAR O SOBRENATURAL: ENOQUE (Gen 5:23-24), JOÃO (Apoc 1:10), PEDRO, PAULO, ELIAS, DANIEL, OS CRISTÃOS QUE ESTIVEREM VIVOS QUANDO JESUS VOLTAR: I TES 4:15-17; TESTEMUNHOS DE CRISTÃOS DURANTE AVIVAMENTOS... 3 dias...!
  2. – EXISTE UM LUGAR MUITO ESPECIAL DENOMINADO DE PARAÍSO: Todas as religiões acreditam num Paraíso, cada uma a seu modo: Islamismo, um lugar onde os escolhidos terão 80 mil escravos e 72 virgens...; - Candomblé: ORUM governado por OLORUM, onde ficam também os orixás, quando não estão no AIÊ, mundo físico; HINDUISMO possui 5 níveis...; ESPIRITISMO o paraíso estaria na evolução das almas que ocuparão planetas, sendo JÚPITER o lugar mais elevado e a terra o 2º lugar menos evoluído;
  3. – EXISTEM 3 CÉUS: 1º CÉU: A atmosfera que nós vemos com os olhos nus, as estrelas... – 2º CÉU: Onde são travadas as batalhas espirituais, onde se encontram os “principados e potestades”, as forças espirituais do MAL nas regiões celestes (EF 6:12); DAN 10:12-13; - 3º CÉU: Onde está o PARAÍSO, DEUS e seus ANJOS!


II- A VISÃO DO ESPINHO NA CARNE    

O QUE ERA O ESPINHO NA CARNE DE PAULO?

  1. – ENFERMIDADE/CEGUEIRA ?! Isso porque ele caiu do cavalo, ficando cego por 3 dias. GAL 4:13-15 “... vos preguei o evangelho por causa de uma enfermidade na carne... se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para nos dar”!
  2. – PROBLEMA MORAL¿: ROM 7:19 “... o mal que não quero esse faço”! ESPINHO NA CARNE (SARX=carne física). Não é SOMA (corpo integral), portanto não caberia aqui um MAU MORAL, ÉTICO como alguns querem alegar...

    C)EPILEPSIA? - Por isso ele teria caído do cavalo...     

D) – ORGULHO, SOBERBA? - II COR 12:7 “E para que não me exaltasse... ENSOBERBECESSE COM A GRANDEZA DAS REVELAÇÕES...”!             

PROV 16:18 “A soberba precede a ruína e a altivez de espírito, a queda”! – TODO ORGULHOSO VAI CAIR... CAI MATERIALMENTE, MORALMENTE E ESPIRITUALMENTE!    

APRENDEMOS TAMBÉM AQUI QUE SATANÁS NOS COLOCA ESPINHOS NA CARNE: II COR 12:7 “... um MENSAGEIRO/AGGELOS=ANJO de satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”!     JÓ SOFREU COM ESPINHO NA CARNE... 


III- A VISÃO DA GRAÇA DE JESUS – II COR 12:9 “...a minha GRAÇA TE BASTA...”       

3.1 – A GRAÇA DE JESUS NOS AJUDA A VENCER AS FRAQUEZAS, INJURIAS, NECESSIDADES, PERSEGUIÇÕES E ANGÚSTIAS:      

3.2 – A GRACA DE JESUS NOS AJUDA A VENCER A MAIOR CONSEQUÊNCIA DO PECADO, A MORTE ETERNA:

  1. NENHUM PECADO FICARÁ ENCOBERTO: Lucas 12:2-3
  • NENHUM PECADO FICARÁ IMPUNE: ECLES 12:14 “Pois Deus trará a julgamento TUDO O QUE FOI FEITO, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau”; HEBREUS 9:27!
  • NENHUM PECADO É MAIOR DO QUE OUTRO: ISAIAS 59:2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação...e os vossos pecados... para que vos não ouça”! Para Deus, PECADO, seja ele qual for, nos separa de Deus. Embora exista pecados que provoquem maiores consequências do que outros... mas qualquer pecado receberá a condenação divina!
  • NENHUM PECADO É IMPERDOÁVEL PARA DEUS, EXCETO A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO: MATEUS 12:31-32 “... todo o pecado se perdoará aos homens...”!

     3.3 – A GRAÇA DE JESUS NOS SALVA : EFESIOS 2:8-10 

CONCLUSÃO: PAULO se considerava o PIOR DOS PECADORES... I TIM 1:15-16 “ ... Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por esta mesma razão me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna”! 


Ap. Wagner Tenório – 14/01/2023 - MIBA 

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.