Família, Nossa Célula Principal


2 min de leitura

 Colossenses 3:18-21         

Uma Palavra para Maridos, Mulheres, Pais e Filhos... 


I – RELACIONAMENTO CONJUGAL 

  • – A FUNÇÃO DA ESPOSA: ESTAR SUJEITA (COL 3:18); SER SUBMISSA AO MARIDO! – Efésios 5:22-24
  • – A FUNÇÃO DO ESPOSO: AMAR A ESPOSA – Efésios 5:25-28; NÃO SE IRRITAR CONTRA ELA: (Col 3:19 “Vós maridos amai a vossa mulher e não vos irriteis contra ela”). Em outra tradução: “... e não a trateis com AMARGURA”!

 Casais precisam ser ETERNOS NAMORADOS! – MARIDOS: Cantares 1:2-4; MULHERES: Cantares 1:7 Casais precisam ser ETERNOS AMIGOS! – Prov 27:17 “Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro”! Casais precisam ser ETERNOS SÓCIOS! – Livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Gustavo Cerbasi). E os não inteligentes? - Eclesiastes 4:9 


II- RELACIONAMENTO DOS PAIS COM OS FILHOS       

EFÉSIOS 6:4 “E vós, Pais, não provoqueis vossos filhos à IRA, mas CRIAI-OS na DISCIPLINA (PAIDEIA) E ADMOESTAÇÃO (NOUTETESE) DO SENHOR”      

2.1 – NÃO PROVOCAR SEUS FILHOS: Educar de tal maneira que eles não se sintam IRADOS, REVOLTADOS, MAS que eles compreendam, entendam que os PAIS estão dando o seu melhor...               

EDUCAR COM AMOR! EDUCAR COM PACIÊNCIA! EDUCAR COM O EXEMPLO! NADA DE VIOLÊNCIA, PANCADARIA, GRITOS... (Grito diminui a auto-estima do filho e o amedronta, formando adultos MEDROSOS, INSEGUROS E REVOLTADOS...)!   

- BATER É MEDIR FORÇAS COM O FILHO! E ENQUANTO PEQUENOS, os pais vencem, MAS QUANDO ELES CRESCEREM, REVIDARÃO... – PROVÉRBIOS 23:13-14 manda dar umas varadas, mas sem ferir... e vai livrar a sua alma do inferno...!  

– QUANDO OS PAIS PERDEM O CONTROLE, eles é que estão precisando de educação!     

COMO É QUE EU IRRITO, LEVO Á IRA O MEU FILHO EU O DESANIMO? Quando os PAIS, IRRITADOS, DESCONTROLADOS EMOCIONALMENTE, descarregam nos filhos a sua IRA e utiliza PALAVRAS DESANIMADORAS, QUE DESTROEM A AUTO-ESTIMA DOS SEUS FILHOS (burro, abestado, não sabe fazer nada certo...), aí eles se TORNAM ADULTOS DESANIMADOS/ ATHUMEO = abatido, QUEBRADO DE ESPÍRITO!      

2.2 – CRIAR OS FILHOS: Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas CRIAI-OS...”: Alimentar até tornar-se maduro! 

ILUST.: Pai coloca no mundo e tem a obrigação de ALIMENTAR, suprir as suas necessidades básicas e fundamentais! – MAS tem um limite, veja que até os 18 anos a PENSÃO ALIMENTÍCIA será cortada... – Os pais precisam estimular seus filhos a conquistarem o seu próprio alimento! – Essa dependência exagerada, onde os pais continuam sustentando, dando de tudo, gera FILHOS DEPENDENTES, QUE NÃO SABEM IR Á LUTA.... ILUST.: Basta olharmos para a natureza e veremos que os animais expulsam os filhotes dos ninhos...!      

2.3 – DISCIPLINAR OS FILHOS: “... disciplina/PAIDEIA e admoestação/NOUTETESE do Senhor” (Col 3:18).                 

PAIDEIA- Educação Moral, Intelectual, TREINANDO POR ORDEM, REPREENSÃO E PUNIÇÃO; PAIDEIA: CONTRASTA com o método Noutético!                 

ADMOESTAR: NOUTESIA (NOUS, Mente e Tithemi, pôr; O ATO DE POR EM MENTE. 

ILUST.: Método de Aconselhamento Noutético – Jay Adams: Confrontação Individual, DIRETIVO, DAR ORDEM, REPREENDE E PUNE! 

ILUST.: PAULO, por 3 anos e meio, NOUTETESE/ADMOESTOU a cada UM... (ATOS 20:31)! Paulo utilizava a NOUTETESE com os discípulos, era INDIVIDUAL...!     DUAS QUESTÕES QUE PRECISAMOS REFLETIR: 

  • Decidir criar os filhos PELA DOUTRINA DOS HOMENS OU A DE DEUS? Questões sexuais... Questões Culturais...; Questões Educacionais...;
  • EDUCAR os filhos mostrando para eles que Deus os quer RICOS, MILIONÁRIOS, para que eles INVISTAM NO REINO DE DEUS! NÃO É PECADO SER RICO!
  • PARE DE CORRER ATRÁS DO DINHEIRO COMO RATOS DE LABORATÓRIO=(Ilustração do Livro: PAI RICO, PAI POBRE)! TEMOS 4 FORMAS DE GANHAR DINHEIRO: Funcionário, Autônomo, Dono de Negócio e Investidor!


III- RELACIONAMENTO DOS FILHOS COM OS PAIS – Efésios 6:1-3       

3.1 – OBEDIÊNCIA: Nunca vi nenhum desobediente se dar bem na vida...       

3.2 – HONRA: Atrai prosperidade de Deus... Prov 3:9-10 


CONCLUSÃO: A Promessa de Deus para “aquele que teme ao Senhor”: Salmo 128. Este Salmo descreve uma família vivendo em paz, segurança, tranquilidade...! 

MIBA – 07/03/2021 - Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.