Hanukkah, A Festa Das Luzes


3 min de leitura

João 10:22-30          

Hanukkah não tem nada a ver com Natal e também não se trata de contrapor a cultura natalina. Não celebramos Natal por uma questão de princípios que decidimos manter, pois não concordamos...:

  1. SÍMBOLOS DO NATAL (Papai Noel pedófilo, guirlandas pagas etc); 
  2. Não concordamos com as MENTIRAS do NATAL (Papai Noel, Renas voadoras; Jesus não nasceu em dezembro); 
  3. Não concordamos com a Festa por se tratar de uma adaptação e absorção da Festa pagã ROMANA ao deus SATURNO (saturnália), junto com a Festa ao deus APOLO, o deus SOL INVICTO, a MITRA, deusa-sol e o NATALIS SOLIS INVICTI, um culto ao SOL (Ano 273, Imperador Romano AURELIANO) celebrado no dia 25 de Dezembro; 
  4. A IGREJA PRIMITIVA NUNCA CELEBROU O NATAL e a BÍBLIA não menciona como FESTA BÍBLICA; NATAL foi celebrado a partir do IV SECULO por IMPOSIÇÃO DO IMPERADOR CONSTANTINO (muitos cristãos morreram por não concordar); PAPA JULIO I em 25/12/350 oficializou o NATAL. – Na INGLATERRA, com o avivamento, o NATAL chegou a ser PROIBIDO...!

      A BÍBLIA não celebra NATAL e nem nos manda Celebrar, assim como também NÃO PROÍBE. Mas a nossa consciência nos acusa quando sabemos a sua origem PAGA, o seu SINCRETISMO RELIGIOSO, o seu propósito ECONÔMICO E POLITICO, ai deixamos de celebrar! Mas respeitamos quem celebra e não fazemos disso nenhuma “GUERRA SANTA”!     Hanukkah (hebraico, Dedicação) é uma festa do calendário judaico que acontece nos meses correspondentes a Dezembro. Trata-se da vitória contra Antioco Epifanio IV (167 a C), onde o sacerdote MATATIAS não se submete a ordem do rei Selêucida da Síria (comer carne de porco e adorar Zeus), mata os soldados e foge com a sua família. 3 anos de batalha e finalmente, em 167 a C eles derrotam e expulsam os Selêucidas, reconquistam Jerusalém e o TEMPLO. Fazem então a consagração do Templo e o AZEITE se multiplica durante os 8 dias, até que o novo azeite fique pronto. Eis o milagre que eles celebram! 


I – HANUKKAH CELEBRA A LIBERTAÇÃO DA IMPOSIÇÃO DO PAGANISMO, DA MITOLOGIA E DA CULTURA GREGA     

Até o ano 200 a C os judeus pagavam tributo a Síria e viviam em paz. Mas aí assumiu um novo rei, Antioco IV, que resolveu IMPOR a religião grega em todos os povos conquistados. Isso não funcionou para os judeus que não se submeteram... Muitos foram assassinados....    

Antioco transformou Jerusalém numa POLIS nos moldes grego. E percebendo que os judeus se uniam em torno do Templo e da TORÁ, proibiu sob pena de morte os que não obedecessem. Sem acesso ao Templo, sem poderem ensinar a Torah, sem SHABAT, sem se circuncidarem e sem se reunirem, seria o FIM do judaísmo.   Antíoco sacrificou uma porca sobre o altar, levantou um altar a Zeus com uma imagem enorme dentro do Templo. Estava profanado o Templo!   

MATATIAS foi morto e seus 5 filhos assumiram a batalha. Judas Macabeus (o Martelo), seu filho, lidera o pequeno exército formado por camponeses e no ano 167 a C expulsa os Sírios, restaura o Templo...!   Os JUDEUS precisaram LUTAR fisicamente pela sua Liberdade Religiosa e contra o Domínio Sírio e a sua religião e cultura.      

SE OS JUDEUS NÃO SE LEVANTASSEM, o que teria sido do Judaísmo?     

HOJE, TEMOS VISTO A AMEAÇA POLITICA, CULTURAL, SOCIAL E JURÍDICA TOTALMENTE CONTRA O CRISTIANISMO! E NÓS COMO CRISTÃOS, O QUE TEMOS FEITO? – Precisamos acordar enquanto é tempo! O Cristão vai precisar se POSICIONAR, SAIR DO ANONIMATO, SE EXPOR, EXPONDO A SUA FÉ, LUTANDO PELOS SEUS DIREITOS.... LUTANDO PELA LIBERDADE RELIGIOSA... O INIMIGO TEM AVANÇADO COM A SUA AGENDA, COM AS SUAS FILOSOFIAS APROVANDO ABORTO... CASAMENTO CONTRARIO AO QUE DEUS DETERMINOU......  – É TEMPO DE SAIR DO ANONIMATO E ABANDONAR O POLITICAMENTE CORRETO... – É TEMPO DE SE EXPOR...!    

Qual seria então a atitude correta que o Cristão deve tomar diante desse MUNDO, dessa sociedade corrompida e perversa? a) SE ISOLAR DO MUNDO... (crente ET)? b) CONVIVER SEM OFERECER RESISTÊNCIA ALGUMA (crente sem sal)? C) LUTAR DE FORMA ORDEIRA E PACIFICA CONTRA ESSE MUNDO (sendo sal e luz)? D) UNIR-SE E ACEITAR TUDO ISSO, POIS JÁ QUE NÃO PODEMOS COM O INIMIGO... (crente moderninho)?     Nessa Pandemia, os Governadores apoiados pelo STF, mandaram fechar as igrejas! E o que os CRISTÃOS FIZERAM? Obedeceram caladinhos! MANDARAM A GENTE FICAR EM CASA e nós ficamos... (7 milhões de infectados para 210 milhões em 1 ano= 3,5%. Dos infectados, 186.000 MORTOS= 2,6%. Se for 5X mais pessoas infectadas do que os dados oficiais, então o percentual de Letalidade cai muito... 0,5%...! Agora, vão nos obrigar a tomar vacina! – STF votou quase por unanimidade... MAS os imigrantes Venezuelanos, o STF decidiu que eles não poderiam ser obrigados a tomar as vacinas já utilizadas no país há anos...!   Quando olhamos para os MACABEUS que pegaram em armas e expulsaram os inimigos, qual a nossa reação? Se você estivesse lá naqueles dias e fosse um JUDEU, o que você faria? 


II- HANUKKAH CELEBRA O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DO AZEITE NA HANUKIA       Um grande milagre aconteceu lá! O milagre da vitória de um exército de camponês contra o poderoso exército Selêucida!       Agora, mais um milagre, o da multiplicação do AZEITE na HANUKIA.       As crianças judias brincam de um joguinho: UM MILAGRE ACONTECEU LÁ. E elas ganham dinheiro como presente. Hoje, vende nas lojas moedas de chocolate para esse jogo...! – Isso para ensinar a criança que Deus opera milagres!       Quando celebramos um milagre, estamos atraindo milagres sobre as nossas vidas, pois tudo aquilo que você celebra, você atrai! 


III- HANUKKAH CELEBRA A LUZ EM MEIO ÁS TREVAS         

João 10:22-30 nos mostra Jesus presente na festa do Hanukkah. Jesus, a Luz do Mundo, estava presente na festa das luzes.        

Em APOC 2:12-18 JESUS ESTÁ PRESENTE, ANDA NO MEIO DOS CANDELABROS, CANDEEIROS, DAS LUZES...      PARA NÓS QUE JÁ SABEMOS QUE JESUS É O MESSIAS, PARA NÓS CRISTÃOS, JESUS É O NOSSO HANUKKAH, É PARA ELE QUE DEDICAMOS O TEMPLO/NOSSA VIDA, ELE É A LUZ DO MUNDO... 


CONCLUSÃO: JOÃO 8:12 “Eu Sou a Luz do Mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”! 


MIBA – 20/12/2020 – FESTA HANUKKAH – AP WAGNER 

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.