4 min de leitura

Lucas 5:1-11         

Jesus durante os seus 3,6 anos de ministério, em todo o tempo, Ele trabalhava e pregava sempre visando entrar no coração dos seus ouvintes. Em todo o tempo Ele perguntava: Você deixa eu entrar na sua vida, no seu coração? - O crer nEle e O receber é exatamente permitir que Ele entre e faça morada em nós. Isso é uma linguagem simbólica para nos dizer que Jesus que nos fazer seus discípulos. – APOC 3:20 “Eis que eu estou à porta e bato, se alguém OUVIR a minha voz e ABRIR a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”! – Para Ele entrar temos que OUVIR A SUA VOZ, ABRIR A PORTA e TER COMUNHÃO COM ELE!       

Esse relato da chamada PESCA MARAVILHOSA apesar de constar nos 3 Evangelhos Sinóticos, mas só LUCAS nos traz os detalhes dessa chamada Pesca Maravilhosa!      

Fico aqui pensando: Mas que sorte foi essa a de Pedro que teve a honra de receber Jesus em seu barco, de ter sido escolhido por Jesus em meio a tantos outros barquinhos na praia do Mar da Galileia... POR QUE SERÁ QUE JESUS ESCOLHEU exatamente o Barco de Pedro e ENTROU NELE?


I – JESUS SUBIU NO BARCO DE PEDRO USANDO DA SUA SOBERANIA COMO DEUS      

Ele é Deus e escolhe quem Ele quiser, o barco de quem Ele quiser. E não importa se o barco é grande ou pequeno, bonito ou feio, seguro ou não. JESUS subiu no barco e PEDIU A PEDRO (afaste seu barco um pouco da praia para eu ENSINAR...). Pedro poderia dizer: estou cansado, ocupado, lavando as redes, tive um péssimo dia/noite, NÃO DÁ. Aí teríamos a SOBERANIA DE DEUS X LIVRE ARBÍTRIO DO HOMEM.     

HOJE JESUS ESTÁ USANDO DA SUA SOBERANIA e TE ESCOLHENDO, ESCOLHENDO A SUA VIDA, PORQUE ELE QUER TE USAR. Agora, você no uso da sua liberdade, livre arbítrio, decidirá o que fazer com o convite de Jesus!      

O TEMA: SOBERANIA DE DEUS é um grande desafio para a Teologia... imagine para a nossa mente... – PAULO tentando explicar essa SOBERANIA DE DEUS que escolheu ISRAEL COMO NAÇÃO, diz: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? (Romanos 9:20). PAULO DIZ QUE antes mesmo dos gêmeos terem nascido, DEUS JÁ TINHA FALADO: O mais velho será servo do mais moço (ROMANOS 9:12)! Mas Deus tinha um plano tanto na vida de JACÓ quanto na de ESAU. Deus escolheu AMBOS para propósitos DIFERENTES!      

PEDRO ainda não conhecia JESUS, não sabia quem Ele era, mas mesmo sem saber, DECIDIU OBEDECER. Aí no final, PEDRO descobre quem era aquele que escolheu o seu barco e a sua vida foi transformada... !      

HOJE JESUS ESCOLHEU VOCÊ, O SEU BARCO. Ele te sentou aqui nessa cadeira e está te ensinando... Ele te ama e quer mudar a sua vida...! 


II – JESUS SUBIU NO BARCO DE PEDRO PORQUE VIU NELE UM CORAÇÃO DE SERVO       

Pedro, mesmo cansado por ter trabalhado a noite inteira e ainda ter tido uma péssima pescaria, mas mesmo assim, SE DISPOS A SERVIR...!      

JESUS anda procurando SERVOS E NÃO SENHORES que só desejam satisfazer os seus desejos, prazeres, sonhos... Muitos querem SE SERVIR DE JESUS E NÃO SERVIR A JESUS...!      

Procura-se SERVOS! Eles sumiram... sumiram da sociedade, das empresas, das FAMILIAS... DAS IGREJAS... Cadê eles... Onde eles estão? O que houve que NINGUÉM FAZ MAIS NADA SE NÃO FOR PARA LEVAR ALGUMA VANTAGEM?       

QUEREM SERVIR DE ACORDO COM A SUA DISPOSIÇÃO...quando não estiver a fim, não serve...       

QUEREM SERVIR POR INTERESSES PARTICULARES... o que eu vou ganhar? Vou APARECER?...        

QUEREM SERVIR CONTANTO QUE NÃO ATRAPALHE OS SEUS PROJETOS...        

Está FALTANDO SERVOS E SOBRANDO SENHORES.      

JESUS não vai entrar no BARCO DE QUEM NÃO ESTIVER DISPOSTO A SERVIR...!      

PEDRO sem nem saber quem era AQUELE QUE ESTAVA SUBINDO NO SEU BARCO, se dispôs a SERVIR, empurrar o seu barco mais para o fundo e ficar ali aguardando até que Jesus terminasse o Seu ENSINO. 


III – JESUS SUBIU NO BARCO DE PEDRO PORQUE ENCONTROU NELE UM CORAÇÃO DISPOSTO A OBEDECER         

Vejamos a atitude de Pedro: Atendeu ao pedido de Jesus e levou o barco para um lugar mais fundo; Esperou pacientemente e sem interferir até que Jesus concluísse o seu ensino; OBEDECEU e fez CONFORME A PALAVRA DE JESUS, mesmo SENDO CONTRA A SUA PRÓPRIA VONTADE!        

São esses que JESUS ANDA PROCURANDO, SERVOS OBEDIENTES que ajam dentro da Palavra, que obedeçam, mesmo contra a sua vontade, a sua lógica, servos que FAÇAM CONFORME A PALAVRA DIZ...!         

Hoje temos muitos QUESTIONADORES E POUCOS OBEDIENTES. E dos POUCOS que estão dispostos a OBEDECER SEM QUESTIONAR, DEUS TEM USADO TREMENDAMENTE AS SUAS VIDAS: ABRAÃO é um grande exemplo disso quando Deus pediu seu filho ISAQUE e ele prontamente obedeceu na convicção de que DEUS PROVERÁ...(GEN 22:8)! – OBEDEÇA E DEUS PROVERÁ ....!!! 


IV – JESUS ESCOLHEU O BARCO DE PEDRO PORQUE ENCONTROU NELE UM CORAÇÃO ABERTO AO SOBRENATURAL 

Pescar toda a noite e não pegar nada e agora, durante o dia, quando os peixes se escondem na profundidade do mar, conseguir pescar aí só se for um milagre. Pois Pedro acreditou que um milagre poderia acontecer, de acordo com o comando dado por Jesus.        

Se você quer que Jesus entre NO SEU BARCO, em sua vida, em seu coração, ENTÃO SE PREPARE PARA O SOBRENAURAL...  você precisa crer em Milagres, em Anjos, no Céu, no inferno...! – Vivemos numa sociedade que a cada dia fica mais INCREDULA, CÉTICA E ATEIA... Muitos não conseguem enxergar UM PALMO Á FRENTE DO SEU NARIZ...       

O fato de você estar aqui participando de um CULTO, OFERECENDO UM CULTO A DEUS, é porque você crê no SOBRENATURAL... não sei até que ponto você crê... : Crê que Deus existe; Crê que Deus gosta de ser adorado; Crê que Deus foi quem CRIOU A IGREJA; Crê em céu e inferno... AI JÁ COMEÇA A SE COMPLICAR... – Crê EM ANJOS... CRÊ EM MILAGRES... CRÊ EM SALVAÇÃO....! 


V – JESUS ESCOLHEU O BARCO DE PEDRO PORQUE ENCONTROU NELE UM CORAÇÃO DESEJOSO POR MUDANÇA        

Imagino que Pedro já estava cansado dessa vida de pescaria, dessa monotonia, desse trabalho tão cansativo e pouco produtivo... de uma vidinha tão limitada, sem novidade, sem emoção... Talvez uma vida sem propósito (pescar, comer, remendar redes, descansar e pescar de novo...)!       

O ser humano gosta de desafios. Ele foi feito para viver desafios. Sem desafio, ele desanima... 

Ilust.: Dizem que ALEXANDRE, O GRANDE, aos 26 anos conquistou o MUNDO e entrou em depressão porque NÃO TINHA MAIS NADA PARA CONQUISTAR... morreu em 323 a C aos 33 anos!      

Jesus quer HOJE ENTRAR EM NOSSO BARCO, USAR O NOSSO BARCO para a glória dEle, para ENSINAR AS PESSOAS SOBRE O DESAFIO DE SER CRISTÃO NUMA SOCIEDADE NÃO CRISTA, HIPOCRITA E DOMINADA PELO MALIGNO... – Ser cristão hoje está cada vez mais difícil... O mundo está se revoltando contra os cristãos... E é nesse contexto que Jesus está nos chamando... TEM CORAGEM? - “Não vos conformeis com esse MUNDO, mas transformai-vos...”! 

CONCLUSÃO:     Jesus nos contou a Parábola das BODAS ilustrando assim o que é o REINO DOS CÉUS e como funciona. E Funciona assim: você é CONVIDADO, mas INVENTA UMAS DESCULPAS e não VEM e aí, quem não ERA DIGNO, CONVIDADO ESPECIAL COMO VOCÊ, acaba entrando e VOCÊ FICA DE FORA. Simples assim! O BANQUETE FOI PREPARADO, você foi convidado, mas não quis. Aí o Sr. Manda chamar pelos becos e valados, OS MAUS E OS BONS... até que a CASA SE ENCHA (Mateus 22:1-14).  O texto termina dizendo: “Muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”! Você está sendo chamado agora. JESUS decidiu entrar no seu barco, na sua vida. Agora é com você! A escolha, o convite chegou. 


MIBA – 21/11/2021 – Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.