Marcas Do Avivamento No País De Gales


3 min de leitura

O País de Gales, capital Cardiff, Rainha Elisabeth II do Reino Unido,  é um dos 4 países constituintes do Reino Unido, país na Grã Bretanha (vizinho a Inglaterra), hoje com 3.136 Milhões de habitantes (em 1904, 1 milhão). Os Galeses tem origem nos Bretões Celtas, conhecido como uma das nações Celtas modernas.       

Exatamente no dia 07/11/1904, num Culto de Oração, Evans Roberts tomou a palavra, leu Malaquias 4:2 “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas”. E disse: Assim como com Jesus se cumpriu Isaias 61:1-3 na Sinagoga em Nazaré, seria cumprida aquela palavra naquele dia! Ao orarem, OUVIU-SE UM ESTRONDO, o lugar ficou temível, o senso da presença do Espírito estava muito forte, muitos clamavam e choravam... COMEÇAVA O GRANDE AVIVAMENTO DE GALES que iria lançar fagulhas até Los Angeles na rua azusa!       

Avivamento é a solução para os nossos problemas e mazelas sociais que vivemos hoje. Chega de violência, crimes, roubos, corrupção, degradação moral, prostituição, drogas, injustiças sociais... Ainda que sejamos 30 a 35% da população, mas estamos LONGE DE SALGARMOS ESSA SOCIEDADE, pois os crentes são OS FRIOS OU MORNOS, DESCOMPROMETIDOS, CRISTÃOS DE APARÊNCIA... Com esse tipo de crente jamais transformaremos a nossa sociedade. Só mesmo com crentes AVIVADOS...!     

Ainda que estime-se que 7 em cada 10 crentes são PENTECOSTAIS, MAS NÃO SÃO VERDADEIRAMENTE AVIVADOS... Precisamos ATEAR FOGO NESSA NAÇÃO... PRECISAMOS DE TOCHAS VIVAS, ACESAS, PARA INCENDIAR OUTROS... !!!     

Vejamos MARCAS DESSE AVIVAMENTO... 


I – HUMILDADE – Tiago 4:6 “...Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”!      

Quanto mais humildes, mais graça de Deus receberemos!        

Evans Roberts e seus auxiliares eram extremamente HUMILDES... Todo o tempo a sua preocupação era a glória de Deus, só para Deus. Ele não queria PROPAGANDA, não se deixava fotografar, não aceitava HONRA... 


II – FORTES EMOÇÕES        

Tremores, quedas, arrebatamentos, choro, gritos... EM TODO CULTO TINHA MANIFESTAÇÕES EMOCIOANAIS INTENSAS...        

FORTES EMOÇÕES E POUCO ENSINO: Quem vai querer estudar sobre JESUS tendo a oportunidade de experimentar Jesus lhe tocar?        

FORTES EMOÇÕES E POUCA PREGAÇÃO: A ênfase dos cultos não era pregação... O País de Gales, bem como toda a Inglaterra, historicamente tinha gerado os maiores pregadores do mundo... Spurgeon, o príncipe dos pregadores foi da inglaterra. Mas as pregações eram PEÇAS HOMILÉTICAS FRIAS, SEM VIDA, E SEM UNÇÃO... o povo já estava cansado de as sofrer...: ISAIAS 1:11-17        

Não existe avivamento sem EMOÇÃO! Não existe presença de Deus no culto sem que as pessoas não se emocionem! Nem toda EMOÇÃO NA ADORAÇÃO é sinal da presença de Deus, da atuação do Espírito, mas TODA E QUALQUER ATUAÇÃO DO ESPÍRITO ENVOLVE EMOÇÃO!        

FORTES EMOÇÕES COM MUITO LOUVOR: Não tinha líder de louvor, o órgão de tudo ninguém tocava, mas a igreja formava um grande coral...!       

CULTOS sem nenhuma ordem e era marcado por ORAÇÃO, LOUVOR, QUEBRANTAMENTO E CONVERSÕES EM MASSA! Quando Deus não se MOVE, os cultos são um peso, um fardo. Mas quando Deus se move, as pessoas são atraídas. 


III – SANTIDADE, ARREPENDIMENTO, QUEBRANTAMENTO E OBEDIÊNCIA AO ESPÍRITO SANTO          

3.1 – Santidade é a prova de que nós estivemos na presença de Deus: Ser cristão é um chamado à santidade – I PEDRO 1:14-16          

Estamos rodeados de crentes envolvidos com o pecado...         

3.2 – Avivamento leva ao Arrependimento, a uma consciência de CODNENAÇÃO, DE JUIZO DIVINO: “Arrependimento não é quando você chora, ainda que um profundo e sincero arrependimento nos leve ao choro, mas arrependimento é quando a gente MUDA”!        

Tem muitos crentes arrependidos que VOLTAM A COMETER OS MESMOS PECADOS: II PEDRO 2:22 “... “o cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal”!        

Em Pecadores nas Mãos de um Deus irado, as pessoas, arrependidas, choravam e se agarravam às colunas do templo como se sentissem serem sugadas para o inferno...!        

3.3 – QUEBRANTAMENTO: O evangelista SETH JOSHUA pregou na Escola preparatória onde Evan Roberts estava e orou ao final dizendo: Senhor, DOBRA-NOS! Evan Robert ouviu Deus falar com ele: É DISSO QUE VOCÊ PRECISA! Ele então permaneceu orando, enquanto as pessoas saiam, e de repente, ele foi TOMADO PELO ESPÍRITO SANTO: sentiu uma força entrando nele; senti um fogo; sentiu perder o fôlego; caiu de joelhos; suava; lágrimas jorravam...”! Era uma quinta-feira, 29/09/1904. Ali Deus acendeu o SEU TIÇÃO...!!!  - SALMO 51:17 “... a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus...”!      

3.4 – OBEDIÊNCIA AO ESPÍRITO SANTO: Quem dirige um avivamento é o Espírito Santo. E Ele só virá quando a igreja, os líderes, entenderem isso de uma vez por todas... Ele precisa tomar a direção e fazer do jeito dele... – E cada vez Ele faz de um jeito diferente... ! Ele NÃO PEDE OPINIÃO A NINGUÉM, NEM AUTORIZAÇÃO PARA AGIR...     

JOÃO 3:8 “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito Santo”! Assim é TODO AVIVAMENTO NASCIDO DO ESPÍRITO SANTO...!     

EVAN ROBERTS ESTABELECEU 4 PONTOS PARA GUIAR O AVIVAMENTO: 

  • DAR A DEUS TODA A GLÓRIA;
  • ORAÇÃO;
  • OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTOE OBEDECER;
  • CONFESSAR A JESUS PUBLICAMENTE!

CONCLUSÃO: O que poderia dizer mais sobre o Avivamento do país de Gales? Levou a Jesus mais de 100 mil pessoas... todas as igrejas cresceram...     

Evan Robert orava por AVIVAMENTO PESSOAL E NACIONAL há 13 anos!     Você acredita que Deus possa fazer DE NOVO...?

22/08/2021 – Ap. Wagner Tenório – MIBA

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.