Nosso cordeiro venceu, vamos segui-lo!


3 min de leitura

I COR 11:17-32         

Hoje teremos a oportunidade de celebrarmos a Santa Ceia do Senhor... hoje é dia de falarmos para a igreja sobre igreja!         Em 1722, um grupo de cristãos chamados de MORÁVIOS (região da antiga Tchecoslováquia) fugiram da perseguição religiosa, cruzaram a fronteira da Alemanha e entraram numa faixa de terra chamada HERRNHUT, pertencente ao CONDE ZINZENDORF, um cristão Luterano, que permitiu que eles residissem ali. Depois vieram outros grupos religiosos que também eram perseguidos e foram se juntando ali.         

No dia 13/08/1727 esses irmãos chamados “MORÁVIOS”, se uniram com outros grupos religiosos que moravam no mesmo povoado e celebravam uma CEIA como uma IGREJA. E ali o Espírito Santo conduziu aquele culto de tal forma que os irmãos PEDIRAM PERDÃO UNS AOS OUTROS, SE ABRAÇARAM... colocando um fim em todas as suas divergências doutrinárias e até de relacionamento, estabelecendo um acordo de paz entre eles. O PR. ROTHE então declarou: HOJE APRENDEMOS A AMAR! Deus derramou uma UNÇÃO PODEROSA e ali teve início o grande avivamento Espiritual que influenciou outros avivamentos, como o de JOHN WESLEY! Você já conhecia essa história de Avivamento dos Morávios?        

O Avivamento MORAVIO é conhecido pela sua TORRE DE ORAÇÃO com o seu relógio de oração que durou 100 anos... e pela sua VISÃO MISSIONÁRIA. O Seu lema era: Nosso Cordeiro Venceu! Vamos segui-Lo! É linda essa história de mais um grande avivamento espiritual...!        

Vamos meditar em I COR 11:17-32 e celebrarmos essa CEIA clamando a Deus por AVIVAMENTO...! 


I – ACABEMOS COM AS DIVISÕES INTERNAS NA IGREJA – I COR 11:18-19       

A Igreja em Corinto tinha lá os seus problemas de relacionamento, tinha seus partidos, facções... Mas qual igreja que não tem¿ Ou melhor dizendo: Qual grupo de pessoas não tem as suas divergências?      

Em I COR 3:1-9 Paulo nos fala dessas divisões...      

COMO ACABAR COM ISSO?

  • Vá até o irmão e pergunte o que está acontecendo: Ilust.: Muitas vezes a gente INVENTA as nossas próprias DIVERGÊNCIAS: Aí um irmão passa e não nos cumprimenta... já é motivo para ficarmos IMAGINANDO COISAS... E dessas “imaginação” surgem as DIVISÕES... AO INVÉS DE IR LÁ ATÉ O IRMÃO e perguntar... POR QUE NÃO?
  • Tenhamos maturidade para saber que NÃO AGRADAREMOS A TODOS: Nem Jesus conseguiu...; MAS PRECISAMOS RESPEITAR as opções, escolhas, gostos, preferências...! – Você não precisa MORRER de tristeza porque alguém não gosta de você... AMEMOS A TODOS, MAS GOSTAR DE TODOS AÍ já é outra questão...!
  • Não dê ouvidos a FOFOCAS E NEM A FOFOQUEIROS: Se alguém vier falar MAL de algum irmão, chame o irmão para participar dessa conversa... !
  • INVEJA, CIUME, FACÇÕES, IRAS...: Obras da carne que precisam ser eliminadas do nosso meio. Devemos TRATAR os irmãos com todo o respeito, educação e AMOR cristão! – ALEGRE-SE COM A CONQUISTA DO IRMÃO...!

    Ilust.: OS MORÁVIOS estavam naqueles dias vivendo atritos, intrigas e discussões entre eles... Um irmão foi até a porta da casa onde estava tendo culto e gritou contra o pastor... – Outros gritaram com o próprio CONDE ZINZENDORF que os recebeu, dizendo que ele era um HEREGE...! – ELES PRECISARAM DE UMA REUNIÃO PARA AJUSTAR AS COISAS...!!! Elegeram 12 anciãos para administrar toda aquela comunidade e assinaram um grande acordo com normas de relacionamento. Quando eles se ajustaram, VEIO O AVIVAMENTO! 


II- ACABEMOS COM O INDIVIDUALISMO E VIVAMOS O COLETIVISMO NA IGREJA – I COR 11:21      

“... cada um toma antecipadamente... e há quem tenha fome...”!      

O INDIVIDUALISTA é um conceito político e social, onde o INDIVÍDUO é o centro de tudo! Individualista é aquela pessoa EGOÍSTA que sempre se coloca em primeiro lugar... ! Ele é sempre EGOISTA, NASCISISTA, TUDO DELE É MELHOR DO QUE OS OUTROS, ELE É SEMPRE O CARA... SÓ CONTA VANTAGEM, É CONTROLADOR, CENTRALIZADOR...! – Ele não gosta de SE RELACIONAR E TAMBÉM NINGUÉM O SUPORTA... é um “PSICOPATA”...!     

O INDIVIDUALISTA procura o OUTRO para SERVI-LO. E aí, uma vez estando satisfeito, abandona a sua vítima... é um APROVEITADOR...!! – ENQUANTO QUE O CHAMADO DE JESUS É PARA SERVIR E NÃO SER SERVIDO....!       

A IGREJA ENSINA, PREGA, VIVE O COLETIVISMO. O INDIVIDUALISMO SIGNIFICARIA A MORTE DA “IGREJA EM SUA ESSÊNCIA”... IGREJA EKLESIA é a reunião, a união dos CHAMADOS PARA FORA... !!!       

O DESAFIO DA IGREJA É “ESTAR JUNTOS, ter tudo em comum, repartir com aqueles que não tem, cair na simpatia de todo o povo, TER UM SÓ CORAÇÃO E ALMA, NÃO TER NENHUM NECESSITADO... a fim de que ninguém sinta falta de nada... !         


III- RECONHEÇAMOS E RESPEITEMOS A AUTORIDADE ESPIRITUAL DA IGREJA – I COR 11:22 “... ou MENOSPREZAIS a igreja de Deus...?”!        

Igreja é o CORPO VIVO DE CRISTO, tendo o próprio CRISTO como o cabeça da Igreja! Ela é uma instituição MUITO MAIS divina do que meramente humana. E infelizmente muitos se relacionam com a igreja HUMANA e se esquece que ela é DIVINA. Ela foi criada por JESUS, foi uma ideia dEle. E Ele AMA A SUA IGREJA  e a si mesmo se entregou por ela e um dia Ele virá BUSCAR A SUA IGREJA!!!        

3.1 – IGREJA POSSUI AUTORIDADE ESPIRITUAL SOBRE DEMÔNIOS: Mateus 16:18 “... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...”! – Se alguém se coloca contra a Igreja, persegue a Igreja... logo sabemos quem está por trás disso...!       

3.2 – IGREJA POSSUI AUTORIDADE DISCIPLINAR SOBRE OS SEUS MEMBROS: Mateus 18:17 “E se ele não os atender, dize-o à Igreja...”! ; I COR 5:3-6 !!! – I COR 11:32 “... disciplinados pelo Senhor para não sermos condenados com o mundo”!       

3.3 – IGREJA POSSUI AUTORIDADE PARA EXIGIR SANTIDADE DOS SEUS MEMBROS: EFESIOS 5:22-32 TEMOS O MISTÉRIO ENTRE CRISTO E A IGREJA! A Igreja deve estar SUBMISSA A CRISTO... e deve VIVER EM SANTIDADE, sem mancha, ruga, mácula ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível... – A Igreja SOMOS NÓS... Nós devemos viver em santidade...!       

Aí tem MEMBROS que QUEREM SERVIR Á IGREJA de qualquer JEITO... estando em pecado deliberado, consciente, proposital e aí vem para o ALTAR, SE APRESENTA PUBLICAMENTE e os incrédulos o vêem e aí começam as críticas e chacotas contra a igreja... (adultério, prostituição, roubos, fornicação, mentira, fofoca, intrigas... – E os PECADOS OCULTOS¿ Deus sabe de cada um deles... CEIA É OPORTUNIDADE DE ARREPENDIMENTO, CONFISSÃO, MUDANÇA DE VIDA, PERDÃO...!!!      

Quando a gente vem SERVIR Á IGREJA E NA IGREJA, A GENTE ESTÁ SERVINDO A DEUS. E Deus é SANTO... ! – SALMO 101:6-7 “... somente quem tem vida íntegra me servirá. Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença”!      

Ilust.: Escândalos na igreja só depõe contra o Evangelho, causa tropeço na vida dos novos crentes... e afasta os não crentes... !!! “E ai daqueles por quem vem os escândalos...” (LUCAS 17:1-2)!!      

Os cristãos em CORINTO estavam “MENOSPREZANDO A IGREJA” = KATAPRONEO = desdenhar, desprezar, ter um baixo conceito, DESRESPEITO... ! CONCLUSÃO: Muitos cristãos perderam o TEMOR A DEUS... perderam o MEDO DA CODNENAÇÃO ETERNA, DO INFERNO... acham que SALVAÇÃO é uma coisa BANAL e Jesus já deu a todos... NÃO NOS ENGANEMOS... – Quando voltamos as costas para Jesus nos entregando ao pecado, pode aguardar condenação e não salvação, se não se arrepender... – HEB 6:4-8!     

CEIA é momento de arrependimento, confissão, mudança de vida... salvação... – FOI NUM CULTO DE CEIA QUE TEVE INÍCIO O GRANDE AVIVAMENTO DOS MORÁVIOS... 13/08/1727...!!! 

MIBA – 06/06/2021 – Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.