O Cego de Betsaida


3 min de leitura

Marcos 8:22-26      

Estive no sítio arqueológico de Corazim e Betsaida, vizinhos, pequenos vilarejos próximo ao Mar da Galileia, ao norte, bem perto onde o Rio Jordão desagua no Kineret, Genesaré, Tiberiades... Não sobrou muita coisa dessas aldeias de pescadores.  

– Jesus em MATEUS 11:20-24 falou para essas aldeias Corazim, Betsaida e a cidade de Cafarnaum... “... no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós”!    

Betsaida significa em Aramaico: Casa do Peixe. Lá NASCERAM Pedro e seu irmão André, como também Tiago e João. Depois se mudaram para Cafarnaum onde o comércio de Peixes era bem maior e tinha uma rota que levava a Roma.     

Lendo esse relato exclusivo de Marcos, relatando a cura do cego de Betsaida, observamos que essa cura foi bem diferente das demais curas. Observo que Jesus cismou com a Aldeia de Betsaida. Primeiro ele não curou dentro da aldeia, mas fora; Depois Jesus aparentemente curou em 2 tentativas; Depois Jesus disse para aquele cego NÃO VOLTAR para aquela Aldeia! VEJAMOS O QUE JESUS ESTÁ ENSINANDO AQUI...


I – SAIA DE BETSAIDA        

“Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia...” (Marcos 8:23). Por que isso? – Jesus já tinha falado da situação daquela aldeia, daqueles moradores, eles eram PIORES do que os inimigos de TIRO (Cidade do Líbano, hoje SUR) E SIDOM (3ª maior cidade do Líbano). Betsaida, nos dias de Jesus, se caracterizava pela sua INCREDULIDADE. Era uma cidade, uma aldeia de incrédulos. JESUS NÃO OPERA NA INCREDULIDADE!

– SAIA DA INCREDULIDADE, POIS ELA É CONTAGIOSA: Um ambiente regado a FÉ, a testemunhos de milagres, só vai atrair mais milagres... 

– Por isso o SALMISTA MANDA TESTEMUNHAR (SL 106:2 “Quem saberá contar os poderosos feitos ...ou anunciar os seus louvores?”!    

Pessoas que só VIVEM RECLAMANDO, MURMURANDO, CRITICANDO... NÃO ELOGIA NADA... NADA ESTA BOM....!
– SAIA DA INCREDULIDADE, POIS ELA É PESSIMISTA: Diz a NEUROCIENCIA QUE O QUE EU PENSO, FALO E SINTO cria a minha realidade de VIDA! 

– A PALAVRA DE DEUS pode nos curar, nos transformar a MENTE, O CORAÇÃO E NOSSA FALA E CONSEQUENTEMENTE , TODA A NOSSA REALIDADE! 

– PROV 18:20 “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz”! JESUS NOS DIZ QUE “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai... porque procede do coração (MAT 15:11 e 18)!
– SAIA DA INCREDULIDADE, POIS ELA TE LEVA Á DERROTA: Você precisa acreditar EM DEUS, EM VOCÊ, NA SUA VITÓRIA...! Não se deixe contaminar por incredulidade... pessimismo... sentimentos negativos de inferioridade, de limitações...! 


II- RETIRE BETSAIDA DA SUA MENTE 

Betsaida significa incredulidade. Jesus veio mudar a MENTE, A VISÃO, O ENTENDIMENTO das pessoas. Ele não apenas restaurou a VISÃO daquele cego, mas também a sua MENTE, a sua MANEIRA DE VER AS COISAS, DE JULGAR O MUNDO... AGORA, AQUELE EX-CEGO, “... tudo distinguia de modo perfeito” (V.25). 

Alguns comentaristas dizem que essa CURA de JESUS FOI GRADUAL e portanto, JESUS pode também curar gradualmente as pessoas... PODE SIM. Mas recorrendo a uma EXEGESE SIMPLES, vemos algo interessante: “... Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista (Grego, ANABLEPÔ, ver com os olhos físicos), respondeu: Vejo (BLEPÔ) os homens, porque como árvores os VEJO (Grego, HORAO=VER COM A MENTE) andando”! 

– “Então novamente lhe pôs as mãos nos olhos e ele passando a VER claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito” (V.25).

A Visão de Aldeia enxerga o homem como árvore! A árvore nasce ali e jamais muda de lugar. Árvore não muda, mas o homem sim! 

A Visão de Aldeia enxerga o MUNDO bem pequeno. Mas quando ele sai, aí ele vai ver como é grande o mundo! 

Ilust.: O MITO DA CAVERNA de Platão: A Parábola da Caverna... Pessoas acorrentadas, presas no interior de uma caverna...olhando para a parede... com uma fogueira atrás. Um deles consegue fugir e aí o sol lá fora o deixa cego... Ele volta para tirar os seus companheiros, mas eles não querem... eles acham que lá fora é perigoso...! 

– MUITOS CRISTÃOS vivem o MITO DA CAVERNA, não tem coragem de SAIR DA CAVERNA... 

O chamado de JESUS é para vivermos uma vida abundante... sermos felizes... conquistarmos tudo aquilo que deseja o nosso coração... E se não conseguirmos? LUTAMOS! O PROCESSO é o que conta, pois você tentou, viveu a emoção de tentar, de arriscar... Mas creia! Vai dar certo! 

Mas para dar certo, precisamos ARRANCAR ESSA NOSSA MENTALIDADE DE ALDEIA, DE POBREZA, DE NÃO POSSO... 

– FIL 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece”! ISAIAS 45:3 “dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”! 

Uma MENTE DE ALDEIA NÃO CONQUISTA O MUNDO... mas só limitado. Mente de CIDADE já dá uma melhorada... Mente de ESTADO, opa cresceu um pouco... MENTE DE NAÇÕES... PEDE-ME E EU TE DAREI AS NAÇÕES POR HERANÇA... SALMO 2:8! 

No LIVRO “PAI RICO, PAI POBRE” ele nos fala de 4 FONTES DE RENDIMENTO, DE GERAÇÃO DE RIQUEZA: FUNCIONÁRIO, AUTÓNOMO, EMPRESÁRIO E INVESTIDOR! – Qual é a sua MENTALIDADE? – ALDEIA, CIDADE, CAPITAL E MUNDO!


III- NÃO VOLTE À BETSAIDA 

Marcos 8:26 “E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia”! 

Voltar à aldeia seria voltar à Cegueira, à incredulidade! 

Voltar à aldeia seria voltar à Mesmice, a uma MENTE MEDÍOCRE, POBRE e SEM A PERCEPÇÃO REAL DAS COISAS! 

3.1- A GENTE QUER VOLTAR À ALDEIA QUANDO SE DECEPCIONA: aí uma frustração nos fere e a gente desiste... Não queremos tentar mais...! 

3.2 – A GENTE QUER VOLTAR À ALDEIA QUANDO NÃO CONSEGUE, QUANDO FALHAMOS, QUANDO VEM OS OBSTÁCULOS: O Segredo do Sucesso está em NÃO DESISTIR NUNCA...! 

– Ilust.: Tem pessoas que luta contra um PECADO e até consegue vitórias, mas ai vem a queda... e vem satanás para dizer: você não vai mais sair dessa...! 


CONCLUSÃO: Quando Deus libertou o seu povo do Egito, foi uma festa... Saíram cheios de bens, roupas, ouro... Mas á primeira dificuldade, eles já queriam voltar... E cada vez que surgia um obstáculo, o discurso já estava pronto: Vamos levantar um Chefe e voltar! ALDEIA NÃO TEM FUTURO PARA NINGUÉM! É aquela vidinha o tempo todo... 

JESUS FEZ UM MILAGRE TREMENDO E DISSE PARA AQUELE EX-CEGO: EU TE CUREI, EU TE TIREI DA ALDEIA E EU TE PROÍBO DE VOLTAR! NÃO VOLTE!

- HOJE JESUS NOS DIZ: EU TE SALVEI. EU TE PERDOEI. EU TE DOU UMA VIDA EM ABUNDÂNCIA, MAS NÃO VOLTE AO PECADO!


MIBA – 14/03/2021 – Ap. Wagner Tenório

 Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.