O Poder Do Evangelho


4 min de leitura

Romanos 1:16           

O Poder do Evangelho é algo impressionante na sua capacidade de mudança e transformação do homem! Quando o homem é confrontado pelo Evangelho e se rende a Ele, começa um processo impressionante de conversão, transformação integral, total, santificação...: corpo, alma e espírito! Mas para esse Poder operar, o homem precisa deixar!           

A Fé vem pelo Ouvir e ouvir a Palavra de Deus... Ai você ouve, se rende, aceita, compreende, decide SE CONVERTER... Ai o Espírito Santo o SELA, passamos a pertencer a JESUS. Ai começa um PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO... e vamos crescendo... o PODER DO EVANGELHO então começa a TRANSFORMAR NOSSO CARÁTER, PASSAMOS A DOMINAR A NOSSA CARNE E DEIXER NÃO AO PECADO... Daqui a pouco, as pessoas a nossa volta vão perceber que MUDAMOS...         

A TRANSFORMAÇÃO OPERADA PELO PODER DO EVANGELHO é para alcançar a nossa ALMA, ESPÍRITO E CORPO... Não é pela metade...! Esse PODER (Grego, DYNAMUS = PODER MORAL, PODER ESPIRITUAL para realizar MILAGRES, “PODER E INFLUÊNCIA PRÓPRIA DOS RICOS E AFORTUNADOS, PODER EM RIQUEZAS QUE CRESCEM”! – ESSE DYNAMUS   É PARA “SOTERIA” SALVAÇÃO QUADRUPLA: PODER, PENALIDADE, PRESENÇA E PRAZER DO DE PECAR!           

O homem precisa permitir que o Evangelho molde todo o seu ser, todas as áreas da sua vida. O Evangelho para agir, precisamos permitir, seguir, aprender, ouvir, nos dobrar... NOS BATIZAR/MERGULHAR POR INTEIRO NESSE PODER...  NOS DEIXAR DISCIPULAR... E o EVANGELHO será  a FERRAMENTA usada pelo DISCIPULADOR para NOS MOLDAR!          

O PODER DO EVANGELHO ABRE ENTÃO A PORTA PARA QUE OUTROS PODERES COMECEM A OPERAR EM NOS...: 


I – O PODER DO EVANGELHO NOS LEVA À AUTO-LIDERANÇA       

Agora, quem vai liderar a sua vida é JESUS e os princípios dessa Liderança estão nos Evangelhos, na Bíblia! Mas Jesus não nos escraviza, não nos ROBOTIZA... ELE nos deixa com o LIVRE ARBÍTRIO funcionando... E SOMOS FORTALECIDOS em NOSSO HOMEM INTERIOR PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO para podermos EXERCER A NOSSA AUTO-LIDERANÇA!      

Mas mesmo CRENTE, CONVERTIDO, ainda temos MUITA DIFICULDADE DE NOS AUTO-LIDERAR! ORA, COMO VAMOS LIDERAR OS OUTROS SE NÃO CONSEGUIMOS NEM LIDERAR A NÓS MESMOS? 

  • – AUTO-LIDERANÇA É SABER DIZER NÃO: Saber dizer NÃO AO DIABO... NÃO AS MÁS COMPANHIAS... NÃO AOS MANIPULADORES, APROVEITADORES E EXPLORADORES ... (Eles estão principalmente nas nossas famílias... marido, filho, cunhado... ) – NÃO AOS DESEJOS PECAMINOSOS DA CARNE... CORAGEM E PODER PARA DIZER NÃO AO MUNDO... – JESUS não mudava o discurso, não se amoldava ás exigências dos seus ouvintes para que MAIS PESSOAS O ACEITASSEM... Não! Quem quiser, SIGA-ME. Quem não quiser, PROBLEMA...!
  • – AUTO-LIDERANÇA É ASSUMIR A DIREÇÃO DA NOSSA VIDA: Você precisa saber o que você quer da vida! – Muita gente vive “coxeando entre dois caminhos”... como nos DIAS DE ELIAS...! – Tem gente que UM DIA QUER.... MAS NO DIA SEGUINTE, mudou de ideia...! – UM DIA ESTÁ QUERENDO FUGIR DO EGITO... que lá não presta... NO DIA SEGUINTE, VINDO AS DIFICULDADES, JÁ QUER VOLTAR PARA O EGITO... comer alho... (“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito... pepinos, alhos porós, cebolas, alhos...” Num 11:5)! - Quer ser ESCRAVO OU QUER SER LIVRE?

           NÓS PRECISAMOS SABER O QUE QUEREMOS PARA NÓS MESMOS! E quem sabe o que é melhor para você NÃO É O SEU AMIGO, O SEU VIZINHO, O SEU PATRÃO... É VOCÊ! 

  • – AUTO-LIDERANÇA É ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DA NOSSA VIDA:

           Nós somos responsáveis por TUDO O QUE ACONTECE com a gente. Não vai adiantar nada culpar as pessoas pelos nossos sofrimentos, decepções, atrasos na vida, dificuldades... Ainda que exista culpados, mas não vai resolver... Só vai nos JUSTIFICAR E NOS SERVIR DE MOLETA...! – O LÍDER DE SI MESMO ASSUME AS SUAS RESPONSABILIDADES! 

– ILUST.: ADÃO quando Deus perguntou se ele comeu da árvore, ele covardemente disse: A Mulher que tu me deste... (GEN 3:12)! – MOISES quando voltou do MONTE SINAI, ARÃO TINHA FEITO UM BEZERRO DE OURO... (Êxodo 32:1-2, 22 e 24)! COVARDIA DE ARÃO... transferiu a culpa para o povo...!   


II- O PODER DO EVANGELHO NOS LEVA A MUDAR MAUS HÁBITOS      

O Poder do Evangelho nos leva a ASSUMIR, CONQUISTAR E NOS DISCIPLINAR PARA TERMOS NOVOS HÁBITOS!     Hábito: maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo; maneira permanente e frequente de se comportar, MANIA...”!     

Quando o PODER DO EVANGELHO nos alcança, ELE EXPLODE COM OS NOSSOS velhos hábitos e costumes que não agradam a Deus, que não nos edificam, que são contrários ao Evangelho!     

MUDAR um Hábito não é fácil! Existe um PODER dominante por trás dos hábitos, mas esse poder é MENOR DO QUE O PODER DO EVANGELHO...! Ainda que sejam demônios, principados e potestades que estejam por trás dos nossos maus hábitos, eles serão expulsos e nós seremos livres!     

CONVERTER-SE É MUDAR HÁBITOS! A Conversão nos leva à santificação e santificar-se exige mudança de HÁBITOS, SUBSTITUIÇÃO DE HÁBITOS. Hábitos novos saudáveis e santos...! LER A BÍBLIA, ORAR, CULTO, CÉLULA...     

HÁBITO NÃO SE ACABA, SE SUBSTITUI. A técnica é substituir um hábito ruim por um saudável. Segundo Charles Duhigg autor do LIVRO: O PODER DO HÁBITO; O HÁBITO é um caminho criado pelo cérebro para atingir o prazer e sempre pela Lei do Menor Esforço. Ele acontece em TRÊS ETAPAS/FASES: DEIXA/GATILHO, ROTINA, RECOMPENSA. Seria a grosso modo: experimentou uma vez, GOSTOU, REPETIU, FORMOU O HÁBITO. 

– ILUST.: Fumante: viu o maço de cigarro, lembra do prazer, o cérebro manda logo pegar e fumar (Por isso q nas carteiras de cigarro tem imagens de pessoas morrendo de câncer). QUEBRAR uma dessas ETAPAS do processo vai eliminar aquele mau hábito. SUBSTITUIR o hábito, oferecendo ao cérebro uma RECOMPENSA também vai resolver. Filme Comediante Jerry Lewis deixou de fumar contratando uma pessoa para DAR UM MURRO NELE quando o pegasse fumando... aí não tinha mais prazer, mas dor...!     

TODOS NÓS TEMOS HÁBITOS E nem todos os nossos hábitos são BONS, SAUDÁVEIS E SANTOS... Todos estamos num processo de santificação... lutando contra o pecado. “Não somos pecadores lutando para sermos santos, mas SANTOS lutando contra o pecado”!     

Só Quem pode mudar o nosso HÁBITO somos nós mesmos! O meu Líder não muda o meu mau hábito...! Portanto, LUTE ... SE ESFORCE... MATE O SEU LEÃO TODO DIA... – SUBSTITUA o seu mau hábito por um bom hábito. FAÇA DISSO UMA ROTINA ATÉ CRIAR O NOVO HÁBITO! ENGANE O SEU CÉREBRO... DÊ O SEU JEITO... MAS VENÇA. O PODER DO EVANGELHO é uma dinamite que EXPLODE os nossos maus hábitos...! – TODO HÁBITO GERA PRAZER e é esse prazer que escraviza...!     

Comece identificando todos os seus MAUS HÁBITOS! Fumar, beber, drogas, brigas, vícios nas redes sociais, joguinhos, torcida fanática por times, descontrole financeiro (vive sempre endividado...), novelas, TV... 


III- O PODER DO EVANGELHO NOS TORNA NOVAS CRIATURAS        

Esse PODER tem que 

a)NOS FAZER NOVAS CRIATURAS... 

b)TEM QUE FAZER as coisas velhas passarem... 

c)TEM que fazer tudo novo (II COR 5:17). Se não estiver acontecendo isso, então seria porque nós não temos permitido que o Evangelho exploda dentro de nós... como uma bomba...!      

– ILUST.: Quando o Evangelho entrou na vida de PAULO, logo o fez diferente, colocou a vida dele de cabeça para baixo ou melhor, para cima... Quando esse Evangelho entrou nos 12 APÓSTOLOS DE JESUS, eles transformaram o mundo...     

– ILUST.: Quando esse Evangelho entrou na vida de ZAQUEU, fez dele um novo homem com uma nova postura como cidadão...     

– ILUST.: Quando esse Evangelho entrou no ENDEMONINHADO GADARENO... mudou completamente a vida dele...     E na sua vida, o EVANGELHO JÁ ENTROU...?  E MUDOU A SUA VIDA? O QUE MUDOU ENTÃO? (pergunte para alguém que te conhecia antes...)!     

O Evangelho nos dá uma NOVA MENTE... (I COR 2:16) a forma de vermos o mundo, as questões sociais, políticas... a nossa revolta quando infligem as LEIS DE DEUS e Seus princípios e valores... a INDIGNAÇÃO logo toma conta da gente... E NÃO NOS CONFORMAMOS COM ESSE MUNDO, mas já queremos transformá-lo... ROMANOS 12:1-2     

Quando o Evangelho entra em nossos corações, ele explode fazendo de nós um novo homem! A nossa MENTE agora pertence a Jesus e a gente passa a pensar e agir como Jesus agiria... (LIVRO: Em Seus passos, o que faria Jesus... Charles Sheldon, 1896... NÃO FAÇA NADA SEM ANTES PERGUNTAR: EM SEUS PASSOS, O QUE FARIA JESUS?)! 


CONCLUSÃO: Eu creio num Evangelho que MUDA que é PODEROSO para mudar a vida das pessoas... LIBERTA DE DEMÔNIOS COM SEUS VÍCIOS E CADEIAS... LIBERTA DA POBREZA E NOS LEVA A PROSPERIDADE ... LIBERTA A NOSSA MENTE ... NOS FAZ CIDADÃOS DO REINO DE DEUS! 

MIBA – 31/01/2021 – Ap. Wagner Tenório        

Faça o Download aqui: Clique aqui  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.