O Reino De Deus Chegou!


4 min de leitura

Mateus 4:17 “Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus!           

A Bíblia fala muito sobre o Reino de Deus (ou Reino dos Céus, em Mateus, evitando o uso do nome Deus): 133 Vezes! SIGNIFICA: GOVERNO, PODER, DOMÍNIO E SOBERANIA!  O próprio Jesus veio anunciar o Evangelho do Reino e ele quando instruiu os 12, disse pra eles: “... pregai que está próximo/É CHEGADO o Reino dos Céus. Curai enfermos, Ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios...” (Mateus 10:7-8). Jesus também nos disse no Sermão Profético que ao final de tudo o “REI dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu pai! Entrai na posse do REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mat 25:34).        

Você se lembra do que trata a Parábola das 10 Virgens? – “Então o Reino dos céus será semelhante a 10 virgens...” (Mateus 25:1). E se formos falar de Parábolas que se referem e ensinam sobre o Reino de Deus, então vamos citar várias. JESUS APRESENTOU AS 7 PARABOLAS DO REINO que foram reunidas por MATEUS 13: 

1- Parábola do Semeador;  

2- JOIO; 

3- Grão de Mostarda; 

4- Fermento; 

5- Tesouro Escondido; 

6- Pérola; 

7- Rede Lançada ao mar!           

PAULO nos ensinou sobre o Reino de Deus e ele disse que “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas Justiça, e Paz e Alegria no Espírito Santo” (ROM 14:17). Ele também nos disse que o “Reino de Deus consiste NÃO EM PALAVRA, mas em PODER” (I COR 4:20).             

E na ORAÇÂO DO PAI NOSSO, temos “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; VENHA O TEU REINO, faça-se a sua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal POIS TEU É O REINO, o poder e a glória para sempre. Amem!” (Mateus 6:9-13).    

VENHA O TEU REINO! O que significa isso? Isso significa IMPLANTARMOS O REINO DE DEUS AQUI NA TERRA! 


I – O REINO DE DEUS SERÁ IMPLANTADO DENTRO DE NÓS 

  • – Precisamos aprender a Viver como FILHO DO REI E NÃO ESCRAVOS OU SERVOS. Quem você é no Reino de Deus? – Ilust.: Parábola do Filho pródigo... o Filho pecou tornando-se um pródigo, desobediente, desonrando ao Pai e cai em miséria, pobreza e ruina... Mas o lugar dele é na casa do Pai onde há fartura...!
  • – Precisamos aprender a Respeitar e Obedecer ao REI como Rei que Ele é: Ele não é um presidente eleito e sujeito a críticas e a desobediência; Ele não depende do nosso voto; Ele não pode sofrer impeachment;
  • – Precisamos aprender a viver os Princípios e Valores éticos do Reino de Deus: ROM 14:17 “... não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria...”! – Mas nós mesmos é que cuidamos de distorcer e quebrar esses princípios... agindo como príncipes rebeldes, dando um péssimo testemunho do Reino. – EFÉSIOS 5:1-12 Paulo nos fala desses valores éticos, morais e espirituais...!

 

II- O REINO DE DEUS SERÁ IMPLANTADO AQUI NA TERRA        Jesus nos ensinou isso na Oração do Pai Nosso: “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).      

Quem criou a Terra? (Gen 1:1); De quem é a TERRA? – “Ao Sr. Pertence a terra e tudo o que nela se contem, o mundo e os que nela habitam” (Salmo 24:1)! Nós vamos implantar a cultura do Céu aqui na terra! Não somos chamados para IMPLANTAR O CÉU NO CÉU, pois ele já está lá... O nosso DESAFIO é trazer o céu para a terra, os seus valores, os seus princípios, os seus ensinamentos...!     

A IGREJA recebeu de JESUS AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS. E se queremos que algo aconteça aqui na terra, primeiro terá que acontecer no céu, pois é de lá que vem TODAS AS BENÇÃOS DO SENHOR sobre as nossas vidas! – Se a igreja ligar na terra, terá sido ligado nos céus...(Mateus 16:19).    Temos que fazer discípulos para JESUS AQUI NA TERRA e não no céu! E será aqui na TERRA que nós vamos mostrar que somos discípulos de Jesus! Vamos avançar com o EVANGELHO DO REINO como o Senhor nos ordenou! 

Ilust.: Islamismo até 2050 terá a mesma quantidade de adeptos que o Cristianismo. Sabem por que? – Porque eles levam a sério a questão religiosa, QUEM ENTRA NÃO PODE SAIR MAIS, NENHUM MEMBRO DA FAMÍLIA pode deixar o islã, eles MATAM E MORREM pelo islã, eles tem a maior taxa de natalidade, eles CONVERTEM Á FORÇA os seus seguidores...! E NÓS CRISTÃOS? – deixamos os nossos filhos á vontade, á mercê das religiões, não levamos a sério a questão religiosa... NEGOCIAMOS COM NÃO CRENTES, mesmo em detrimento dos crentes!    

Temos que CONQUISTAR ESTA TERRA! Deus nos dará a Terra por herança... – Quem deu a terra a Israel? Quem foi que tirou os moradores que estavam lá e deu posse aos novos moradores em Canaã? – Deus! Ainda que AQUI NÃO TENHAMOS MORADA PERMANENTE, pois essa morada será no céu, mas enquanto estivermos aqui na terra, ela será nossa! Vamos conquista-la! – SALMO 25:12-13 “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma e a sua descendência herdará a terra”!    

Eu não quero nem saber o que os outros vão pensar de nós, eu vou cuidar de TOMAR POSSE DO QUE É MEU, do que Deus o DONO DE TUDO, disse que me daria como FILHO! Ora, como DEUS que é o dono de tudo, deixaria seu filho viver na pobreza, miséria e escassez...? 


III- O REINO DE DEUS SERÁ IMPLANTADO NOS PECADORES QUE SE CONVERTERÃO AO REINO        

Precisamos deixar claro, muito claro para todos, inclusive para nós mesmos e para nossos familiares que VAI TER GENTE E NÃO SERÁ POUCA GENTE QUE VAI FICAR DE FORA DO REINO! Não vamos acreditar nessa teologia de que TODOS SERÃO SALVOS, basta apenas dizer que crê em Jesus, mas não vive com JESUS, não tem compromisso com Jesus, não se envolve com Jesus, não serve a Jesus (mas quer se servir de Jesus)...!       

Desde a REFORMA temos visto as TEORIAS CALVINISTAS (Presbiterianos e a Predestinação) E ARMINIANAS (Salvação se perde...) e o ANTINOMISMO (o crente que perde a sua fé é salvo mesmo assim)!      

I COR 6:9-11 “Ou não sabeis que os INJUSTOS (ADIKOS = Mau, ruim, pecaminoso, viola a justiça) não herdarão o reino de Deus? NÃO VOS ENGANEIS: nem IMPUROS (PORNOS = prostituto, relação sexual ilícita), IDÓLATRAS, ADÚLTEROS (MOICHOS = alguém que é infiel a Deus, descrente, comete adultério contra a esposa), EFEMINADOS (MALAKOS = mole, macio, homem que mantém relações sexuais com homem...) , SODOMITAS (ARSENOKOITES = alguém que se deita com homem e com mulher, homossexual), LADRÕES, AVARENTOS (PLEONEKTES = alguém ansioso para ter mais, cobiçoso), BÊBADOS (METHUSOS = intoxicado, viciado na bebida), MALDIZENTES (LOIDOROS = blasfemador, injúria), NEM ROUBADORES (HARPAX = ladrão) HERDARÃO O REINO DE DEUS. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”!     

Deus ama a todos, mas para entrar no Reino dEle, tem que ser por Jesus e abandonando os pecados ou o que Ele disse que é PECADO e não o que nós achamos que é pecado! 


CONCLUSÃO: Nós trabalhamos para IMPLANTAR O REINO DE DEUS, mas nós também trabalhamos para ENTRAR NELE (MAT 11:12 “Desde os dias de João o Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado por esforço; e os que se esforçam se apoderam dele”)! E o REINO VALE TODO O ESFORÇO, é como uma PÉROLA DE GRANDE VALOR... COMO um tesouro escondido no campo... (Mateus 13)... VALE A PENA TODO O ESFORÇO... E naquele grande dia, ouviremos do REI: “Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação...”! (Mat 25:34)! 

MIBA – 18/07/2021 - Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.