Pais E Filhos, Uma Relação Em Amor


2 min de leitura

      Pesquisei a origem do Dia dos Pais e vi que no Brasil começou em 1953 através de uma Campanha Publicitária visando alavancar as vendas no comercio no segundo semestre...!       

Essa relação pais e filhos geralmente é conflituosa, principalmente quando o filho atinge a sua adolescência. Aos 10 anos: o Pai é meu herói, sabe TUDO; Aos 15 anos: Descobri que meu pai é um chato e quer tirar a minha liberdade; Aos 20 anos: Meu pai não sabe de nada; Aos 30 anos: o Velho está mesmo ultrapassado; Aos 40 anos: Vou conversar com meu pai para ouvir seu conselho; Aos 50 anos: Que pena meu pai não estar bem de saúde para eu poder conversar com ele e ouvir seus conselhos; Aos 60: Perdi meu velho... que pena eu não ter convivido mais tempo com ele! Eu nunca disse que eu o amava e nunca agradeci pelo trabalho que ele teve...!      

Com novas Leis, o Estado acaba interferindo na educação dos filhos e os PAIS são as principais vítimas... E os tempos tem piorado e essa relação pais e filhos tem se deteriorada geração após geração. Por volta do ano 400 a.C. o profeta MALAQUIAS DISSE: “Eis q eu vos enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Mal 4:5-6)!     

Os PAIS AMAM SIM OS SEUS FILHOS, mas nem sempre os FILHOS conseguem perceber esse AMOR!


I – O AMOR DO PAI PELO FILHO É REVELADO PELO TEMPO, PALAVRA, SUSTENTO, PRESENTES E TOQUE (são as 5 Linguagens do Amor de Gary Chapman) 

  • – TEMPO:
  • – PALAVRA DE APOIO E INCENTIVO:
  • -  SUSTENTO, AUTOSACRIFÍCIO:
  • -  DAR PRESENTES:
  • -  TOQUE, BEIJO E ABRAÇO:

II – O AMOR DO PAI PELO FILHO É REVELADO PELA DISCIPLINA, CORREÇÃO, VARA E ADMOESTAÇÃO            

2.1 – DISCIPLINA, UMA PROVA DE AMOR: PROV 13:24 (quem ama, cedo o disiciplina) e Hebreus 12:6-7        Efésios 6:4 – PAIDEIA = DISCIPLINA= ordem, punição, castigo;          

2.2 – CORREÇÃO COM VARA, UMA PROVA DE AMOR: Provérbios 13:24 – VARA = SHEBET = Galho, vara, bordão, CETRO, autoridade... – Dispensa-se o uso mais intenso da palavra e o substitui pelo seu simbolismo de AUTORIDADE... – Não combina com a prática JUDAICA que tratava os FILHOS REBELDES com apedrejamento...: DEUT 21:18-21!            

PROV 29:15 e 17 = Se não disciplinar, corrigir, confrontar, pode PERDER O FILHO... para o mundo, para as drogas, para as más companhias, para a preguiça, pobreza...!          

2.3 – ADMOESTAÇÃO, UMA PROVA DE AMOR: Efésios 6:4 – PAIDEIA = DISCIPLINA, ordem, punição, castigo...; - ADMOESTAÇÃO = NOUTETESE (e não parakleton)= Confrontação...! 


III- O AMOR DO FILHO PELO PAI É REVELADO PELA OBEDIÊNCIA, HONRA, SUBMISSÃO E CUIDADO        

3.1 – OBEDIÊNCIA: COL 3:20; PROV 1:8-9; Deut 5:16        

3.2 – HONRA: PROV 30:17 “Os olhos de que zombam do pai...”; MAT 15:4        

3.3 – SUBMISSÃO: É quando o filho ajuda na missão que o pai exerce. Assim como Jesus ajudava a seu pai carpinteiro...!        

3.4 – CUIDADO, PROTEÇÃO, AJUDA E SUSTENTO: I TIM 5:4 “... RECOMPENSAR a seus PROGENITORES, pois isto é aceitável diante de Deus”; PROV 23:22 “Ouve a teu pai que te gerou e não desprezes a tua mae quando vier a envelhecer”! ARTIGO 229 da constituição: “Os pais tem o dever de assistir, criar e educar os filhos menores e os filhos maiores tem o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”! 

CONCLUSÃO: A vida passa muito rápido. Não vale a pena ficar com mágoas, ressentimentos e perebas na alma contra os pais... Eles vão passar e aí no funeral vemos o desespero, a tristeza daqueles filhos intrigados dos pais, que não se falavam, não se relacionavam...tarde demais para se reconciliar... para PEDIR PERDÃO, PERDOAR... para AGRADECER POR TUDO O QUE O PAI FEZ... todo o sacrifício pelos filhos...!!! 

MIBA – DIA DOS PAIS – 08/08/2021 – Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.