Princípios Para o Êxito no Discípulos


3 min de leitura

II REIS 2:1-15

Eliseu entra para a história como aquele discípulo que recebeu porção dobrada, dobrada unção! A Bíblia registra exatamente o dobro dos milagres realizados por Elias. Foram 16 milagres ao longo de seu ministério, a saber:

(1) dividir as águas do Jordão (2Rs 2:14); 

(2) curou as águas da fonte que era salgada (2Rs 2:19-22); 

(3) amaldiçoar zombadores que o chamaram de Careca... Esses jovens eram de Bétel, centro de idolatria no Norte de Israel (2Rs 2:24); 

(4) encher os poços com água em todo o vale (2Rs 3:15,26); 

(5) multiplicar o azeite de uma viúva (2Rs 4:1-7); 

(6) profetizou um filho para a sunamita com esposo já velho (2Rs 4:17); 

(7) Ressuscitou o filho da Sunamita (2Rs 4:32-37); 

(8) neutralizar veneno, pois havia morte na panela (2Rs 4:38-41); 

(9) multiplicar pães (2Rs 4:42-44); 

(10) curar a lepra de Naamã (2Rs 5:1-19); 

(11) amaldiçoar Geazi com lepra (2Rs 5:20-27); 

(12) preparar armadilha para a força militar Síria (2Rs 6:8-25); 

(13) revelar um exército de anjos (2Rs 6:15-16); 

(14) predizer o alívio para a sitiada Samaria (2Rs 6:24-7:20); 

(15) Machado emprestado que caiu no rio e ele o fez flutuar; 

(16) II REIS 6:12 Eliseu ouvia as estratégias do Rei da Síria e os revelava ao rei de Israel; Como Eliseu conseguiu tanto sucesso assim? Essa revelação serve para os relacionamentos no mundo secular também... Funciona em todo o ambiente que se aplicar! 

I - HUMILDADE Eliseu era um homem rico, de uma família muito rica... Quando Elias o chamou e lançou a capa sobre ele (não lhe prometeu nada... vantagem nenhuma...), ele estava arando com 12 juntas de bois. Ele só pediu para beijar os pais e segui-lo! O maior exemplo nosso no discipulado é Jesus. E Paulo diz que Ele humilhou-se a si mesmo... FILIPENSES 2:5-11 Eis aqui o MODELO: Humilhou-se; Abriu mão da sua Divindade; Aniquilou-se; Tomou a forma de Servo; OBEDECEU; Fez-se semelhante aos homens! - Muitos querem ser SENHOR... INTOCÁVEL... - Cuidado! Satanás quis colocar o seu trono acima das nuvens... E foi feia a sua queda! Provérbios 18:12 Pouco antes da sua queda, o coração do homem se enche de arrogância; a humildade, contudo, antecede a honra! 

II - OBEDIÊNCIA Romanos 13:1-2 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Cada líder se move em seu nível de autoridade... Dada por Deus, mas entregue pela Igreja...! Não somos maiores do que O nosso Pastor, Apóstolo e Igreja que nos conferiu a autoridade! Estamos abaixo deles! 

III - HONRA Honra é uma semente e como tal, tem o seu retorno! I SAM 2:30 “...porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”. Honra é o único mandamento com Promessa: ÊXODO 20:12 “...para que te prolongues os dias sobre a terra..”! IV - UNIDADE Um coach famoso... Fumando um charuto cubano... Está ensinando até os crentes. Ele disse q revelaria uma chave para prosperar e conquistar os seus sonhos e cita exemplos da Bíblia: HONRA e UNIDADE! Eliseu queria porção dobrada de Elias e ele disse: coisa difícil... Mas se você COLAR em mim...! E Eliseu não largou mais o pé de Elias... Desde Gilgal, Bétel, Jericó, Jordão ... UNIDADE na Visão, no Propósito, no relacionamento. Deus concedeu unção dobrada ao Discípulo Mais Próximo de Elias! 

V- SERVIÇO I Reis 19:21”... e seguiu a Elias e o servia”! Desde o chamado de Eliseu que ele já começou a servir a Elias. Era um serviço pessoal, individual e geral! Discipulado é um chamado para servir e não para ser servido! Veja o exemplo de Jesus que disse ter vindo, não para ser servido, mas para servir...! Temos uma Missão e precisamos de pessoas que nos ajudem a cumprir essa Missão! Temos uma Visão de Deus e Ele levanta pessoas para Servir, para nos ajudar a cumprir... Pois sozinhos jamais conseguiremos! Quem levantou Eliseu para servir a Elias foi o próprio Deus! 

VI - AMIZADE Quem era o discípulo mais chegado de Elias? Se queremos saber, basta perguntarmos aos demais discípulos de Elias, uns 50 pelo menos: II REIS 2:5 e 7! Todo o trabalho no discipulado visa nos aproximar dos discípulos até que desenvolvamos uma verdadeira amizade! Jesus disse que já tinha atingido esse nível de discipulado com seus 12: João 15:13-15! 

VII - FIDELIDADE Quem vai provar a fidelidade dos nossos discípulos são os nossos Inimigos, pois eles vão tentar puxa-los e até colocá-los contra nós. É aí que saberemos quem é fiel! A nossa Fidelidade começa com Deus, passa pela Igreja , vem para os nossos pastores e aí chega até os Líderes! Às vezes os novos discípulos confundem e aí se apegam e são fiéis aos seus líderes e esquecem do pastor , apóstolo e até da igreja ... e se o líder sai, o discípulo novo acaba indo atrás...! 

CONCLUSÃO: A unção é o que faz a diferença e ela vem de Deus! 

MIBA - 13/12/2020 - Ap Wagner Tenório

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.