Quanto Custa Ser Um Verdadeiro Cristão?


3 min de leitura

Lucas 14:25-33           


Quanto custa ser um discípulo de Jesus? Quanto você tem pago, diariamente, para ser um verdadeiro discípulo de Jesus? Diga-se quanto e eu te direi se você tem sido mesmo um discípulo de Jesus!           

A Salvação é de graça, mas o Discipulado custa caro!           

Discipulado barato não presta!           

Discípulo que não custou nada, não presta! Por isso JESUS pagou um ALTO PREÇO POR CADA UM DOS SEUS DISCÍPULOS: I COR 6:20 “Porque fostes comprados por preço. Agora, glorificai a Deus...”! – I COR 7:23 “Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens...”!            

PEDRO nos diz (I Pedro 1:18-19): “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes comprados/Resgatados do vosso fútil procedimento... mas pelo PRECIOSO SANGUE... o sangue de Cristo”!            

LUCAS 14:26 “Se alguém vem a mim e não ABORRECE (miseo = odiar, detestar, aborrecer...)... NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO. E qualquer que NÃO TOMAR A SUA CRUZ... NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO. AQUELE QUE “NÃO RENUNCIA A TUDO QUANTO TEM, NÃO PODE SER MEU DISCIPULO”! – PORTANTO, TEMOS QUE PAGAR: O PREÇO DO “ABORRECER A FAMÍLIA E ATÉ A PRÓPRIA VIDA; TOMAR A NOSSA CRUZ; RENUNCIAR A TUDO QUANTO TEMOS”!            

Temos nos multiplicado como evangélicos, temos crescido como crentes em todo o Brasil, mas não temos TRANSFORMADO ESSE MUNDO, NÃO TEMOS SALGADO (Lucas 14:34-35) COMO DEVERIAMOS, isto é, como fazem e fizeram os discípulos de Jesus nos primeiros anos...! POR QUE? PORQUE NÃO CALCULAMOS O PREÇO E ACEITAMOS O DESAFIO ACHANDO SER MUITO BARATO... OU TALVEZ DE GRACA, OU ENTÃO, PENSANDO EM OBTER LUCRO EM FORMA DE MILAGRES, BENÇÃOS E FACILIDADES...!            

Não existe NEM ALMOÇO DE GRAÇA, quanto mais SER DISCÍPULO DE JESUS! – OS COACHS HOJE, ESSES NÃO TAO FAMOSOS COMO JESUS, ESTÃO COBRANDO CARO POR CADA SESSÃO... E NÓS CRISTÃOS E DISCÍPULOS DE JESUS, QUEREMOS TUDO DE GRAÇA ou quando muito, bem baratinho...! 


I – SER DISCÍPULO DE JESUS CUSTA O PREÇO DE PERSEGUIÇÕES 

  • – PERSEGUIÇÃO DENTRO DA FAMÍLIA: “Se alguém vem a mim e não ABORRECE a seu pai, mae, mulher, filhos... e ainda a própria vida, não pode ser meu discípulo” (LUC 14:25-26). ABORRECER = ODIAR. Vamos ENTENDER melhor o que Jesus está dizendo, pois Ele jamais mandaria AMAR e depois MANDARIA ODIAR... 
  • – PRINCÍPIO EXÉRGITO BÁSICO: A Bíblia explica a própria Bíblia: Texto Paralelo em MATEUS 10:37 “Quem ama seu pai ou a sua mãe MAIS DO QUE A MIM não é digno de mim;...”! ABORRECER = amar mais do que; - DEUT 21:15-17 “Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece (Hebraico = SENUAH; SEPTUAGINTA, MISEO; SIGNIFICANDO “MENOS AMADA”). E uma e outra lhe derem filhos, e o primogênito for da ABORRECIDA... no dia em que fizer herdar a seus filhos, ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir”!
  • - PERSEGUIÇÃO NA SOCIEDADE: Ilust.: Burguer King afrontando, propositalmente, os cristãos... – PRECISAMOS DE CORAGEM para nos POSICIONAR...ainda que soframos perseguições, retaliações...!
  • – INJÚRIAS, PERSEGUIÇÕES E MENTIRA: Mateus 5:11-12 “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus...”!
  •       COMO DEVEMOS REAGIR? - MATEUS 5:39-48 “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso... mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; E ao que te tirar a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe empreste”! 
  • – INTERPRETAÇÃO: A) OFERECER A OUTRA FACE: Nos dias de Jesus, isso seria interpretado como UM DESAFIO DO AGREDIDO: Se o AGRESSOR batesse, significava IGUALDADE...; B) DAR TAMBÉM A TÚNICA= seria provocar o AGRESSOR  a TRANSGREDIR A LEI DE MOISÉS (Deut 24:10-13); Tirar também a TUNICA, seria FICAR NU na frente do agressor, isso também atrairia maldição sobre o agressor (Ilust.: Caso de NOÉ...GEN 9:20-23); C) ANDAR A SEGUNDA MILHA: “Vai com ele duas”; A LEI ROMANA DA ANGARIA permitia que se forçasse enviar mensagens ou carregar objetos até 1 milha. Mais do que isso, seria transgressão da Lei com PENALIDADE SEVERA!  

              TODA E QUALQUER PERSEGUIÇÃO EXIGE POSICIONAMENTO CORAJOSO! Não dá para ser discípulo de JESUS E SER COVARDE...! 


II- SER DISCÍPULO DE JESUS CUSTA O PREÇO DO SERVIÇO CRISTÃO        

O texto clássico da DOUTRINA BÍBLICA CRISTÃ DO SERVIÇO está na última ceia, na cerimônia do Lava-Pés: JOÃO 13:12 “... Compreendeis o que eu vos fiz?”; - V.14 “Ora, se eu sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”!        

Poucos discípulos TEM COMPREENDIDO A DOUTRINA DA “TOALHA E DA BACIA”! – Muitos cristãos são ORGULHOSOS... são IMPRESTÁVEIS...! VIERAM COM O INTUITO DE SEREM SERVIDOS... !!!       

2.1 – SERVIR COM OS DONS: Serviço Voluntário em Amor! Cadê os voluntários...?       

2.2 – SERVIR LAVANDO OS PÉS – HUMILDADE:       

2.3 – SERVIR COM DIZIMOS, OFERTAS, BENS E PROPRIEDADES:


III- SER DISCÍPULO DE JESUS CUSTA O PREÇO DE CRUZ E DA RENÚNCIA DA VIDA 

– Lucas 14:33 // Mateus 10:39 “Quem acha a sua vida perde-la-á; quem todavia, perde a vida por minha causa acha-la-á”!     

3.1 – RENUNCIAR A TUDO QUANTO TEM:               

Ilust.: Certa ocasião, Jesus encontrou um JOVEM RICO... LUCAS 18:18-23: Jovem de POSIÇÃO e era RIQUÍSSIMO... ERA CUMPRIDOR DA LEI... (Aos olhos da Lei ele era completo)... 

– MAS UMA COISA AINDA LHE FALTAVA: deixar de confiar na sua riqueza, DEIXAR DE SER PÃO DURO E AJUDAR OS POBRES E SEGUIR A JESUS (Lucas 18:22)! 

– PARA O JOVEM ESTAVA TUDO CERTO... MAS PARA JESUS, AINDA LHE FALTAVA MUITO...!     

3.2 – RENUNCIAR A PRÓPRIA VIDA: Paulo ilustra bem isso quando disse em GAL 2:20... 

– Quanto MENOS DE NÓS E MAIS DE JESUS estiver em nós, MAIS PRÓXIMOS estaremos do VERDADEIRO DISCIPULADO...! CONCLUSÃO: Não existe SER DISCÍPULO SEM PAGAR O PREÇO...   

MIBA – 27/06/2021 – Ap. Wagner

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.