3 min de leitura

João 5:1-15          


O EVANGELHO DE JOÃO narra apenas 7 MILAGRES de Jesus... (Multiplicação Paes e Peixes, Agua em Vinho, Andou sobre as Águas, Ressuscitou Lazaro, Curou Cego de Nascença no Tanque de Siloé, Cura do Servo do Oficial Romano). E esse Milagre da cura do enfermo no tanque de Betesda é um dos mais conhecidos.         

A ARQUEOLOGIA confirmou o local do Tanque de Betesda... fica perto da igreja santa ana... já tivemos lá algumas vezes. Foi encontrado os 5 Pavilhoes com escadarias. Mas encontraram também um templo ao deus ESCULÁPIO (Grego, ASCLÉPIO, o deus da cura, da medicina, dos soldados feridos...). Diz a lenda que ele era filho de APOLO com CORÔNIS que morreu no parto e ele foi criado pelo Centauro QUÍRON que lhe ensinou sobre as ervas medicinais e cirurgias... Ele era adorado em ROMA e possuía mais de 400 templos, inclusive em Jerusalém...     

O que aquele JUDEU estava fazendo no lado do tanque do “deus Asclépio”? Desesperado, entrou para adorar falsos deuses... DESVIOU-SE DO SENHOR... ABANDONOU A SUA FÉ...???     

- Ilust.: Lembro de uma irmã que levou seu marido para uma “cura espiritual”... logo ele morreu...!            

ESSA PALAVRA é para nos levar a conquistar CURAS quer sejam físicas, quer seja na ALMA...!!! 


I – EU PRECISO PASSAR PELA PORTA QUE É JESUS      

JOÃO 10:7 e 9 JESUS DECLARA SER A PORTA DAS OVELHAS!      

Em Jerusalém tem 12 Portas. Cada uma com seu significado e apontando para uma determinada direção (NEEMIAS 3): Porta de JAFA, SIÃO, LEOES, DAVI, LIXO, NOVA, OVELHAS, HERODES, DAMASCO, ÁGUAS, PEIXE, DOURADA (ou Misericórdia). Enquanto TODOS OS ADORADORES, OS JUDEUS, preferiam entrar pela suntuosa e DOURADA PORTA, com seus portais de BRONZE que brilhavam ao sol, JESUS PROCUROU A PORTA DOS FUNDOS OU A DAS OVELHAS... era menor e mais baixa. Ninguém queria passar por ela. Lá estavam os ENFERMOS no TANQUE DE BETESDA aguardando um ANJO...!    

A PORTA DOURADA será a porta que o Messias quando voltar, passará por ela, vindo do MONTE DAS OLIVEIRAS... ! Mas até lá, Ele buscará encontrar as suas OVELHAS e as conduzirá...! JOÃO 10:7 e 9 JESUS DECLARA SER A PORTA DAS OVELHAS!    

É por essa PORTA que nós devemos passar...! Aqui está uma LIÇÃO DE HUMILDADE, DE SINCERIDADE, DE DESPOJAMENTO, DE ACABAR COM ESSE NEGÓCIO MALUCO DE QUERER MOSTRAR AQUILO QUE NÃO SOMOS... !    

Aquele ENFERMO foi encontrado por JESUS lá na porta dos Fundos, na Porta das Ovelhas. Jesus sabia que ele estava ali já há 38 anos e teve misericórdia dele e o curou! JESUS não foi lá na PORTA DA FRENTE, A PRINCIPAL, PROCURAR OS DOUTORES DA LEI, OS RELIGIOSOS, OS FARISEUS... Ele foi por trás e surpreendeu a todos os poderosos...! 


II – EU PRECISO DE UMA A IGREJA QUE SEJA “CASA DE MISERICORDIA” ou TANQUE DE BETESDA        

O que é uma Igreja? – Vamos lá encontrar uma definição para igreja:

a) Uma empresa que gera lucro...; 

b) Uma organização religiosa...; 

c) Um Templo suntuoso e bem localizado...; 

d) Uma instituição POLITICA onde os seus membros DISPUTAM CARGOS, POSIÇÃO E STATUS...; 

e) Um ajuntamento de PESSOAS CARENTES ONDE UM AJUDA O OUTRO COM AS SUAS FERIDAS, ENFERMIDADES AS MAIS VARIADAS... !       

2.1 – Uma Multidão de Pessoas Necessitadas e Cheias de Problemas: Enfermos, Cegos, Coxos e paralíticos;       

2.2 – Uma Casa de Misericórdia – BETESDA: Igreja não é lugar de JUIZO OU CONDENAÇÃO, MAS UM LUGAR DE COMPREENSÃO, PERDÃO E AMOR INCONDICIONAL! – “Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra”!       

2.3 – Uma Igreja com 5 Alpendres: Ganhar, Consolidar, Discipular, Enviar e Supervisionar! – TODOS NÓS COMO OVELHAS, COMO DISCÍPULOS, DEVEMOS NOS ENVOLVER NESSA AJUDA MÚTUA, FAZENDO COM QUE TODOS CONSIGAM SUBIR, AVANÇAR, MELHORAR... SER VERDADEIRAMENTE UM CRISTÃO! 


III – EU PRECISO LUTAR PELA MINHA CURA                

SAIR DA NOSSA ZONA DE CONFORTO E ACOMODAÇÃO        

Queres ser Curado? A Resposta seria apenas: SIM! OU NÃO! Mas vemos que na resposta deste ENFERMO estava sendo revelada a sua ALMA, a sua ACOMODAÇAO... 38 ANOS e ele não fazia nada, ficava lá só aguardando e vendo outros descerem e conquistarem o seu milagre!      

– VEJAMOS ESSA RESPOSTA:

a) NÃO TENHO NINGUÉM...: - Ninguém liga para ninguém...; PRECISAMOS CUIDAR DAS PESSOAS QUE AMAMOS... Valorize aqueles que te ajudam e já te ajudaram na vida...

b) Não tenho ninguém que me ponha no Tanque: Sabe o que aprendemos aqui?

 – NÃO PODEMOS FICAR DEPENDENDO DE NINGUÉM. Precisamos ir lá e conquistar aquilo que queremos!   

- NÃO DEVEMOS FICAR BUSCANDO JUSTIFICATIVA para a nossa situação e muito menos culpar outros, pois isso não vai resolver o nosso problema! 

c) Enquanto eu vou... : Precisamos aprender a nos antecipar, a sermos PROATIVOS e não REATIVOS OU até mesmo INERTES. Eles acreditavam que um anjo iria descer e todos deveriam ficar atentos, pois O PRIMEIRO QUE DESCESSE SERIA CURADO!     

Na vida sempre TERÁ ÁGUA AGITADA! d) Enquanto eu vou, desce outro antes de mim: A Vida é uma ETERNA COMPETIÇÃO! Essa competição começou desde a fecundação... Continua na Infância, atinge a VIDA ADULTA... E não adianta reclamar da vida, das regras do Jogo, temos é que NOS PREPARAR PARA VENCER ESSA COMPETIÇÃO e encontrar o nosso lugar ao sol! 


CONCLUSÃO: O PECADO PROVOCA SOFRIMENTO – João 5:14       

Aquele homem estava enfermo já há 38 anos e ao que tudo indica, foi um pecado que ele cometeu, ou seja, foi uma SEMEADURA ERRADA que ele fez na vida. Jesus vai lhe dizer: “Não peques mais para que não te suceda coisa pior”! O que seria pior do que 38 anos de cama... ? A Vida que temos hoje é o resultado daquilo que temos SEMEADO!     

Hoje JESUS está passando por aqui no meio das ovelhas... Podemos decidir hoje plantar novas sementes e começarmos uma nova colheita em nossa vida!  

- HOJE JESUS NOS PERGUNTA: QUERES SER CURADO? ATUALIZANDO ESSA PERGUNTA: QUER MUDAR DE VIDA?

– Não vamos criar desculpas, justificativas, colocar dificuldades... 

DECIDA! JÁ!!! 


MIBA – 10/07/2022 – Ap. Wagner Tenório 

Faça o Download aqui: Clique aqui

Assistir a Ministração

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.