4 min de leitura

Sabemos que as 3 maiores religiões MONOTEISTAS do mundo são: Cristianismo (32%, 2,3 BILHÕES), Islamismo (23%, 1,5 bilhões; Estima-se que em 2100 serão maioria) e Judaísmo (13 milhões no mundo e desses, 6 milhões em Israel). Os sem-religião representa o 3º maior grupo do mundo. O Brasil é o maior país católico do mundo (49,9% hoje), Evangélicos 31,8%. A projeção aponta que em 2032 os Evangélicos no Brasil serão maioria (39,8%, para 39,6% de católicos).  O Brasil é também o maior país PENTECOSTAL do mundo. E entre os Cristãos Protestantes, os pentecostais somados são MAIS do que todos os demais grupos de crentes. No Brasil, para cada 10 crentes, 8 são pentecostais ou neopentecostais! E quando tudo isso começou¿ Foi com a Descida do Espírito Santo na Rua Azusa em 1906. De lá, O Espírito Santo enviou os 2 missionários SUECOS, Daniel Berg e Gunnar Vingren, ao Brasil no ano de 1910. Daí teve início o avivamento pentecostal que continua crescendo por todo o Brasil.       

Dito isso, vamos a nossa origem e de quem somos hoje. O MIBA nasceu de um avivamento pentecostal por meio das Células que veio da COREIA DO SUL, passou pela COLOMBIA e chegou até nós com os ENCONTROS e as CÉLULAS DE MULTIPLICAÇÃO. Hoje, SOMOS UM MINISTÉRIO INDEPENDENTE, AUTÔNOMO, SEM NENHUMA FILIAÇÃO A DENOMINAÇÃO OU COISA PARECIDA... SOMOS LIVRES, assim como são MILHARES de igrejas e ministérios no Brasil. Temos como REFERÊNCIA O MIR/AP RENE, mas sem nenhuma vinculação de submissão... permanecemos Livres.       

MESMO EM MEIO A ESSA LIBERDADE, TEMOS AS NOSSAS DOUTRINAS, PRINCÍPIOS E A NOSSA IDENTIDADE: somos NEOPENTECOSTAIS (novos pentecostais)!  E COMO PENTECOSTAIS GUARDAMOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:

I – TEMOS NA EVANGELIZAÇÃO A NOSSA RAZÃO DE EXISTIR 

1.1 – As nossas Células são para evangelização:

1.2 – O nosso Discipulado visa formar discípulos que sejam novos líderes de células evangelísticas: Os nossos discípulos precisam SABER EVANGELIZAR, levar uma conversa que culmine com a grande pergunta: Você deseja receber a Jesus como seu Senhor ...?

1.3 – Todas as atividades da nossa igreja visam, sempre, a evangelização:

1.4 – Utilizamos o folheto “As 4 Leis Espirituais” para evangelizar e TESTEMUNHAR SEMPRE QUE TIVERMOS OPORTUNIDADE E QUANDO NÃO TIVERMOS OPORTUNIDADE, CRIAMOS... “é a tempo e fora de tempo...”! 


II- NÃO ABRIMOS MÃO DE UMA VIDA DE SANTIFICAÇÃO – Hebreus 12:14       

Somos crentes porque Deus nos chamou e nós decidimos, de livre espontânea vontade, nos tornar CRENTES EM JESUS, DISCÍPULOS DE JESUS! E Deus nos chamou para SERMOS SANTOS! “Pois Deus não nos chamou para a IMUNDÍCIA, mas para a santificação”!      

Fomos SALVOS para vivermos em santidade. Não fomos salvos para vivermos em pecado.      

Aí como CRENTES PENTECOSTAIS SOMOS ARMINIANOS, isto é, CREMOS QUE A SALVAÇÃO é ESCOLHA DO HOMEM E NÃO UMA PREDESTINAÇÃO DIVINA (como crêem os CALVINISTAS, as igrejas REFORMADAS, os presbiterianos...). Cremos que DEUS nos fez com o LIVRE ARBÍTRIO e no uso desse livre arbítrio, decidimos ou não, por JESUS!     

Cremos também que a SALVAÇÃO é pela graça, por meio da fé, que é dom de Deus, mas que NÓS PRECISAMOS MANTER A NOSSA SALVAÇÃO como um tesouro que Deus nos deu.  – FILIPENSES 2:12-13; MATEUS 24:13; I COR 9:27!      

O CRENTE PODE PERDER A SALVAÇÃO¿ Aí vamos entrar numa discussão onde tem TEXTOS BÍBLICOS Á VONTADE para aparentemente dizer que SIM e que NãO. Então, como não dá para BRINCAR COM ESSE ASSUNTO e não teremos OUTRA OPORTUNIDADE, então prefiro BUSCAR UMA VIDA DE SANTIFICAÇÃO todo o tempo... pecando, se arrependendo, pedindo perdão, tentando sempre acertar...!      

É POSSÍVEL ALGUEM CRENTE SE DESVIAR DA FÉ, APOSTATAR DA FÉ? - HEBREUS 6:4-8 NOS DÁ A RESPOSTA!      

É POSSÍVEL SER SALVO E VIVER EM PECADO¿ I João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus, NÃO VIVE PECANDO; Antes o guarda aquele que nasceu de Deus e o Maligno não lhe toca”! 


III – O ESPÍRITO SANTO É O NOSSO COMPANHEIRO, CONSOLADOR, QUE NOS BATIZA, INTERCEDE POR NÓS, NOS GUIA E NOS DÁ OS DONS ESPIRITUAIS CONFORME ELE QUER      

3.1 - Você conhece o E.S.? - João 14:16-17; 26;      

3.2 - Você já foi batizado com o E.S.? - Atos 1:5 e 2:4;      

3.3 – Você tem se mantido CHEIO DO E.S.? - Efésios 5:18      

3.4 – Você tem SIDO USADO PELO E.S.¿ Somos usados pelo E.S. mantendo firme e ativo o nosso CHAMADO E MINISTÉRIO. Não podemos negligenciar, esquecer, abandonar a “chama do dom de Deus que está em vós”/ “reavives o dom de Deus que há em ti”! – II TIM 1:6     

Ao longo dos anos tenho visto NOVOS CRENTES começando como um foguete e caindo mais rápido ainda, desanimando, abandonando a Igreja... Tenho visto também crentes que OUTRORA PRODUZIAM, TESTEMUNHAVAM, TRABALHAVAM... mas depois de um tempo, vieram os CUIDADOS DO MUNDO... e eles MURCHARAM... Perderam o ânimo... se deixaram envolver PELAS COISAS DESSE MUNDO... – II TIM 2:4 “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que alistou para a guerra”! 


IV – CREMOS NA PROSPERIDADE BÍBLICA COMO DIREITO DE HERANÇA ESPIRITUAL E UM PROPÓSITO DIVINO – Gálatas 3:8-9           

4.1 – A nossa prosperidade está diretamente relacionada a nossa ALMA: Prov 11:25; III João 2;          

4.2 – A nossa prosperidade está diretamente relacionada ao cumprimento de Princípios, de Leis da Natureza: preguiçoso não prospera; Ladrão não prospera; Cremos na Lei da Semeadura e da Colheita; Cremos que quem é FIEL NO POUCO DEUS COLOCARÁ NO MUITO... CREMOS QUE É DEUS QUEM NOS FAZ PROSPERAR QUANDO CUMPRIMOS PRINCÍPIOS...;         

4.3 – A nossa prosperidade está diretamente relacionada com a RENOVAÇÃO DA NOSSA MENTE: precisamos transicionar a nossa mente pobre para uma mente rica. Uma mente pobre só atrai pobreza, assim como uma mente rica atrai riqueza. A NOSSA MENTE PRECISA SER EDUCADA PARA PROSPERAR!         

Livro: Segredos da Mente Milionária: Ele nos fala de TRAUMAS e de INFLUÊNCIAS que nos impedem de prosperar; PAI RICO, PAI POBRE: nos ensina sobre a importância do TEMPO e da famosa “corrida dos ratos” que não mudam, não saem desse ciclo vicioso de ganhar, gastar, se endividar, pagar dívidas e se aposentar sem nada (98% dos aposentados no Brasil se aposentam POBRES); SOMENTE 1% dos APOSENTADOS CONSEGUEM SE SUSTENTAR e apenas 6% POSSUI PLANO DE SAUDE! – ISSO É RESULTADO DE UMA PESSIMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA... E AS IGREJAS TEM A SUA PARCELA DE CULPA...!      

4.4 – A nossa prosperidade passa pela necessidade de uma LIBERTAÇÃO: SIM, temos maldições hereditárias que precisam ser quebradas... Sim, temos espírito malignos que trabalham para nos puxar para a pobreza e miséria... eles tem NOMES no CANDOMBLÉ, na UMBANDA e recebem suas oferendas...! Malaquias 3:10 nos fala de “espíritos malignos devoradores”...! Nós atraímos esses “devoradores” quando quebramos Princípios...; Nós atraímos “devoradores” e entramos em rota de maldição quanto AMALDIÇOAMOS o POBRE (Ilust.: Lembram de JÓ dizendo que nunca negou uma ajuda ao pobre –Jó 31:16¿), o necessitado que nos pede ajuda... Quando ABRIMOS A BOCA PARA AMALDIÇOAR OS NOSSOS PASTORES E chamamos eles de ladrões...  – Muitas dessas Maldições vão atingir gerações futuras...!!!    

4.5 – A nossa prosperidade está diretamente relacionada a nossa FÉ: Você acredita que será próspero, que um dia terá dinheiro suficiente para tudo o que desejar a sua alma¿ - Se cremos, então será feito conforme a nossa FÉ! Mas na verdade, poucos acreditam de verdade que um dia serão prósperos... olha para a sua família, olha para a sua vida hoje, olha para o país sempre em crise... NÃO CAMINHE POR VISTA, “Pois vivemos por fé e não pelo que nos é possível ver” (II COR 5:7)! 


V – NOSSOS CULTOS SÃO CULTOS VIVOS PARA UM DEUS VIVO         

5.1 – Quem dirige os nossos cultos é o Espírito Santo: Aqui só temos hora para começar, quem termina mesmo é o Espírito Santo quando Ele quiser...        

5.2 – Em nossos cultos cremos que DEUS pode nos CURAR, LIBERTAR, BATIZAR COM O ESPÍRITO SANTO, NOS UNGIR E NOS ABENÇOAR:        

5.3 -  Em nossos cultos o Espírito Santo salva vidas, converte corações...        

5.4 – Em nossos cultos TEMOS UM ENCONTRO COM DEUS, experimentamos a presença de Deus e não apenas OUVIMOS FALAR SOBRE DEUS 


CONCLUSÃO: Doutrina firme e segura fundamentada na Bíblia, todos os nossos discípulos TEM RECEBIDO. Palavra de edificação espiritual não nos tem faltado, graças a Deus. Orientação acerca da VIDA em todas as suas áreas, não deixamos de ministrar. Olhe bem para a sua MESA e para o seu ALIMENTO ESPIRITUAL e NUNCA ENTRE NESSA DE OVELHA REBELDE que sempre acha “QUE A GRAMA DO VIZINHO é mais verde”! VAMOS PERMANECER NO LUGAR EM QUE DEUS NOS PLANTOU E AQUI FRUTIFICARMOS para a glória de Deus!!! 

MIBA – 13/03/2022 – Ap. Wagner Tenório

       Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.