3 min de leitura

Números 6:22-27 Disse o Senhor a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:  O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.         

Estamos todos aqui reunidos e viemos BUSCAR A BÊNÇÃO de Deus para o novo ano! A nossa postura espiritual, mental e emocional deve ser completamente voltada para esse propósito: sairmos daqui com a nossa bênção! – Assim como fez JACÓ no VAU DE JABOQUE, deixou todo mundo passar, seguir viagem, e ele ficou SÓ e LUTAVA COM UM ANJO... (Gênesis 32).       

Essa Bênção nos pertence, pois “Se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”; “Os da fé é que são filhos de Abraão” (Gálatas 3:29; 7). 


I – O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE        

BARAK e SHAMAR (Guardar, vigiar, observar, salvar a vida, tomar cuidado...); - SALMO 16:1 “Guarda-me ó Deus, porque em ti me refugio”; Salmo 17:8-9 “Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte”!       

Ser ABENÇOADO E GUARDADO por Deus é o melhor de tudo o que possamos desejar, pois isso não só protege o nosso CORPO FÍSICO, mas também a nossa ALMA e AINDA NOS FAZ PROSPERAR, DAR CERTO TUDO AQUILO QUE FIZERMOS E COLOCARMOS A NOSSA MÃO...!       

Ilust.: JACÓ entendia perfeitamente o VALOR E A IMPORTÂNCIA DA BÊNÇÃO: GEN 28:20-22... – Isso porque ele já tinha saído DEBAIXO DA BÊNÇAO DE ISAQUE (GEN 28:3-4): te abençoa; te faça fecundo; te multiplique; seja uma multidão de povos; te dê a bênção de Abraão, a ti à tua descendência; possuas a terra das tuas peregrinações)! 


II- O SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DE TI        

Para entendermos essa MISERICÓRDIA, vejamos GEN 33:11 quando JACÓ se encontra com seu irmão ESAÚ, depois de lhe ter o enganado e tomado a sua primogenitura, morrendo de medo, diz: “Peço-te pois, recebe o meu presente... porque DEUS tem sido GENEROSO PARA COMIGO (SHANAM, misericordioso) E TENHO FARTURA...! A MISERICÓRDIA DE DEUS NOS DÁ FARTURA...!       

O que é ter Misericórdia? É quando um PAI avisa para o filho do seu erro e ele decide, mesmo assim, continuar fazendo errado. Aí ele se rebela contra o pai, se junta com quem não presta, vai curtir a sua vida em pecado deliberado e consciente, aí ele quebra a cara. Os seus amigos somem, vem a pobreza, miséria e sofrimento. Ele então resolve pedir ajuda ao pai. Aí entra a MISERICÓRDIA quando O pai O RECEBE COM FESTA! – mas ele não merece mesmo... o pai que age assim é muito trouxa, não é? (assim diria o mundo...). Mas isso é MISERICÓRDIA. Quando EU ERRAR, MESMO DELIBERADAMENTE, DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE MIM.     

A MISERICÓRDIA É FRUTO DO AMOR! – Como Deus tem tido misericórdia da gente...     

A MISERICÓRDIA É IRMÃ DA PACIÊNCIA E DA LONGANIMIDADE...     

SOMOS ALVO DA MISERICÓRDIA DE DEUS QUANDO RECEBEMOS E ACEITAMOS JESUS...! 


III- O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O ROSTO E TE DÊ O SHALOM        

RESPLANDECER O ROSTO, LEVANTAR O ROSTO SOBRE, significa “QUE DEUS SE LEMBRE DO SEU POVO”.        

O maior temor de Israel era que Deus se esquecesse deles... Transmite a ideia de que DEUS ESTÁ NOS FILMANDO 24 H...  – “Os olhos do Senhor estão em todo o lugar...” (Prov 15:3)! “Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra...” (II CRON 16:9).         

Levantar o rosto sobre, significa também “PROJETAR UMA SOMBRA SOBRE”. Essa sombra fala de IDENTIDADE, SEMELHANÇA, MARCA E CARÁTER. Deus imprime o seu caráter em seu povo quando Ele projeta a sua face, sua imagem...       

A BÊNÇÃO NÃO ESTARIA COMPLETA SEM O SHALOM DE DEUS: autorizado a prosperar, a conquistar tudo aquilo que deseja o seu coração... saúde, paz, riquezas, bens, tesouros, longevidade... VIDA EM ABUNDÂNCIA!      

MAS AO MESMO TEMPO EM QUE QUEREMOS “O RESPLANDECER DO ROSTO DE DEUS SOBRE NÓS E O SEU SHALOM”, precisamos NOS LEMBRAR DE QUE TUDO ISSO É CONDICIONAL. Precisamos fazer a nossa parte... E quando Deus está olhando pra gente, Ele também estará vendo os nossos PECADOS. Ora, como queremos ser abençoados se estamos em PECADO? 


CONCLUSÃO: A Bênção Araônica ou Bênção Sacerdotal era ministrada em ocasiões especiais e o Sacerdote estendia os braços sobre o povo e posicionava a mão juntando os dedos, formando a LETRA SHIM (primeira letra da Palavra SHADAI, o Deus que amamenta e cuida...). No filme Guerra nas Estrelas, o personagem Sr.SPOCK e falava: Vida Longa e Próspera, fazia assim porque era Judeu.      

Foi assim, de mãos estendidas, que o nosso SUMO-SACERDOTE JESUS impetrou a bênção sobre os Seus discípulos lá em BETÂNIA quando da sua ASCENSÃO, da sua subida aos céus (Lucas 24:50-51 “Então, os levou para Betânia e erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu”!).     Feche os seus olhos, coloco as suas mãos na posição de receber a bênção, e tome posse dela...! 


MIBA – 31/12/2021 – AP WAGNER

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.