Segredos Para A Prosperidade


4 min de leitura

Provérbios 28:13           


As chamadas igrejas neopentecostais tem sido alvo de críticas devido a sua mensagem atualizada, moderna e por trabalhar o homem integralmente (corpo, alma e espírito) nas suas necessidades, enquanto que as igrejas “tradicionais”, acham que não se deve pregar sobre essas questões materiais, físicas as necessidades diárias do homem, principalmente o falar sobre prosperidade, mas prepará-lo para viver no céu. Essas tais igrejas se orgulham do seu “tradicionalismo e de serem chamadas de igrejas históricas”... O mundo mudou, mas elas não! O que não se pode querer mudar é a Palavra de Deus, é Deus que não muda jamais, mas a aplicação da Sua Palavra na vida diária do homem moderno e ministrar sobre as suas necessidades, isso torna não só a Igreja relevante, mas também faz com que a Palavra de Deus se renove e se atualize para ser buscada e consumida pelo homem dos nossos dias.         

Quero à luz da Bíblia, a Palavra Imutável de Deus, falar sobre PROSPERIDADE...! 


I – ABRIR A MENTE PARA COMPREENDERMOS O QUE É A PROSPERIDADE DE DEUS        

Existe uma grande diferença entre RIQUEZA e PROSPERIDADE: Uma é detentora, guardadora de riqueza e a outra é GERADORA de riqueza. Enquanto o RICO tem na sua riqueza um fim em si mesmo, sendo acumulador, o PRÓSPERO gera riqueza e abençoa a muitos! O RICO tem na riqueza o SEU DEUS e o PRÓSPERO tem em DEUS A SUA RIQUEZA! O Próspero faz muitos ganharem dinheiro, se tronarem ricos e se fazerem prósperos.       

ILUST.: PAULO falando sobre JESUS...  – II COR 8:9 “pois conheceis a graça de nosso Sr Jesus Cristo, que sendo RICO se fez POBRE por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis RICOS”! – Muitos afirmam que aqui está se falando de RIQUEZAS CRISTÃS, VIRTUDES ESPIRITUAIS... MAS NÃO É O CONTEXTO DA PALAVRA. Aqui Paulo está EXALTANDO uma IGREJA POBRE que era PRÓSPERA... pois do que tinha, fez questão de DAR para ajudar aos pobres...!      

Muitos cristãos MORREM DE MEDO de prosperarem na vida e nem concordam em PEDIR A DEUS bens materiais... Isto surgiu na Idade Média com o Catolicismo querendo TODA A RIQUEZA DO POVO, deixando esse povo na pobreza e aí veio com o discurso de POBREZA É SINONIMO DE SANTIDADE... usam até a parábola do RICO E LÁZARO...!     

Prosperidade não é pecado. Riqueza não é pecado. Pecado é AMAR AO DINHEIRO (I TIM 6:10). PECADO é A AVAREZA... : I TIM 6:10 “... NESSA COBIÇA...”! 


II – A PROSPERIDADE QUE NÓS QUEREMOS VEM DE DEUS         

Tiago 1:17 “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, do Pai das Luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”!          

Prosperidade NÃO CAI DO CÉU, MAS VEM DE DEUS!         

Prov 28:13 TSALACH, palavra mais comum no AT para PROSPERIDADE. Ela significa PROSPERIDADE VINDA DE DEUS, é PROSPERIDADE COMO FRUTO DE UMA VIDA BEM-SUCEDIDA espiritualmente e materialmente.         

Em nossos dias, tem muita gente FAZENDO DE TUDO, fazendo de qualquer JEITO, desesperado pela riqueza e não pela prosperidade. Eles fazem até PACTO COM O CAPETA... não sabem eles que é puro engano, pois satanás não tem nada para dar a ninguém, não tem nem para ele... mora no inferno e nem a chave da casa ele possui...!         

Nem todo RICO é PRÓSPERO. Nem todo RICO tem uma vida abençoada por Deus. Vemos tantos ricos e famosos que não tem descanso, não tem paz, não tem prazer em viver e MUITOS chegam até a se suicidarem...!         

TSALACH só vem quando ENFRENTAMOS AS NOSSAS TRANSGRESSOES diante de Deus e as resolvemos. DEUS não libera a SUA TSALACH sobre aqueles que vivem em pecado!         

Ilust.: A História do grande e amado REI UZIAS... aquele que ISAIAS chorou no templo e teve a grande visão “no ano da morte do rei Uzias”... nos diz que “nos dias em que buscou ao Senhor, Deus os fez prosperar” (II CRON 26:5). Ele ficou famoso... Deus deu a ele muita sabedoria para prosperar... ele entrou para a história como AMIGO DA AGRICULTURA... ele construiu máquinas poderosas de guerra para atirar flechas e pedras grandes... prosperou muito, enriqueceu... MAS FICOU ORGULHOSO.... “EXALTOU-SE O SEU CORAÇÃO PARA A SUA PRÓPRIA RUÍNA... E COMETEU TRANSGRESSÕES...” (II CRON 26:16). FICOU LEPROSO ATÉ A MORTE... FOI EXCLUÍDO DA CASA DO SENHOR... !!! 


III – A PROSPERIDADE DE DEUS EXIGE A NOSSA HUMILDADE         

TIAGO 4:6 “Antes, Ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”!          

3.1 – HUMILDADE PARA RECONHECERMOS AS NOSSAS TRANSGRESSOES: Prov 28:13            

A grande maioria dos PECADORES ESCONDEM os seus pecados e ainda posam de SANTOS... acusam os demais pecadores pelos seus erros e pecados que eles mesmos cometem! São verdadeiros SEPULCROS CAIADOS... Meu Deus, tem misericórdia...!          

ILUST.: DAVI foi HOMEM o suficiente para reconhecer os seus pecados... adultério, mentira, engano, falsidade, esquemas, assassinato... mas quando foi descoberto, CAIU PROSTRADO ARREPENDIDO... !!!          

3.2 – HUMILDADE PARA SABERMOS O QUE FAZER COM OS NOSSOS PECADOS: Pecados são como PEIXES, precisam ser TRATADOS LOGO, senão apodrecem e cheiram mal...!                    

  • PECADO TEM QUE SER RECONHECIDO E NÃO NEGADO!
  • PECADO TEM QUE SER CONFESSADO E NÃO ESCONDIDO!
  • PECADO TEM QUE SE ARREPENDER E NÃO JUSTIFICAR!
  • PECADO TEM QUE SER DEIXADO/ABANDONADO E NÃO CONTINUADO!          

3.3 – HUMILDADE PARA OUVIR CONSELHOS:                    

QUER PROSPERAR NA VIDA? - ENTÃO VALORIZE, BUSQUE CONSELHOS...                     

QUER PROSPERAR NA VIDA? VALORIZE O SEU DISCIPULADOR! Pois é dele e por ele que passará a UNÇÃO DE DEUS que te fará PROSPERAR!                     

QUER PROSPERAR NA VIDA? ENTÃO TENHA SEUS MENTORES... LIVRO: PLANAR – T.D.JAKES . Aprenda que VOCÊ NÃO SABE TUDO, então encurte a sua jornada e pegue carona com quem já trilhou essa estrada que você está querendo trilhar!       

ILUST.: Sabe quem era o MENTOR DO GRANDE REI UZIAS¿ O profeta ZACARIAS. Mas no dia em que UZIAS deixou ZACARIAS, se meteu a querer dar uma de SACERDOTE, entrou no Templo e quis oferecer incenso a Deus... Os Sacerdotes lhe resistiram (foi preciso de 80 sacerdotes para convencer o rei e expulsá-lo ... ele saiu com lepra na testa...)!!!      

3.4 – HUMILDADE PARA RECONHECER QUE NÃO SABE TUDO: 

3.5 – HUMILDADE PARA PEDIR AJUDA E DIZER: ME ENSINE, EU NÃO SEI ISSO:      

3.6 – HUMILDADE PARA BUSCAR APRENDER, ESTUDAR AQUILO QUE NÃO SABE: Tem uma palavra no Hebraico para prosperidade que não é TSLAACH, NEM SHALOM, MAS RASHER = aprender...!!! Prosperidade se aprende...! 


CONCLUSÃO: Você agora SABE BEM O QUE É PROSPERIDADE. Mas você sabe o que NÃO É PROSPERIDADE? - DEUT 28:28-33 NOS FALA sobre o que não é prosperidade... 


MIBA – 19/09/2021 – Ap Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.