4 min de leitura

II REIS 4:8-37


I – UM SANTO HOMEM DE DEUS É E TAMBÉM PARECE SER SANTO – II Reis 4:8        

A mulher sunamita disse de Eliseu: “VEJO que este que PASSA SEMPRE por nós É santo homem de Deus”!        

Ela identificou Eliseu como santo homem de Deus: 

a) PELO QUE ELA VIU NELE; 

b) PELO TEMPO DE OBSERVAÇÃO; 

c) PELO QUE ELE CAUSOU DE IMPRESSÃO; 

d) PELO QUE AS PESSOAS COMENTAVAM DELE (um pequeno vilarejo, Sunem, todos se conheciam e trocavam ideias e observações...!       

Não é suficiente SER, tem que PARECER SER numa sociedade cega pelo brilho das Redes Sociais, cega pelo brilho das aparências...       

Vivemos numa sociedade das APARÊNCIAS... As pessoas se mostram nas Redes Sociais como SANTOS DEMAIS, como RICOS, FELIZES, REALIZADOS... Tudo FALSO, MENTIRA E ENGANO...       

Tem gente que É SANTO, mas não parece ser santo. Tudo bem se olharmos com base naquilo que Deus vê. O problema é que a nossa sociedade não olha assim e se queremos impactar essa sociedade, temos que SER E TAMBÉM PARECER SER SANTO. A ROUPA FAZ O MONGE, infelizmente. Não podemos SER SANTOS e parecermos IMPIOS, deixando de CUIDAR DA NOSSA APARÊNCIA SANTA... – OS SACERDOTES RECEBERAM DE DEUS TODAS AS INSTRUÇÕES DAS VESTIMENTAS QUE ELES TERIAM QUE USAR... e eles se mostravam com suas vestimentas impecáveis... ! – HOJE O QUE VEMOS são SANTOS HOMENS DE DEUS querendo IMITAR O MUNDO, O PECADOR QUE NÃO CONHECE A DEUS, NEM SEUS PRINCÍPIOS... !!!     

Qual seria a vestimenta ideal para um santo homem de Deus em nossa sociedade?


II – UM SANTO HOMEM DE DEUS É SEMPRE GRATO ÀS PESSOAS QUE O ABENÇOARAM E PROCURA OPORTUNIDADE PARA RETRIBUIR A BÊNÇÃO RECEBIDA – II Reis 4:13           

A Bíblia condena o “pagar o BEM recebido com o MAL” (PROV 17:13 Quem paga o bem com o mal, não se apartará da sua casa a maldição...)! E QUEM PAGA O BEM QUE RECEBE COM NADA, COM A INDIFERENÇA, COM A CARA DE PAU DE NÃO ESTAR NEM AÍ...¿ - “Aquele que sabe fazer o BEM e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17)!         

HOMEM de BEM faz o BEM! Homem de BEM procura pagar com o BEM os favores que recebe, porque ele é GRATO!         HOMEM SANTO é solo fértil para se PLANTAR SEMENTES DO BEM, de Favores, de ajuda...! 


III – UM HOMEM SANTO POSSUI UM CARÁTER SANTO  - II Reis 4:16          

“... homem de Deus não MINTAS À TUA SERVA”. FALAR A VERDADE tem a ver com o CARÁTER. Quem anda com mentiras tem um caráter fraco... Mentir não combina com Santidade...!         

O CARÁTER DE UM SANTO HOMEM DE DEUS é denunciado: 

  • Pela FIDELIDADE ÁS ALIANÇAS: DEUS, FAMÍLIA, ESPOSA, IGREJA...:
  • Pelo CUMPRIMENTO DA PALAVRA DADA;
  • Pela CONFIANÇA que ele merece: Um Santo Homem de Deus conquista a confiança das pessoas pelo seu comportamento ético, pela sua honestidade em tudo e pela sua vida íntegra, reta;

Não existe SANTO HOMEM DE DEUS com um MAU CARÁTER...! O nosso caráter denuncia a nossa santidade...! Não existe essa de “ele é um santo homem de Deus, MAS” tem um caráter ruim, é mentiroso, é enrolão... 


IV – UM SANTO HOMEM DE DEUS SE PREOCUPA SINCERAMENTE COM AS PESSOAS – II Reis 4:25-26          

“... corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino?”          

Deus nos chamou para SERMOS SANTOS no MUNDO e não ENCLAUSULADOS, TRANCADOS NOS MOSTEIROS...! A NOSSA SANTIDADE TEM QUE SER VISTA POR TODOS E ASSIM ELES VAO DAR GLÓRIA A DEUS...         

Não existe SANTO HOMEM DE DEUS sem querer se relacionar com as pessoas, sem procurar O BEM DAS PESSOAS Á SUA VOLTA...!         

SER SANTO ISOLADO DO MUNDO E DAS PESSOAS, É FÁCIL DEMAIS. QUERO VER SER SANTO SE RELACIONANDO COM AS PESSOAS chatas, complicadas, perversas, más... COM PESSOAS QUE QUEREM TE DERRUBAR, querem te levar ao adultério, prostituição... querem te levar á CORRUPÇÃO...! Aí sim eu quero VER SER MACHO, HOMEM SANTO DE VERDADE para dizer NÃO ÁS TENTAÇÕES...!!!         

Preocupar-se sinceramente com as pessoas conquista o coração das pessoas, faz você alguém agradável, simpático e atraente...! 


V – UM SANTO HOMEM DE DEUS É SENSÍVEL AO SOFRIMENTO DAS PESSOAS – II REIS 4:27        

“... abraçou-lhe os pés. Então, se chegou Geazi para ARRANCÁ-LA... mas o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua ALMA ESTÁ EM AMARGURA...”!        

Não existe SANTO HOMEM DE DEUS GROSSEIRO, estúpido, ignorante e insensível ao sofrimento do próximo! Quanto mais SANTO, mais SENSÍVEL o homem se torna.        

Ser SENSÍVEL ao sofrimento alheio não fere a sua MASCULINIDADE, muito pelo contrário, te faz mais MACHO, mais HOMEM DE VERDADE. 

ILUST.: Morador de rua entra em luta corporal com o sequestrador de uma jovem, nas escadarias da Catedral da Sé em SP... ele levou um tiro e morreu, mas salvou a vida da jovem. – Um verdadeiro HEROI! Hoje está faltando HOMEM DE VERDADE que queira arriscar a vida para ajudar as pessoas nas ruas, em situações de perigo... HOMEM é para isso! 


VI – UM SANTO HOMEM DE DEUS SABE RECONHECER QUANDO DEUS NÃO FALOU COM ELE E NÃO INVENTA REVELAÇÕES – II Reis 4:27         

“...e o Senhor mo encobriu e não mo manifestou”! – Ele como profeta reconhecer que Deus não quis revelar a ele o que estava acontecendo, seria de certa forma um vexame, poderia até cair em descrédito, perder a sua fama... !        

ELISEU teve a humildade de reconhecer que Deus não quis revelar a ele a situação da mulher sunamita. Deus não quis falar com ele.        

Deus nos usa quando Ele quer, do jeito que Ele quer e na hora que Ele quiser!       

Um Santo Homem de Deus tem a coragem de reconhecer que Deus não falou com ele, mas certamente ele teria a coragem de falar quando Deus revelou algo a ele, mesmo que isso fosse a denúncia de seus próprios erros e pecados.      

Um Santo Homem de Deus, enquanto estiver vivendo na terra, está suscetível a PECAR. E para provar que ele é mesmo um HOMEM DE DEUS pois quando peca, não continua sendo SANTO, mas deve continuar sendo um HOMEM e DE DEUS, ele precisa ter a coragem de RECONHECER... CONFESSAR... SE ARREPENDER... E VOLTAR!


ILUST.: DAVI teve essa coragem quando foi confrontado pelo SANTO HOMEM DE DEUS, NATÃ!     

HOMEM MACHO, HOMEM DE VERDADE, ELE TEM A CORAGEM DE sustentar o que fez, de assumir os seus erros, tem a coragem de confessar, se arrepender, a coragem de FAZER O CAMINHO DE VOLTA.... 


VII – UM SANTO HOMEM DE DEUS TEM UM CORAÇÃO ABERTO PARA SERVIR E AJUDAR AS PESSOAS – II Reis 4:29-35            

ELISEU se envolveu com aquele jovem, colocou cara com cara, boca com boca, corpo com corpo, aqueceu o corpo do defunto SEM MEDO DE NADA. Santo Homem de Deus tem que SERVIR ás pessoas. Se ele NÃO QUER SERVIR, então precisa REVER ESSA SUA SANTIDADE...           

ELISEU não teve medo de SE ARRISCAR, arriscar a sua reputação profética, arriscar a sua reputação de santo. Ele se entregou completamente e lutou pela vida daquele menino.           

JESUS, sendo um SANTO HOMEM DE DEUS, se caracterizou pelo SERVIÇO ÁS PESSOAS. Ele mesmo declara que VEIO PARA SERVIR. Aí temos determinados “SANTOS” em nosso meio que NÃO QUEREM SERVIR... OU NÃO QUEREM FAZER DETERMINADOS SERVIÇOS que não são tão dignos de NOTA (isto é, de ser notado por todos...)!         

A MASCULINIDADE se afirma pelo SERVIÇO na sociedade, pelo servir ás pessoas... Nas guerras a masculinidade aparece. Nas dificuldades, o homem aparece. Na hora da emergência, do socorro, a masculinidade aparece, OU NÃO...!

ILUST.: Na caravana a Israel, passando no Egito, no posto de controle, uma jovem tirou uma foto... os soldados entraram no ônibus e eu vi aquela menina com tanto medo que eu me apresentei... !!! 

CONCLUSÃO: Quais são mesmo as 7 Características de um Santo Homem de Deus? 

1- Santo (é e parece ser Santo); 

2- GRATIDÃO (e procura retribuir); 

3- Caráter; 

4- Sinceridade (Preocupa-se sinceramente com as pessoas); 

5- É sensível ao sofrimento das pessoas; 

6- Humilde (reconhece quando Deus não quis falar com ele e nem por isso fica inventando revelação); 

7- SERVIR (coração aberto para servir e ajudar as pessoas).           

MIBA – CONGRESSO: Masculinidade Bíblica – Ap. Wagner

Faça o Download aqui: Clique aqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.