Uma Conversa Direta Com O Irmão Do Pródigo


2 min de leitura

 Talvez seja essa a parábola mais conhecida de todas as que Jesus contou...


I – NÃO JULGUE NEM CONDENE O SEU IRMÃO 

  • - Você também recebeu a herança antecipada do Pai (V.12 “... E ele repartiu por ELES a fazenda...”); Sabemos que a PARTE do prodigo ele gastou vivendo “DISSOLUTAMENTE” (v.13) E O IRMÃO MAIS VELHO NOS DIZ QUE “ele gastou tudo com as “MERETRIZES” (V.30). E o irmão mais velho gastou com que?: Tem muitos irmãos que criticam o pecado dos outros, mas esquece do deles... São pecadores diferentes, mas todos pecadores. – Quem não tiver pecado que atire a 1ª pedra! – Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nos mesmos e fazemos a Cristo de mentiroso (I João 1:10); - Nada há encoberto que não haja de ser revelado, nem oculto que não haja de ser sabido (Lucas 12:2)... um dia, tudo virá à tona... será revelado.
  • – Aquela Família da Parábola é semelhante a uma Igreja hoje: Igreja não é Tribunal! Igreja está mais para um Hospital que cuida de enfermos...! – Aquele Pródigo representa milhares de milhares de pessoas que estão ai no mundo e que querem um lugar onde eles possam ser aceitos, compreendidos, ajudados e amados!

 II- VOCÊ ESTÁ MAIS PERDIDO DO QUE O PRÓDIGO      

 Jesus nos contou 3 Parábolas seguidas para AJUDAR OS FARISEUS E ESCRIBAS que o CRITICAVAM POR ELE RECEBER PUBLICANOS E PECADORES: Ovelha Perdida, Dracma Perdida e Filhos Perdidos! – A Ovelha como um animal irracional não tinha consciência de que estava perdida; A Dracma é um objeto inanimado, apesar de ter grande valor, mas não tinha como saber que estava perdida. Agora, o irmão do Pródigo, apesar de não saber, estava COMPLETAMENTE PERDIDO E ACHAVA QUE ERA O MAIOR EXEMPLO DE FIDELIDADE, DE SERVO E DE FILHO.      

O Pai na Parábola diz que o Pródigo estava MORTO e reviveu, tinha-se PERDIDO e foi achado. E agora, retornava à casa e à comunhão com o Pai. Já o Irmão do Pródigo, estava agora com o seu relacionamento quebrado com o PAI e com o IRMÃO dentro de casa!    E para piorar a situação desse irmão, ele achava que era PERFEITO, que estava SALVO por frequentar a Casa, Trabalhar na Casa e Ter Acesso ao Pai. Ele representava a figura do FARISEU que IA AO TEMPLO, OFERECIA SACRIFÍCIOS, ORAVA AO PAI, MAS infelizmente, NÃO CONHECIA O PAI! Mais chance teria o PERDIDO que tem consciência disso, do que o que está na IGREJA e SE ACHA O GRANDE SERVO, MAS NÃO CONHECE A DEUS!      

Não pensemos que porque SOMOS MEMBROS DE UMA IGREJA, todos são crentes de verdade ou mesmo que todos estão salvos! Igreja não salva ninguém! Quem salva é Jesus! Todo salvo está na Igreja, assim como todo o que crê se batiza, mas nem todos que estão na igreja estarão no céu! – JESUS nos diz no SERMÃO PROFÉTICO que estarão DOIS JUNTOS, UM SERÁ LEVADO E OUTRO NÃO... ! Isso é verdade ou não? 

III- MELHORE O SEU RELACIONAMENTO COM O PAI     

O Irmão mais Velho não tinha uma boa comunicação com o Pai, pois preferiu perguntar aos servos o que estava acontecendo... V.26       -  Indignou-se com o Pai: V.28       - Desacatou o PAI (quando recebeu a herança e agora Respondendo, Discutindo com o Pai: V.29       -  Não quis obedecer ao Pai: Não quis entrar, ainda que o Pai insistisse...   - JÁ O PRÓDIGO... CHEGOU PARA O PAI E DISSE: PEQUEI... – Foi Sincero...Aberto á comunicação... Disposto a aceitar a Disciplina...      

QUE TIPO DE DISCÍPULO VOCÊ TEM SIDO? Aquele tipo PRODIGO ou IRMÃO MAIS VELHO... ? 

IV – AJUSTE A SUA VISÃO COM A VISÃO DO PAI    

Enquanto o PAI SE ALEGRAVA o IRMÃO SE IRAVA...!          

4.1 – A VISÃO DO PAI É E SEMPRE SERÁ FESTEJAR A VOLTA DO PRODIGO: O irmão precisava entender que ali houve um milagre, uma conversão genuína... Há FESTA NO CÉU POR UM PECADOR que se arrepende, mais do que por 99 JUSTOS que não necessitam de arrependimento (Lucas 15:7)! A Ovelha Perdida foi festejada, a Dracma Perdida foi festejada... e muito mais um FILHO que voltou...! – NUNCA, JAMAIS PERCAMOS A ALEGRIA QUANDO VEMOS UM PECADOR SE CONVERTENDO....!         

4.2 – A VISÃO DO PAI É SEMPRE DE PERDOAR TODO E QUALQUER PECADOR QUE SE ARREPENDE: E Perdoa SEM JULGAR NADA, SEM CRITICAR NADA, SEM JOGAR NA CARA NADA... O Pai nem quis ouvir a confissão, pois estava tão alegre com o retorno do Filho! NÃO IMPORTA O PECADO COMETIDO, mas se houve arrependimento, DEVEMOS PERDOAR!       

4.3 – PRECISAMOS CONHECER MELHOR QUEM É O PAI: Ele não é um DEUS INJUSTO, EXPLORADOR E QUE NÃO RECOMPENSA OS SEUS SERVOS! – V.29   - Ilust.: Parábola dos Talentos... MATEUS 25:24-30 – O Servo INÚTIL foi parar nas trevas...onde há ranger de dentes...!       

4.4 – A VISÃO DA CASA DO PAI PRECISA SER AMPLIADA, MELHORADA:                  

A) Tem gente que CRITICA A IGREJA, JULGA A IGREJA E DIZ QUE TEM MUITA GENTE FALSA... – Igreja ainda é o MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA ESTARMOS, PARA FAZERMOS PARTE! – Ilust.: Você já viu como é o ambiente de trabalho em muitas empresas? Um querendo engolir o outro... Você já viu como é uma reunião de CONDOMÍNIO... onde um quer matar o outro... – Você já viu como funciona um PARTIDO POLÍTICO...? Quanta corrupção.... – IGREJA TEM DEFEITO, PORQUE NÓS SOMOS IMPERFEITOS, MAS AINDA ASSIM É O MELHOR LUGAR PARA ESTAR...!                

B) A CASA DO PAI TEM QUE ESTAR SEMPRE CHEIA E PARA ISSO, PRECISAMOS FORÇAR AS PESSOAS A ENTRAREM:                

C) A CASA DO PAI TEM MUITO MAIS GENTE “POBRE, aleijada, cega, manca...” DO QUE RICAS, ABASTADAS E PODEROSAS!  – LUCAS 14:21-23 Parábola da Grande Ceia...!                

D) A CASA DO PAI SERÁ SEMPRE UM LUGAR ONDE TEMOS A OPORTUNIDADE DE SERVIRMOS...: E servindo seremos recompensados...!

CONCLUSÃO: QUEM É VOCÊ NA PARABOLA DO PRODIGO? – Muitas vezes somos o Pródigo Perdido no Mundão... Outras Vezes, somos o irmão mais velho sem AMOR, SEM QUERER PERDOAR... SEM RELACIONAMENTO COM O PAI... ! MIBA – 29/11/2020 – AP. WAGNER

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.