4 min de leitura

II COR 5:17           


Essa Nova Criatura não nasce pronta. Quando nos convertemos, recebemos um novo espírito, uma regeneração em nosso espírito, “nascemos do Espírito” (João 3:5), experimentamos o novo nascimento no espírito, mas a ALMA E O CORPO permanecem os mesmos.          

Para a ALMA, temos LIBERTAÇÃO E CURA, para o CORPO precisaremos de NOVOS HÁBITOS. Precisamos entender que essa NOVA CRIATURA precisará de uma NOVA VIDA que se faz com NOVOS HABITOS.         

A CONVERSÃO é INSTANTÂNEA, mas a SANTIFICAÇÃO é um processo que começa quando nos convertemos e só termina quando DEUS nos chamar. E só se submete ao processo de SANTIFICAÇÃO quem se CONVERTEU DE VERDADE. E quem não se santificar “não verá a Deus” (Hebreus 12:14). Deus nos chamou para vivermos em santidade, para sermos SANTOS (I Pedro 1:16 “Sede santos porque eu sou santo”)! Santidade não é uma opção para o cristão, mas uma obrigação, uma responsabilidade, um desafio pessoal, um chamado de Deus!        

COMO FAREMOS NASCER ESSA NOVA CRIATURA? 


I – ADQUIRINDO NOVOS HÁBITOS       

Devemos substituir VELHOS HÁBITOS por NOVOS HÁBITOS que sejam saudáveis, puros, santos e que nos edifiquem. Não se faz uma nova criatura com velhos hábitos.       

No livro “O poder do Hábito” de Charles Duhigg, ele ensina sobre o funcionamento do nosso cérebro e sua relação com os nossos hábitos. Você sabia que o nosso cérebro é preguiçoso e economiza energia todo o tempo¿ 40% das nossas decisões diárias são condicionadas. O HÁBITO = GATILHO + ROTINA + RECOMPENSA. Exemplo: Cafezinho + Cigarro + Soltar ar pelos pulmões (relaxamento é a recompensa), mas esse mau habito provoca câncer...!     

Como MUDAR UM HÁBITO? Trabalhe o GATILHO E A RECOMPENSA. Não queira interromper a ROTINA Á FORÇA, pois será muito mais difícil, mas coloque algo novo nesse tempo/rotina. Dê ao seu cérebro ALGO NOVO em lugar do VELHO HÁBITO e crie uma recompensa para você mesmo. Mas isso sempre envolverá um PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, DISCIPLINA E MUITA FORÇA DE VONTADE! É aí que entra o PODER DA ORAÇÃO ativando o PODER DO ESPÍRITO SANTO fazendo aquilo que não conseguimos...!     

Qual é o seu MAU HÁBITO ou QUAIS SÃO... que precisam MUDAR para fazer nascer essa Nova Criatura?     

Segundo estudos e pesquisas mais recentes de uma Universidade na Inglaterra, um HÁBITO SE ESTABELECE NÃO MAIS COM 21 DIAS, MAS 66 DIAS DE ROTINA, isso SEM CONCESSÕES, pois elas SABOTAM a ROTINA e quebram todo o processo...!     

PARA FAZERMOS NASCER ESSA NOVA CRIATURA, PRECISAMOS ADQUIRIR OS SEGUINTES HÁBITOS:      

1 - LER A BIBLIA DIARIAMENTE;      

2- ORAR DIARIAMENTE, principalmente ANTES DE DORMIR, AO ACORDAR E ANTES DAS 3 REFEIÇÕES!      

3- FREQUENTAR A NOSSA IGREJA (SEXTA E DOMINGO) E A NOSSA CÉLULA SEMANALMENTE;        


II- SUBMETENDO-SE AO DISCIPULADO       

Quem é discípulo de Jesus procura um discipulador humano, dado por Deus para a sua vida. Mas muitas vezes a nossa ARROGANCIA, ORGULHO e PREPOTÊNCIA nos IMPEDE de nos submetermos a um DISCIPULADOR e sermos abençoados. Satanás tem roubado essa bênção na vida de muitos cristãos...!      

2.1- Para ser DISCÍPULO tem que SER HUMILDE. Não importa o quanto você cresceu, prosperou, avançou na vida, você sempre VAI PRECISAR DE UM DISCIPULADOR ESPIRITUAL, de um PASTOR. Você só não vai mais precisar de um DISCIPULADOR, de um pastor, se você DEIXAR DE SER OVELHA ou discípulo de Jesus!      

Essa NOVA CRIATURA precisa de um DISCIPULADOR para ajudá-la a NASCER saudável, a se desenvolver espiritualmente e também SOCIALMENTE.     

O Homem Carnal, isto é, a Velha Criatura, não gosta e nem aceita um discipulador sobre a sua vida. Já o Homem Espiritual sente a necessidade de ter um Discipulador. E o discipulado só funciona PARA QUEM QUER, para QUEM SE CONVERTEU (você não consegue discipulador espiritualmente um IMPIO) e PARA QUEM SABE O VALOR DE UM DISCIPULADOR.     

2.2 - A formação dessa NOVA CRIATURA é o resultado de uma BATALHA ESPIRITUAL. E o Discipulador é esse LIBERTADOR usado por Deus para ministrar a libertação espiritual e a CURA sobre a vida dos discípulos.     

A VELHA CRIATURA COM AS SUAS VELHAS COISAS luta para NÃO MUDAR, RESISTE, esperneia...! 

- Ilust.: Lembra o pai segurando o filho para ele tomar injeção... e o menino grita que “estão querendo me matar”...socorro...!    

2.3 - O DISCIPULADOR é aquele que vai ajudar a ACABAR DE VEZ com as coisas velhas...  ATÉ ONDE VOCÊ PERMITE QUE O DISCIPULADOR ENTRE E INTERFIRA NA SUA VIDA? O discipulador só vai até onde você permite, isso para preservar a sua autonomia e liberdade.    

2.4 - O DISCIPULADO deve funcionar INTEGRALMENTE, pois nós somos ESPIRITO, ALMA E CORPO que precisam ser santificados em tudo, conforme I TES 5:23 “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”!            

Cuidar da vida espiritual, mas NÃO CUIDAR DA SUA ALMA ou NÃO CUIDAR DO CORPO... – SE VOCÊ SÓ ACEITA ORAÇÃO PARA TE ABENÇOAR, MAS NÃO QUER CONSELHO PARA NÃO PECAR, não vai resolver... – Tem discípulo assim que SÓ ACEITA AJUDA, mas não aceita CONSELHOS do tipo IR TRABALHAR, DEIXAR DE GASTAR COM SUPÉRFLUOS etc.... SE AFASTAR DE NAMORO PREJUDICIAL... ! 

– Ilust.: Discípulo PEDE ORAÇÃO para FECHAR UM GRANDE NEGÓCIO, mas depois que consegue, NÃO ENTREGA O DIZIMO... Consegue emprego, mas não é dizimista...!!! 


III – MUDANDO O SEU ROL DE AMIZADES         

Essa Nova Criatura precisa de NOVAS AMIZADES, pois foram os seus velhos amigos que te levaram a ser quem você era. Agora, são os novos amigos que vão te ajudar nesse processo de mudança.             

JIM ROHN: “Somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo”! Somos o resultado dos 5 melhores amigos. “Diga-me com quem tu andas que eu te direi quem tu és”!         

3.1 - Para a NOVA CRIATURA NASCER, é preciso RETIRAR AS SUAS ANTIGAS INFLUÊNCIAS. Enquanto você não tirar as suas AMIZADES ERRADAS, OS AMIGOS CERTOS NÃO SE APROXIMARÃO!!!        

Seus amigos são seus influenciadores. Quem são seus amigos¿ Eles são envolvidos com drogas, são filhos rebeldes, são mundanos...?        

3.2 – FAÇA UMA LIMPEZA NAS SUAS REDES SOCIAIS: Quem você segue no face, Instagram...? Eles são os seus influenciadores diretos...! QUAL É O COACH ou DIGITAL INFLUENCER que você segue? Ele é crente? Ele é uma pessoa de BOM CARÁTER? Ele é INIMIGO DA IGREJA DE JESUS? ELE FALA MAL DE PASTOR, DE DIZIMO, DA BÍBLIA...?       

3.3 – VEJA O CARÁTER DOS SEUS AMIGOS: Seja seletivo nas suas amizades... SEJA “AMIGO” DE TODOS, MAS CONVIVER DE PERTO COM POUCOS! – FUJA DE AMIZADES TOXICAS.... PESSIMISTAS... FOFOQUEIROS... SO FALAM DE FUTEBOL E AMENIDADES E IDIOTICES... VEJA EM QUE ELES ACREDITAM... CONCLUSÃO: O nosso trabalho e ministério, visa o que PAULO disse escrevendo aos GÁLATAS 4:19 “Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até Cristo ser formado em vós”!     

FACILITE O NOSSO TRABALHO....     

FACILITE A FORMAÇÃO DE CRISTO EM VOCÊ!     

FACILITE PARA DEUS TE ABENÇOAR, TE FAZER PROSPERAR EM TUDO, ESPIRITO, ALMA E CORPO...!!! DEUS TEM VIDA EM ABUNDANCIA, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS RECEBEM... PORQUE NÃO QUEREM SE DEIXAR CURAR, LIBERTAR.... NÃO QUEREM MUDAR SEUS HABITOS E COSTUMES...!!! A DECISÃO É SUA! VAMOS JUNTOS DEIXAR NASCER ESSA NOVA CRIATURA?   

MIBA – 13/02/2022 – AP Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.