Vamos Por Em Ordem A Nossa Casa


4 min de leitura

II Reis 20:1-2           

O Rei Ezequias foi um dois mais importantes Reis de Jerusalém. Ele entrou para a história como o REI QUE NÃO TEVE IGUAL, nem antes e nem depois dele, “porque se apegou ao Sr. e não deixou de segui-LO” (II Reis 18:4-8). Reinou de 715 a 686 a.C. Começou a reinar quando tinha 25 anos de idade e reinou 29 anos. Sua História está registrada em ISAIAS 36 A 39, II CRON 29 a 32 e em II REIS 18 a 20! E se EZEQUIAS FOSSE olhar para o exemplo de ACAZ, seu pai, um péssimo rei... sacrificou até um irmão de Ezequias no fogo a um falso deus... Ele olhou para Davi e se apegou a Deus e não deixou de segui-Lo!          

Acho LINDO e emocionante o início do seu reinado (II CRON 29): ABRIU AS PORTAS DO TEMPLO, CONVOCOU OS SACERDOTES, MANDOU TIRAR A IMUNDÍCIA, MANDOU CELEBRAR A PÁSCOA... QUEBROU OS POSTES IDOLOS, AS IMAGENS... OS ALTOS... QUEBROU NEUSTÃ...! Cuidou de compilar PROVÉRBIOS 25 a 29, ESCREVEU UM Cântico de gratidão pela sua cura (Isaias 38:10-20)! Deixou um TUNEL E encontraram um registro arqueológico dele em 2015: pertence a Ezequias, filho de Acaz, rei de judá! E a travessia do túnel que ele escavou na rocha, está lá para quem tiver coragem...!         

Mesmo Ezequias sendo esse rei tão organizado, tão dedicado a Deus, mas precisou OUVIR DO PROFETA ISAIAS: “Ponha em ordem a sua casa, porque você vai morrer”! Ele deveria ter 40 anos de idade... já que ele recebeu mais 15 anos e morreu em 686 com 55 anos de idade...(datas aproximadas). 


I – VAMOS ORDENAR A NOSSA CASA – V.1        

“ORDEM = TSAVAH = mandar, ordenar, encarregar, decretar...”!   Então, ORDENAR aqui não era organizar, mas FAZER UMA TRANSIÇÃO DO SEU REINADO de tal maneira que fosse mantido princípios e valores do seu reinado. Falo isso baseado no rei que o precedeu, seu filho MANASSÉS, que foi um terrível, cruel e idólatra rei, entrando para a história como o PIOR REI, aquele que LAVOU AS RUAS DE JERUSALÉM com sangue de inocentes... Manassés começou a reinar com 12 anos de idade e foi uma desgraça por 55 anos de reinado: feitiçaria, sacrificou vários dos seus filhos no Vale de Hinom, adivinhação, imagem dentro do Templo... (II CRON 33).        

Imagino que a ideia aqui quando DEUS Mandou POR EM ORDEM A CASA seria ORDENAR A MANUTENÇÃO DA CULTURA DO SEU REINO. A Cultura de um Rei, de um Governo, é formada pelos VALORES, PRINCÍPIOS, LEI, ÉTICA, RELACIONAMENTO COM DEUS...!        

Temos uma RESPONSABILIDADE para com a nossa CASA/FAMÍLIA: mantê-la defendendo e vivendo os PRINCÍPIOS E VALORES DO REINO DE DEUS!  DECLARE: “A MINHA CASA, A MINHA FAMÍLIA, A MINHA DESCENDÊNCIA PERTENCE AO SENHOR! E DEMÔNIO NENHUM, MUNDANISMO NENHUM, ATEISMO OU FALSOS DEUSES JAMAIS CONTAMINARÃO A MINHA CASA, A MINHA DESCENDÊNCIA, A MINHA FAMÍLIA”! 


II – VAMOS MANTER A NOSSA CASA SERVINDO A DEUS – V.2-3         

O Rei Ezequias faz uma oração e LEMBRA AO SENHOR DOS SEUS CRÉDITOS: 1- ANDEI DIANTE DE TI EM FIDELIDADE; 2- ANDEI DIANTE DE TI COM INTEIREZA DE CORAÇÃO; 3- FIZ O QUE ERA RETO!        

FIDELIDADE, INTEGRIDADE E RETIDÃO, SÃO PRÁTICAS, PRINCÍPIOS QUE ATRAEM O FAVOR DE DEUS! No mundo atual, você acha que é fácil viver assim? Será que isso custa barato...? Pois esse é o nosso desafio... ainda que o MUNDO tente nos enganar, tente nos fazer quebrar esses princípios... vamos nos manter firmes, pois vale a pena servir ao Senhor, andando sempre em FIDELIDADE, INTEGRIDADE E RETIDÃO!        

OLHA SÓ O QUE DEUS NOS PROMETE: DEUT 7:12-14 “Será pois que ouvindo estes juízos, os guardares e cumprires, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia... ELE TE AMARÁ, E TE ABENÇOARÁ e te fará MULTIPLICAR; Também abençoará os TEUS FILHOS...”!       

COMO EU POSSO SERVIR A DEUS NESSA GERAÇAO? 

  • NÃO PERCA NENHUMA OPORTUNIDADE PARA TESTEMUNHAR DA SUA FÉ EM JESUS;
  • FAÇA DISCÍPULOS PARA JESUS (ORE PELAS PESSOAS, SIRVA ÀS PESSOAS, FAÇA NOVOS AMIGOS);
  • ABRA AS PORTAS DA SUA CASA PARA UMA CÉLULA; ABRA O SEU FACE, INSTA, ZOOM, MEET... faça uma célula virtual...;
  • LIDERE UMA CÉLULA OU APOIE O SEU LIDER;
  • AME A SUA IGREJA (Jesus amou a Sua igreja e se entregou por ela...)! Nesse tempo de “igrejas virtuais”, “pastores virtuais, pastores youtubers, pastores coachs... A IGREJA PRECISA CONTAR COM O APOIO, SUSTENTO, PARTICIPAÇÃO DOS SEUS MEMBROS/DISCÍPULOS...!


III- VAMOS APRESENTAR A NOSSA CASA A DEUS EM ORAÇÃO – II REIS 20:5        

- “OUVI A TUA ORAÇÃO E VI AS TUAS LÁGRIMAS” (V.5)!        - ÊXODO 3:7-9 “VI A AFLIÇÃO... OUVI O SEU CLAMOR... CONHEÇO-LHE O SOFRIMENTO... “!          

Satanás quer nos fazer acreditar que Deus não liga para o sofrimento do Seu povo, da Sua Igreja... Nessa Pandemia, muitos tem entrado em sofrimento e começam a pensar que Deus não está nem aí... NÃO! CALMA! DEUS ESTÁ VENDO TUDO...  – EM EXODO, DEUS CHEGA A DIZER QUE SABE INCLUSIVE A ORIGEM DO SOFRIMENTO (por causa dos seus exatores...)!         

Não podemos DESISTIR DAS NOSSAS ORAÇOES... – PARABOLA DO JUIZ INÍQUO (Lucas 18:1-8) “Parábola sobre o DEVER DE ORAR SEMPRE E NUNCA ESMORECER: Juiz x Viuva e seu adversário: Juiz atendeu pela sua insistência! – “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam DIA E NOITE, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que depressa lhes fará justiça...” (LUC 18:7-8)! 


IV – VAMOS GUARDAR A NOSSA CASA, SEM JAMAIS EXPÔ-LA PARA QUEM QUER QUE SEJA – V.12-15         

O ORGULHO de EZEQUIAS fez ele ABRIR A BOCA, REVELAR SEUS SEGREDOS, EXPOR AS SUAS INTIMIDADES... EM 586 a.C. BABILONIA INVADIU E LEVOU TUDO...!         

PROVERBIOS 13:3 “O que GUARDA A BOCA, conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína”!         

PROVERBIOS 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”!         PROVERBIOS 21:23 “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias”!        

NUNCA CONTE PARA NINGUÉM: SUA VIDA AMOROSA/SENTIMENTAL; SUA VIDA FINANCEIRA/NEGÓCIOS; SEUS SONHOS (Lembre-se de José e o q aconteceu depois q ele contou os sonhos...)!         

VIVEMOS A ASCENSÃO E EXPLOSÃO DE CRESCIMENTO DAS REDES SOCIAIS que nos MANDA NOS EXPOR AO MÁXIMO E TEMOS UMA BÍBLIA que nos orienta a GUARDAR SEGREDO. O que devemos fazer? Quem seguiremos? – QUE TAL USARMOS AS REDES SOCIAIS PARA EVANGELIZAR? QUE TAL A GENTE GUARDAR A NOSSA VIDA, A NOSSA CASA, A NOSSA INTIMIDADE, A VIDA DOS NOSSOS FILHOS, ATÉ POR SEGURANÇA...? Ilust.: Lembro de um caso de um bandido q seguia as pessoas pelas REDES SOCIAIS e depois enviava mensagem EXIGINDO $$ para não MATAR OU SEQUESTRAR... A Polícia o pegou no cemitério onde ele foi pegar o R$$! 


V – VAMOS SEMPRE PROTEGER A NOSSA CASA, A NOSSA DESCENDÊNCIA         

II REIS 20:16-19 Isaías revela ao rei Ezequias que por conta do seu ORGULHO, DE QUERER APARECER, E ASSIM EXPÔS TODA A INTIMIDADE DO SEU REINO, DA SUA CASA, ISSO LHE CUSTARIA CARO! – Tudo o que você MOSTROU SERÁ LEVADO ... “Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam EUNUCOS no palácio do rei da babilônia”!     

- Para entendermos melhor essa palavra, vamos pensar que Ezequias estava no ANO 700 e tudo aquilo se cumpriria no ANO 586 a.C., isto é, 114 anos depois e EZEQUIAS morreria 15 anos depois (686 a.C): 

1- DOS TEUS PRÓPRIOS FILHOS QUE TU GERARES... Ezequias gerou Manassés e outros... Depois vieram os NETOS que são considerados FILHOS... Depois vieram os BISNETOS, QUE SÃO CONSIDERADOS FILHOS... DEPOIS OS TATARANETOS... E ASSIM até chegar o ano 586 a.C.  – NOSSO DNA É E SEMPRE SERÁ NOSSA RESPONSABILIDADE DIANTE DE DEUS!  O CONCEITO DE FAMÍLIA NA BÍBLIA, SEGUNDO DEUS QUE A CRIOU, SE ESTENDE, VAI MUITO ALÉM DE PAIS E FILHOS na primeira geração (“Davi, teu pai” no V.5)! Isso seria muito medíocre achar que família se resume em apenas pais e filhos e é exatamente assim que a NOVA SOCIEDADE QUER QUE CREIAMOS e já existe um GRUPO QUE DEFENDE A EXTINÇÃO DA FAMÍLIA. – ATÉ OS FILHOS, que são descendência, netos, tataranetos etc, SE REFEREM AOS SEUS AVÓS/BISAVOS/TETRAVOS... COMO “NOSSOS PAIS, NO EGITO... FORAM REBELDES...” (Salmo 106:6-7)! – LEMBRO do texto DE JOSÉ DO EGITO LEVANDO SEUS FILHOS PARA RECEBEREM A BÊNÇÃO DE JACÓ, já velhinho... (GEN 48:13). ILUST.: Tem um “coach maluco” com milhares de seguidores pregando que SE VOCÊ MANTEM RELACIONAMENTO COM OS PAIS depois de casado, é porque você é um FRACO...fica contando a sua vida aos pais, falando para onde vai viajar... e diz que “ninguém quer saber e nem te ajudar...”; isso é um FRUSTRADO, FILHO MAU AMADO, UM DOENTE DA ALMA adoecendo tantos outros...! NÃO, esse não é o conceito de Deus para a família...!     

Para o JUDEU, família vai longe... SALMO 128... Eles se ajudam, se apoiam, socorrem um ao outro... O Pai arrecada um percentual de cada filho e vai juntando, até que algum filho precise...! 

2- TRANSFORMAR NOSSOS FILHOS EM EUNUCOS E AINDA ESCRAVOS EM TERRA ESTRANGEIRA E REI IDOLATRA É MUITA MALDIÇÃO: Ezequias deveria ter LUTADO PELA SUA FAMÍLIA, PELA SUA DESCENDÊNCIA... 

3- DEUS PROVOU O CORAÇAO DE EZEQUIAS: DEUS DEU E DEUS PROVOU O SEU CORAÇÃO: II CRON 32:31 nos revela que “Deus o desamparou para PROVÁ-LO E FAZÊ-LO CONHECER TUDO O QUE ESTAVA EM SEU CORAÇÃO”! – DEUS VAI TE DAR MUITA RIQUEZA, MAS ELE VAI PROVAR O SEU CORAÇAO... para saber a quem você dará o crédito... o louvor... Deus quer saber do seu coração, se ele é orgulhoso e vai querer se ensoberbecer, aparecer, querer ser melhor do que os outros... – AI SIMPLESMENTE DEUS CORTA PARA TE SALVAR DA QUEDA... !

 CONCLUSÃO: A grande mensagem de Deus para o Rei Ezequias e para cada um de nós hoje: PONHA EM ORDEM A SUA CASA! Isso significa organizar a sua vida COM DEUS, A SUA FAMILIAR, A SUA VIDA FINANCEIRA, TER UM PROJETO DE VIDA e desenvolvê-lo até que Deus nos convoque! 

ILUST.: UM amigo pegou corona e foi no banco sacou... pagou contas... organizou tudo, comprou um funeral e disse: estou pronto e organizado! – Muitos deixam dividas, confusão, rolos...! MAS O MAIS IMPORTANTE: NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS! SE MORRESSEMOS HOJE, TERIAMOS A CERTEZA DE QUE IRIAMOS PARA O CEU? - quais são as suas pendências ... pecados não confessados... intrigas... “reconcilia-te depressa com o teu adversário...” (MAT 5:25-26)! 

MIBA – AP WAGNER - 02/05/2021

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.