Vamos Voltar Ao Primeiro Amor


3 min de leitura

Apocalipse 2:1-7      

A cidade de Éfeso era onde fica o Templo da deusa Diana, uma das 7 Maravilhas...Província Romana da Ásia. A Igreja em Éfeso deve ter sido fundada pelo casal Priscila e Áquila (Atos 18:18-26) por volta do ano 50 d.C. Paulo chega em Éfeso por volta de 52 d.C. e permanece por lá 3 anos. Depois de preso em Roma, Paulo escreve uma carta aos Efésios (62 d.C.) a Timóteo que pastoreava a igreja na época.       

Por volta do ano 90 d.C. o apóstolo João pastoreava a igreja em Éfeso. Ele foi preso e enviado a ilha de Patmos e de lá escreve o Livro do apocalipse e envia 7 cartas a 7 igrejas, indicando a Totalidade das Igrejas da época. Éfeso recebe a primeira carta.        

Éfeso foi bastante elogiada pela suas OBRAS, FIRMEZA DOUTRINÁRIA (falsos ensinos apostólicos e as heresias dos Nicolaítas), PERSEVERANÇA NAS PERSEGUIÇÕES E SOFRIMENTOS E NÃO PERDEU O ÂNIMO. Mas depois de mais de 40 anos de luta, a Igreja ABANDONOU O SEU PRIMEIRO AMOR E CAIU. Agora, PRECISA SE LEMBRAR ONDE CAIU, ARREPENDER-SE E VOLTAR!        


I – VOLTANDO À PRÁTICA DAS BOAS OBRAS – Apoc 2:2        

A Igreja em Éfeso era uma igreja muito ativa nos seus primeiros anos de vida: enfrentaram espíritos malignos, mágicos, Ourives (Demétrio) etc. (ATOS 19). Paulo quando chegou em Éfeso, durante a sua 3ª viagem Missionária, batizou 12 com o Espírito Santo e a igreja pegou fogo! Passado alguns anos, parece que a igreja se acomodou e agora recebe esta Carta de Jesus: Abandonaste o teu 1º Amor! E na Carta Jesus diz que ele sempre foi uma igreja trabalhadora, fiel, firme doutrinariamente, perseverante...!       

Não somos museu para viver de recordação! E não adianta nada começar bem, mas terminar mal! O prêmio é dado para o atleta que chega ao final da corrida e não o que arranca primeiro... “Ao vencedor...”! – PAULO DIZ: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... prossigo para o alvo (Fil 3:12-14).       

I COR 9:27 “mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”! A LUTA AINDA NÃO ACABOU! Mas infelizmente tem muitos que acham que já terminou... Não vamos comemorar a vitória antes de terminar o jogo!        

A Igreja em Éfeso “suportou provas e não se deixou esmorecer” (V.2). Não vamos esmorecer. Ainda temos muito a fazer. Ainda não terminou! Satanás ainda será solto por um tempo... Ainda temos muitas vidas a ganhar... A Evangelização, o Fazer Discípulos deve ser um ESTILO DE VIDA até o dia em que Jesus nos chamar e nos disser: Filho, terminou. Vem pra cá. 


II – VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR – Apoc 2:4         

2.1 – AMOR A JESUS ACIMA DE TODAS AS COISAS: Eles arriscavam a sua própria vida por Jesus!         

2.2 – AMOR A IGREJA COMO SUA COMUNIDADE DE FÉ: Quem ama, permanece! Quem ama, se preocupa... Quem ama, sustenta... supre...!         

2.3 – AMOR AOS IRMÃOS EM CRISTO: I JOÃO 4:20-21 “Se alguém disser: amo a Deus e odiar a seu irmão, é mentiroso... aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”! E PARA AMAR, TEM QUE PERDOAR...!         

2.4 – AMOR AO PRÓXIMO: fazer Discípulos passa pelo amor ao próximo. E para amar você tem que pagar o preço, se envolver, abrir o seu coração, depois abre as portas da sua casa, investe na vida desse “não crente”, precisa ter paciência, “sofrer as dores de parto, até que Cristo seja formado neles” (Gálatas 4:19).       

Muitos vão te TRAIR. Muitos nunca vão nem agradecer. Muitos vão se tornar seus INIMIGOS... Mas vai ter uma “semente que cairá em boa terra” e é por essa “boa terra” que nós vamos continuar...! 


III- VOLTANDO A BUSCAR A UNÇÃO – Apoc 2:5         

Paulo escreve a igreja em Éfeso e diz: “Enchei-vos do Espírito” (Ef 5:18)!         

A UNÇÃO VIRÁ: Oração, Jejum, Santificação, Adoração, Leitura da Palavra, Manifestação dos Dons Espirituais...!         

“Se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro”. Que pena. Uma região que foi grandemente evangelizada, hoje é dominada pelos muçulmanos (TURQUIA, 99% de muçulmanos). Em 1403, a cidade de Éfeso foi destruída...       

Quantos que vinham aos cultos com SEDE DE DEUS... Mas hoje, já não se importam mais... já não buscam a Deus como antes... Abandonaram o seu primeiro amor...! 


CONCLUSÃO: Jesus nesta Carta ordena a Igreja: LEMBRA-TE ONDE CAÍSTE, ARREPENDE-TE E VOLTA!         

O grande chamado de Jesus para Éfeso e para todos nós hoje é para VOLTARMOS A AMAR: Deus, Família, Igreja, Próximo... se perdermos o AMOR, teremos perdido a ESSÊNCIA DE SER IGREJA!

MIBA – 03/10/2021 – Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.