Você Conhece O Espírito Santo?


4 min de leitura

          Você conhece o Espírito Santo? Você já foi batizado por Ele? Você já recebeu o Batismo com Fogo? Você está cheio do Espírito Santo? Dá para sentir a presença do Espírito Santo na adoração, no culto?  Não tem como querermos AVIVAMENTO sem o CONHECIMENTO DO ESPÍRITO SANTO! 


I – QUEM É O ESPÍRITO SANTO

  1. – É uma pessoa: Dirige, direciona, conduz, lidera... ATOS 16:6-7; Se entristece: EFESIOS 4:30-32;
    1. – É o Espírito de Cristo: Atos 16:6-7; Romanos 8:9;
    2. – É o Espírito da Verdade: João 14:17; 15:26; 16:13;
    3. – É o Consolador: João 14:16 e 25;
    4. – É a 3ª PESSOA DA TRINDADE: Mateus 28;
    5. – Pelas suas funções e atividades podemos conhecê-Lo melhor: a) Intercede por nós: Rom 8:26; b) Nos Ensina e nos faz lembrar: João 14:26; c) Distribui os dons espirituais: I Cor 12:11; d) Nos convence do pecado, da justiça e do juízo: João 16:8; e) Nos enche de Poder: Atos 1:8; f) Anunciará as coisas que hão de acontecer: João 16:3.  

II- COMO SABER SE EU TENHO O ESPÍRITO SANTO?       

2.1 – Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! Senão pelo Espírito: I Cor 12:3;       

2.2 – Se não temos o Espírito Santo, “esse tal não é dEle”: Romanos 8:9;       

2.3 - Ele testifica que somos filhos de Deus: Rom 8:16;       

2.4 – Todos nós fomos “batizados em um só Espírito”: Rom 12:13;       

2.5 – Se nos deixamos GUIAR pelo Espírito, então somos Filhos: Rm 8:14 


III- COMO SABER SE EU JÁ FUI BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO?        

3.1 – PROMESSA DE DEUS SOBRE ESTE BATISMO ESPECIAL: Mateus 3:11 e Lucas 3:16: “Ele vos batizará com o E.S. E COM FOGO; Marcos 1:8 e João 1:33 “Esse vos batizará com o E.S.”; “... Esse é o que batiza com o E.S.”!        

3.2 – EXPERIÊNCIAS DE QUEM JÁ FOI BATIZADO COM O ESPÍRITO: Atos 8:14-17 Samaritanos são batizados com o Espírito; Atos 10:44-48 Cornélio e sua casa recebem o Espírito Santo e falam em línguas;       

3.3 – SINAIS QUE PROVAM O BATISMO: 

a) Manifestação de Dons Espirituais; 

b) Convicção baseado numa experiência pessoal marcante; 

c) Paz; 

d) Alegria; 

e) Amor (Deus, Igreja, Reino de Deus, Próximo...); 

f) Revolta contra o Pecado; 


IV – COMO SABER SE EU ESTOU CHEIO DO ESPÍRITO SANTO? - Efésios 5:18          

Receber o Espírito Santo é uma ação divina. Ser cheio do Espírito é uma ação humana!          

Jesus no Sermão do Monte nos diz: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mat 7:16). Então, quem está cheio do Espírito produz os Frutos do Espírito e quem está dominado pela carne produzirá as obras da carne: Gálatas 5:19-21 – As 16 Obras da Carne; Gálatas 5:22-24 Os 9 Frutos! Faça um TESTE  e veja QUANTAS OBRAS DA CARNE VOCÊ TEM PRODUZIDO e QUANTOS FRUTOS DO ESPÍRITO ESTÃO SENDO PRODUZIDOS NA SUA VIDA...! 


V – AS MANIFESTAÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESPÍRITO SANTO DURANTE OS AVIVAMENTOS SÃO MESMO VERDADEIRAS?        

Passamos por essas experiências e foi sobrenatural e inexplicável tudo o que vimos, testemunhamos e experimentamos.        

Prefiro ERRAR pela minha boa fé e CRER QUE SEJA O ESPÍRITO SANTO AGINDO, do que correr o risco de BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, atribuindo uma Obra do Espírito Santo a Satanás. Errar pela boa fé tem perdão, mas blasfemar contra o Espírito não!        

Infelizmente, MUITOS se escandalizaram com a Obra que o Espírito estava realizando: “E bem aventurado aquele que não se escandalizar de mim” (Lucas 7:23; Jesus falando dos sinais aos mensageiros de João, o Batista).       

Os JUDEUS FARISEUS RELIGIOSOS recusaram a Obra do Espírito, NÃO CRERAM QUE AQUELA OBRA ERA DE DEUS, perseguiram, JULGARAM MAL e APAGARAM O AVIVAMENTO por conta da sua tradição... –  Mat 7:13 “invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição...”! – ASSIM AGIRAM MUITOS desses RELIGIOSOS...!      

Eu não devo ESPERAR que TUDO E TODAS AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO possuam PARALELOS, EXEMPLOS OU MODELOS já registrados na Bíblia, pois o Espírito Santo é DINÂMICO, CRIATIVO E sempre nos surpreenderá. Ele é como “um VENTO QUE SOPRA LIVREMENTE” (João 3:8 “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai...”!       

O nosso Deus é um Deus de novidades, de muita criatividade, de uma dinâmica sobrenatural. E Ele já nos advertiu sobre isso: “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia? Ou nasce uma nação de uma só vez?...” (Isaias 66:8 se referindo a criação do Estado de Israel em 14/05/1948)! – JEREMIAS 33:3 “ Clame a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei COISAS GRANDES E OCULTAS que não sabes”! – APOC 21:5 “E aquele que está assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas...”! – NINGUÉM JAMAIS SABERÁ TUDO O QUE DEUS FAZ E FARÁ...!     A NOSSA IGREJA ESTÁ ABERTA Á OBRA DO ESPÍRITO... FAZ DE NOVO, SENHOR... (Billy Graham orando durante visita à casa de John Wesley...)! 


VI – AS MANIFESTAÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESPÍRITO SANTO DURANTE OS AVIVAMENTOS TEM BASE BÍBLICA?          

6.1- HABACUQUE sente seus joelhos tremerem e certamente não consegui permanecer de pé quando OROU POR AVIVAMENTO: Hab 3:16!                   

DANIEL 8:18 “Falava ele comigo quando CAI SEM SENTIDOS...”!                   

JOÃO “Caiu como MORTO”: APOC 1:17         

6.2 – A FUMAÇA ENCHEU O TEMPLO: II CRON 5:13-14 “... e os sacerdotes não podiam permanecer EM PÉ...”!          

6.3 – ESDRAS CELEBRA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO: Esdras 3:11-13 – Eram GRITOS DE ALEGRIA... CHORO.... Louvando e rendendo graças a Deus... As vozes se ouviam de muito longe”!          

6.4 – DAVI – SALMO 32:4 “Pois de dia e de noite A TUA MÃO PESAVA sobre mim; minha força FOI SE ESGOTANDO como em tempo de seca”! – Davi dançou, pulou, celebrou quando a ARCA foi trazida para Jerusalém...;          

6.5 – JESUS, como JUDEU, participava das FESTAS AO SENHOR. E não se escandalize, mas AS FESTAS celebradas pelos JUDEUS, todas elas TEM DANÇA...; - Será que JESUS seria daquele tipo ESTRANHO, AMARRADO, ACANHADO... e não dançaria na festa...?  - MIRIÃ DANÇOU em EXODO 15:20!          

6.6 – DEUS PROMETE TRANSFORMAR A NOSSA TRISTEZA EM ALEGRIA: JER 31:13 “Então, a virgem se alegrará na DANÇA, e também os jovens e os velhos; Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza”! – PARA MUITOS, CHORAR PODE NO TEMPLO, MAS SORRIR, SE ALEGRAR, FESTEJAR, AI É PECADO...!!! 


VII – SE O ESPÍRITO SANTO SAISSE DA NOSSA IGREJA HOJE, PERCEBERÍAMOS A DIFERENÇA?        

ILUST.: Um Pastor disse que em conversa com outro pastor BATISTA: Se o E.S. deixasse a nossa Igreja hoje, NINGUÉM PERCEBERIA A DIFERENÇA...! ESCOLA BIBLICA morrendo porque falta o Espírito Santo... as lições são as mesmas, antigas, sem vida...;  NOSSOS SEMINARIOS estão morrendo porque MAIS PARECEM CEMITÉRIOS do que SEMINARIOS...!       Sabe COM QUEM PODEMOS APRENDER SOBRE CULTO, SOBRE MODELO DE IGREJA, ADORAÇÃO...? COM A IGREJA PRIMITIVA E A DE CORINTO... !!! PREFIRO O CULTO DE CORINTO... DO QUE CULTOS TÃO ORGANIZADOS, MAS SEM VIDA...! –      

7.1 - CULTO NA IGREJA CRISTA PRIMITIVA: ATOS 4:23-31 – CURAS, SINAIS E PRODÍGIOS... TREMEU O LUGAR... TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO... !!!          

7.2 - CULTO NA IGREJA EM CORINTO: I COR 14:26-31 e 39-40.      

Num Culto dirigido, tomado pelo Espírito Santo tem as manifestações dos dons espirituais: Salmo, Doutrina, Revelação, Línguas, Interpretação de Línguas, Profecias, Aprendizado e Consolo. E tudo era feito com DECÊNCIA E ORDEM! – Foi TANTA PREOCUPAÇÃO com a DECENCIA E ORDEM que ENGESSARAM O ESPÍRITO SANTO... colocaram ele de lado nas igrejas tradicionais... e as igrejas ESFRIARAM, viraram um FREEZER, CONGELADOR DE CRENTE...! - ESQUECERAM QUE “Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (II COR 3:17)!     

Mas lá naquela igreja de Corinto tinha problemas, tinha FOFOCAS, tinha DIVISÕES, CRIANCICES, TINHA CEIA COM DISCRIMINAÇÃO E ACEPÇÃO DE PESSOAS...! MAS mesmo com problemas, estava PRESENTE O ESPÍRITO SANTO DERRAMANDO DONS ESPIRITUAIS...!!! 

CONCLUSÃO: Pergunte para a nossa reflexão: Se o E.S. saísse hoje das nossas vidas, SENTIRIAMOS A FALTA E A DIFERENÇA? - SAUL SENTIU A DIFERENÇA... 

- ILUST.: Na vida de SAUL, vemos que quando ele pecou, o E.S. se retirou dele e veio sobre ele um espírito maligno: I SAM 16:14 “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor, da parte deste um espírito MALIGNO o atormentava”!                                  

MIBA – 04/07/2021 – Ap. Wagner Tenório 

Faça o Download aqui: Clique aqui

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.