2 min de leitura
Cuidado Com O Orgulho

Daniel 5: 18-31


Os livros de História nos falam de um rei, Nabucodonosor, que reinou na Babilônia nos anos 604 a.C a 562 a.C. Ele conquistou Jerusalém, saqueou todos os tesouros da cidade, ateou fogo nela e levou os judeus cativos para a Babilônia, inclusive o profeta Daniel. A história também nos conta que esse rei sofreu de uma doença mental (licantropia), ficando louco, mas depois recuperou a sua saúde e morreu em 562 a.C. A Bíblia nos fala desse rei e do seu grande poder e domínio sobre o mundo da sua época.       

O texto que lemos nos mostra o comportamento desse rei Nabucodonosor, do seu orgulho, soberba e arrogância e da mão de Deus que pesou sobre o seu filho, o rei Belsazar. 


I – O ORGULHO NOS LEVA À QUEDA     

O profeta Daniel lembra a Belsazar que foi Deus quem deu ao seu pai o reino que ele herdou. Foi Deus quem lhe deu o reino, a grandeza, a glória, a majestade, o poder, o domínio e a autoridade, mas Nabucodonosor deixou que o orgulho dominasse o seu coração, a sua alma e Deus então precisou discipliná-lo e mostrar para ele quem realmente manda. O Rei então “foi derrubado do seu trono real e passou dele a sua glória” (Daniel 5:20). Deus exalta, mas também derruba. Deus dá, mas também tira! O grande rei e sábio Salomão já nos dizia que o orgulho precede a queda (Provérbios 16:18).    

Belsazar se rebelou contra Deus, dava louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze e não adorava ao verdadeiro e único Deus (Daniel 5:23). Hoje Deus te chama para adorá-Lo e servi-Lo fielmente! Venha para Jesus! 


II- O ORGULHO ATRAI O JUÍZO DE DEUS    

Orgulho pode ser um sentimento positivo quando se trata da dignidade de uma pessoa, do seu orgulho próprio, útil para nos transmitir confiança. Mas na maioria das vezes, o orgulho é um sentimento negativo, pejorativo, que nos leva a ter um conceito muito acima do que realmente somos e nos faz sentir superiores, melhores e mais dignos do que o nosso semelhante (Filipenses 2:3-11). Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância e despreza as pessoas a sua volta. O Rei Nabucodonosor era assim e o seu filho também e por isso sofreram as consequências do seu orgulho e vaidade (Daniel 5:22-23). Um ficou louco e o outro morreu!   

Somos convidados a termos o mesmo sentimento de Jesus, a humildade. E no exercício da humildade, somos chamados por Deus para a salvação e assim nos livrarmos do juízo, da condenação.   


III- O ORGULHO EMBRUTECE A NOSSA MENTE      

Nabucodonosor, pelo seu orgulho, soberba e arrogância, ficou louco e “o seu coração foi feito semelhante ao dos animais” (Daniel 5:21). O orgulho, a soberba, rouba a inteligência do ser humano, rouba a sua memória e ele se esquece de onde veio e de quem o ajudou, quem cuidou dele, quem investiu na sua vida e o ajudou a ser quem ele é. Foi assim com o rei Nabucodonosor e tem sido assim com tantos outros que pela soberba e orgulho, desonram e se voltam contra seus pais, seus amigos, seus líderes, seus pastores e se tornam rebeldes, atraindo para si o juízo de Deus.   

O orgulhoso, o soberbo, tem dificuldade até de se dobrar perante Deus que o criou e alega que não precisa de Deus, que não tem tempo para Deus. Hoje, Deus te chama para glorificá-Lo, servi-Lo e honrá-Lo com a sua vida! 


CONCLUSÃO: O grande rei Nabucodonosor, assim como seu filho Belsazar, foram orgulhosos. Eles não glorificaram a Deus, não reconheceram que tudo que eles tinham veio de Deus e eles não creram em Deus, assim como fazem muitos em nossos dias.  Convidamos você a, humildemente, se dobrar perante o Senhor e entregar a sua vida a Jesus, recebendo-O como seu Senhor e Salvador! Vamos orar? 


Lição de Célula No 1147 – 11 a 17/12/2023 – Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.