2 min de leitura
Justo X Ímpio

SALMO 37:1-13          


Vivemos numa sociedade, aparentemente, tomada pelo homem mau e perverso, onde a injustiça tem predominado, os malfeitores e os que praticam a iniquidade, muitas vezes, têm levado vantagem e o homem ímpio tem se levantado contra o justo. Essa era também a situação quando Davi escreveu este Salmo 37 e Deus o conforta, o anima e promete livrá-lo das mãos do ímpio. 


I – AS CONDENAÇÕES RESERVADAS PARA O ÍMPIO       

Ainda que, aparentemente e temporariamente, o ímpio imagine que está levando vantagem com o seu mau comportamento e suas práticas iníquas e injustas, ele se faz inimigo do Senhor. Todos eles serão exterminados, “aniquilados e se desfarão em fumaça” (Salmo 37:20), numa clara referência ao juízo final, quando serão lançados no lago de fogo e enxofre, representando assim a segunda morte (Apocalipse 20:11-15 e 21:8).    

O Salmista Davi, inspirado por Deus, também nos fala da condenação reservada para a descendência do ímpio, do homem mau, alertando para a realidade da maldição que virá sobre essa descendência (Salmo 37:22). Vemos por duas vezes neste Salmo 37 a declaração de que “a descendência dos ímpios será exterminada” (Salmo 37:28 e 38).    

Ao falar sobre a condenação dos ímpios, “rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia” (Salmo 37:13). Portanto o homem mau, o ímpio, o perverso, aquele que pratica a iniquidade e assim se constitui inimigo de Deus não ficará impune! A grande oportunidade do homem pecador está no arrependimento, na busca do perdão de Deus e na sua entrega de vida a Jesus, enquanto não chega o juízo de Deus. Venha agora mesmo para Jesus! 


II- AS PROMESSAS DESTINADAS AO JUSTO      

Deus fala ao coração do homem justo, daquele que teme a Deus e que confia no Senhor para continuar fazendo o bem, mesmo que os que fazem o mal, os malfeitores, os ímpios, os que vivem praticando iniquidades estejam aparentemente prosperando na vida. “Eles dentro em breve definharão como a relva, murcharão como a erva verde; porque os malfeitores serão exterminados; mais um pouco de tempo e já não existirá o ímpio (Salmo 37:2, 9 e 10).     

O conselho de Deus para os seus servos, para o homem justo é para descansar no Senhor e esperar nEle e não se irritar, deixar a ira, abandonar o furor, não se impacientar com tudo isso (Salmo 37:7-8). Deus mesmo vai resolver essa situação, essa injustiça, pois será a sua fortaleza no dia da tribulação, o Senhor os livrará dos ímpios e os salvará (Salmo 37:39-40), pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos (Salmo 37:28).   

Em meio a uma sociedade tão corrupta e perversa, Deus nos chama para entregarmos o nosso caminho ao Senhor, confiar nEle, descansar nEle, esperar nEle. Ele nos chama para nos apartar do mal e fazer o bem e a nossa morada será perpétua, numa referência a nossa salvação (Salmo 37:5, 7 e 27). Qual será a sua decisão? O que você dirá para Deus diante desse chamado? Vai se entregar a Jesus, confiar nEle e andar em Seu caminho? 


CONCLUSÃO: Além dos ensinamentos éticos e morais desse Salmo 37, temos uma revelação maravilhosa, a de que quando fazemos a vontade de Deus, Ele nos presenteia satisfazendo os desejos do nosso coração (Salmo 37:4). Você deseja se entregar a Jesus? Quer que nós oremos por você? 


Lição de Célula Nº 1125 - De 03 a 9\07\2023 - Aps Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.