2 min de leitura
Uma Parábola Sobre Política

Juízes 9:7-15


Você sabe quantos livros a Bíblia reserva para falar sobre política? São pelo menos oito livros: Juízes, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas e Ester. Temos também citações, referências e ensinamentos sobre como deve se comportar um político. Jesus, o Messias, virá como um político que governará com justiça. E ainda assim, encontramos cristãos que dizem não gostar de política. Será que eles também não gostam de ler a Bíblia? 


I – OS SACERDOTES QUE NÃO SE ENVOLVEM COM POLÍTICA – OLIVEIRA      

A Parábola de Jotão, filho mais novo de Gideão (Jerubaal), que escapou da morte quando seu irmão Abimeleque matou 70 dos seus irmãos (Juízes 9:5), é uma parábola sobre política. Essa tragédia tem início quando Gideão, pai de Abimeleque, não quis continuar liderando sobre Israel e nem permitiu que seus filhos o fizesse. Foi nessa brecha, ausência de liderança que surgiu Abimeleque com toda a sua sede de poder. Nessa parábola, a Videira que fala do óleo da unção, aponta para os sacerdotes que, infelizmente, se negam a falar e se posicionar politicamente, aí surge o Espinheiro e governa sobre o povo.     

A oliveira verdadeira que é Jesus deve governar sobre nós para que sejamos felizes e abençoados. Convide Jesus para governar a sua vida! 


II- OS TRABALHADORES QUE NÃO SE ENVOLVEM COM POLÍTICA – FIGUEIRA      

Podemos comparar a figueira e o seu delicioso e rico fruto com a classe trabalhadora que não deseja se envolver com política e nem valoriza o seu direito de escolher seus governantes pelo voto, deixando de votar ou votando em branco. Ou eles cuidam bem do seu fruto ou virá alguém para dominar sobre eles, roubando-lhes o fruto do seu trabalho e a sua liberdade de escolha. Provérbios 27:18 “Quem cuida de uma figueira comerá de seu fruto e quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra”. Se nós não cuidarmos do nosso voto, virá o Espinheiro e o tomará de nós!    

Em Lucas 13:6-9 Jesus nos fala da figueira que não dava frutos e recebeu mais uma oportunidade para frutificar. Vamos frutificar para Jesus? 


III- OS QUE QUEREM AGRADAR A TODOS NÃO SE ENVOLVEM COM POLÍTICA – VIDEIRA – Juízes 9:12-13      

A videira representa o vinho, a alegria, a prosperidade e aqui vemos na Parábola que os que representam a videira seriam aqueles que estão mais preocupados em agradar a Deus e aos homens e por isso, não querem se envolver com política. A política exige um posicionamento sincero e ao se posicionar, agradará a uns e a outros não. Muitos se acovardam, preferem ficar “em cima do muro”, “Isentão”, assim não desagradará a ninguém e quando os corajosos definirem a situação política, eles vão só usufruir do trabalho dos que tiveram a coragem de se posicionar. Quem é você politicamente?     

Em nossa vida espiritual, não dá para ser um “isentão”, não dá para estar dos dois lados. Ou você está com Jesus ou com o diabo. Qual a sua decisão? 


CONCLUSÃO: ESPINHEIRO: Quando os Sacerdotes, os Trabalhadores e os “Isentões” não se envolvem com a Política, eles dão lugar ao Espinheiro para governar sobre todos! Vamos à luta e juntos implantarmos o Reino de Deus sobre a terra, começando com a nossa entrega de vida a Jesus! 


Lição de Célula No 1130 – De 07 a 13/08/23 - Aps. Wagner & Eunice 

Faça o Download aqui: Clique aqui 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.